Questões de Línguas Outras do ano 2016

Lista completa de Questões de Línguas Outras do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando as diferenças entre Libras e Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. Os sinais se distinguem das palavras das línguas orais por não apresentarem uma estrutura com características internas.
  • B. Os sinais possuem a mesma funcionalidade das palavras, nas línguas orais, assemelhando-se a elas tanto em sua forma quanto em seu conceito.
  • C. Os sinais possuem o mesmo status das palavras nas línguas orais, porque correspondem à sua escrita datilológica.
  • D. A interdependência entre as línguas de sinais e as línguas orais é o que garante o estatuto linguístico da Libras.
  • E. Os sinais possuem o mesmo status das palavras nas línguas orais, apresentando forma e conceito próprios das línguas de sinais.

Nas línguas orais-auditivas, a língua está diretamente associada ao uso da voz. Por isso, ao referir à língua de sinais, é comum que as pessoas apresentem concepções inadequadas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A. As línguas de sinais apresentam-se em uma modalidade diferente das línguas orais, ou seja, são línguas em que a produção discursiva não é estabelecida através do canal oral-auditivo, mas, sim, viso-espacial.
  • B. As línguas de sinais são sistemas de comunicação superficial com conteúdo restrito.
  • C. As línguas de sinais são sistemas linguísticos que apresentam relação de dependência com a língua oral do país de determinada comunidade surda.
  • D. As línguas de sinais são uma mistura de pantomima e gesticulação concreta, incapazes de expressar conceitos abstratos.
  • E. Os itens lexicais das línguas de sinais representam os sons das línguas orais.

Com relação ao percurso histórico da inclusão educacional dos surdos, assinale a alternativa correta.

  • A. Por sua contribuição à construção do paradigma educacional bilíngue, o alemão Samuel Heinicke é considerado o “pai dos surdos”.
  • B. As deliberações do Congresso de Milão (1880) alteraram a metodologia adotada pelo abade francês Charles de L’Éppé, que passou a adotar o oralismo.
  • C. O francês Charles de L’Éppé e o alemão Samule Heinicke desenvolveram, juntos, o método de ensino bimodal.
  • D. Até a Idade Média, os surdos eram percebidos como pessoas incapazes de aprender.
  • E. Historicamente, as pessoas surdas foram as únicas a não sofrerem preconceito por suas características.

Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.

  • A. A Libras é uma língua completa, por isso todos os seus sinais são icônicos.
  • B. A língua de sinais é universal.
  • C. No Brasil, a língua de sinais corresponde à língua portuguesa sinalizada.
  • D. A língua de sinais possui variações linguísticas, como gírias e regionalismos.
  • E. A língua de sinais não expressa situações abstratas.

Considerando o fragmento de texto acima, assinale a alternativa correta.

  • A. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na perspectiva médica, de patologização da deficiência.
  • B. O paradigma da educação inclusiva constitui um fenômeno de natureza política, cultural e pedagógica.
  • C. A educação inclusiva, no Brasil, é uma proposta educacional regulamentada pelos movimentos sociais.
  • D. As pessoas com deficiência auditiva são o público alvo do paradigma da educação inclusiva.
  • E. Na perspectiva da educação inclusiva, torna-se importante que as crianças com necessidades educacionais mais graves permaneçam em escolas exclusivas, de natureza especial.

Assinale a alternativa correta acerca do atendimento educacional especializado.

  • A. O sistema Braille difere dos mecanismos de atendimento educacional especializado.
  • B. A presença de tradutores intérpretes da Libras em sala de aula incorre na não oferta de atendimento em salas de recurso.
  • C. Para os estudantes surdos, o currículo deverá ser desenvolvido na Língua Portuguesa como segunda língua (L2), e na Libras como primeira língua (L1).
  • D. A oferta do atendimento educacional especializado em sala de recursos deverá observar a fragmentação do currículo, organizando seu trabalho por disciplina.
  • E. O atendimento educacional especializado realizado em sala de recursos deverá observar o nível de perda auditiva do estudante.

Considerando o caso hipotético apresentado acima e o que dispõe a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para o atendimento educacional especializado, assinale a alternativa correta.

  • A. O atendimento educacional especializado é de oferta optativa, considerando a oralidade do estudante.
  • B. A presença do tradutor intérprete da Libras em sala de aula prescinde dos demais mecanismos de atendimento educacional especializado para estudantes surdos.
  • C. O atendimento educacional especializado deve ser ofertado tanto na língua de sinais quanto na modalidade oral e escrita.
  • D. A produção e a adequação de materiais didáticos tornam-se dispensáveis quando o estudante surdo utiliza a linguagem oral.
  • E. O atendimento educacional especializado deve ser ofertado, preferencialmente, em ambiente diferenciado da sala de aula.

Considerando o disposto na Lei n.º 12.319/2010 e no código de ética que regula a atuação profissional do tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue os próximos itens. A formação profissional do tradutor e intérprete da LIBRAS poderá ser realizada por organizações da sociedade civil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o disposto na Lei n.º 12.319/2010 e no código de ética que regula a atuação profissional do tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue os próximos itens. No ambiente educacional, compete ao tradutor e intérprete realizar interpretação na língua de sinais, sendo atribuição do professor de português como segunda língua a tradução para a língua oral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o disposto na Lei n.º 12.319/2010 e no código de ética que regula a atuação profissional do tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue os próximos itens. A presença de um tradutor e intérprete da LIBRAS em sala de aula sintetiza o paradigma bilíngue de educação de surdos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...