Questões de Línguas Outras do ano 2016

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Com base na figura acima e considerando a fonologia da Libras, assinale a alternativa correta.

  • A. Nesse sinal, o ponto de articulação (PA) é neutro.
  • B. Nesse sinal, não é possível identificar a orientação da mão (OM) ou a direcionalidade do sinal.
  • C. Nesse sinal, a configuração da mão (CM) é: palma da mão para frente, com os cinco dedos retos e entreabertos.
  • D. O sinal não tem movimento (M).
  • E. O sinal é arbitrário.

Quanto à fonologia da Libras, assinale a alternativa correta.

  • A. Na Libras, as expressões faciais são elementos acessórios aos sinais.
  • B. A configuração de mão sempre assume o formato de uma das letras do alfabeto datilológico.
  • C. Um dos parâmetros da libras, o movimento, é o espaço onde o sinal é realizado.
  • D. O movimento e a direcionalidade do sinal são parâmetros básicos da Libras.
  • E. O movimento dos olhos, na realização de frases negativas ou afirmativas caracteriza um parâmetro fonológico da Libras.

Acerca de cultura e de identidade surdas, assinale a alternativa correta.

  • A. Os surdos não conseguem se organizar politicamente para alcançar seus direitos civis e sociais.
  • B. A palavra Surdo, grafada com a letra “S” maiúsculo é uma marca política das comunidades surdas.
  • C. Para os surdos, a deficiência auditiva é uma categoria na qual se classificam os níveis de perda auditiva.
  • D. Cultura surda é o conjunto de hábitos, conceitos e valores que os surdos aprendem com os ouvintes e que são transmitidos pela língua de sinais.
  • E. As políticas inclusivas brasileiras não alcançam as pessoas surdas pelo fato de a surdez não acarretar marcas físicas.

A figura acima apresenta o símbolo

  • A. do surdo. Onde este sinal estiver afixado, significará que há pessoas que se comunicam em língua de sinais.
  • B. universal da língua de sinais, incorporado ao léxico de todas as línguas de sinais do mundo.
  • C. de acessibilidade. Onde este sinal estiver afixado, significará que há tradutores intérpretes da língua de sinais.
  • D. da luta das comunidades surdas por seus direitos sociais e civis.
  • E. internacional da surdez, criticado pela comunidade surda.

Considerando os conceitos de cultura e identidade surdas, assinale a alternativa correta.

  • A. Os surdos pertencem a um grupo cultural diferente do dos ouvintes, principalmente por não aceitarem a comunicação oral.
  • B. A comunicação em Libras é o principal artefato cultural da comunidade surda brasileira.
  • C. “Surdo-mudo”, “portadores de deficiência auditiva”, “deficientes auditivos” são terminologias cuja utilização é incentivada pelas comunidades surdas.
  • D. Por causa da perda auditiva, surdos profundos ficam impedidos de participar de atividades culturais.
  • E. Todas as pessoas surdas assumem a identidade surda.

Com relação à figura acima, assinale a alternativa correta.

  • A. A notação correta do sinal apresentado é MENINA.
  • B. A notação correta do sinal apresentado é CRIANÇA.
  • C. A figura representa a sinalização correta para referir à infância.
  • D. O sinal está incompleto, pois não apresenta o artigo definido.
  • E. A notação correta do sinal apresentado é [email protected]

Quanto às estruturas gramaticais da Libras, assinale a alternativa correta.

  • A. Na Libras, a exemplo da Língua Portuguesa, há desinência de gênero.
  • B. Ao fazer a notação da Libras em Língua Portuguesa, os marcadores de gênero são notados com o símbolo “@”.
  • C. Na Libras, para se referir a gênero são utilizados a configuração de mão em “a”, para feminino e “o”, para masculino.
  • D. Para se referir a gênero na Libras, são utilizados os sinais “+” e “-”.
  • E. Na Libras, o uso de marcadores de gênero é de livre escolha do sinalizante.

Relativamente ao ensino de Libras, assinale a alternativa correta.

  • A. A modalidade visoespacial da Libras e a experiência visual do surdo não interferem em sua competência escrita e leitora.
  • B. As metodologias de alfabetização baseadas em sistemas fonéticos têm baixo impacto no processo de aquisição linguística dos surdos.
  • C. As estruturas frasais da Libras obedecem às regras gramaticais da Língua Portuguesa.
  • D. As expressões faciais são os parâmetros básicos da Libras cuja função é a de sinalizar o tipo de frase emitida.
  • E. Na Libras, a exemplo das demais línguas de sinais, não é possível identificar sinais que não atendam ao parâmetro básico da configuração de mãos.

A respeito do ensino da Libras como primeira língua (L1) aos alunos surdos, assinale a alternativa correta.

  • A. A Língua Portuguesa deve ser o meio de comunicação preferencial entre surdos e ouvintes, tendo em vista o fato de ambos serem indivíduos de uma mesma sociedade, cuja língua oficial é a Portuguesa.
  • B. A Língua Portuguesa na modalidade escrita deve ser o meio de comunicação preferencial entre surdos e ouvintes, tendo em vista que ambos apresentam o mesmo nível de proficiência.
  • C. A Libras deve ser o principal meio de comunicação dos surdos, por ser esta uma língua natural para eles, considerando sua experiência visual.
  • D. A Libras deve ser o meio de comunicação dos surdos, tendo em vista sua incapacidade de aprender a Língua Portuguesa.
  • E. A Libras deve ser o meio de comunicação dos surdos, tendo em vista sua incapacidade de aprender a Língua Portuguesa.

Quanto ao paradigma educacional bilíngue, assinale a alternativa correta.

  • A. O bilinguismo consiste na utilização simultânea da língua de sinais e da língua oral.
  • B. A presença de um tradutor intérprete da Libras em sala de aula sintetiza o paradigma bilíngue de educação de surdos.
  • C. O paradigma educação bilíngue consiste na defesa da língua de sinais como primeira língua oficial de cada país, e a língua oral, a segunda língua.
  • D. Na perspectiva bilíngue, para que o aprendizado efetivamente aconteça é necessário que o professor seja, preferencialmente, usuário nativo da Libras ou bilíngue.
  • E. O paradigma educacional bilíngue reforça o processo de exclusão ao qual os surdos sempre foram submetidos.
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