Questões de Línguas Outras do ano 2017

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Os verbos são palavras que indicam uma ação ou acontecimento, um estado ou um fenômeno. Na LIBRAS, os verbos

  • A. Os verbos são palavras que indicam uma ação ou acontecimento, um estado ou um fenômeno. Na LIBRAS, os verbos
  • B. têm comportamento idêntico aos da língua portuguesa.
  • C. são representados somente por sinais simples.
  • D. não se flexionam.
  • E. são todos transitivos diretos.

As unidades mínimas que formam um sinal na LIBRAS são

  • A. expressão facial, expressão corporal, iconicidade e locação.
  • B. configuração de mão, articulação dos braços e movimento.
  • C. movimento, expressões corporais e alfabeto manual.
  • D. alfabeto manual, iconicidade e arbitrariedade.
  • E. configuração de mão, movimento, locação, orientação da palma e expressões não manuais.

De modo em geral, todas as línguas, orais ou de sinais, incorporam em seu vocabulário palavras estrangeiras, que são consideradas empréstimos linguísticos. Considera-se um empréstimo linguístico incorporado ao léxico da LIBRAS o seguinte sinal soletrado:

  • A. LINGERIE.
  • B. LIBRAS.
  • C. XAMPU.
  • D. SANDUÍCHE.
  • E. NUNCA.

Linguisticamente, pode-se afirmar que a língua de sinais é língua porque ela apresenta características presentes em outras línguas naturais e, essencialmente, porque ela é humana.

A língua de sinais recebe o estatuto de língua natural, entre outros motivos, porque

  • A. é ágrafa.
  • B. sinaliza uma língua oral.
  • C. expressa conceitos abstratos.
  • D. é universal.
  • E. é exclusivamente icônica.

Sabendo que a identificação dos sinais de determinada língua pode ser feita por meio de pares mínimos, ou seja, pares de sinais que contrastam minimamente, assinale a opção que apresenta pares mínimos nos sinais da LIBRAS.

  • A. QUEIJO e TER
  • B. APRENDER e SÁBADO
  • C. CASA e PRÉDIO
  • D. NÚMERO e AMOR
  • E. DESCULPA e AVIÃO

Para Felipe (1989) e Ferreira-Brito (1990) existem várias possibilidades de ordenação da frase em LIBRAS, no que se refere ao sujeito (S), ao verbo (V) e ao objeto (O). Em relação a esses termos, a ordenação básica em LIBRAS é

  • A. VOS.
  • B. OVS.
  • C. OSV.
  • D. SOV.
  • E. SVO.

O desenvolvimento da identidade surda depende da interação do sujeito surdo

  • A. O desenvolvimento da identidade surda depende da interação do sujeito surdo
  • B. com os ouvintes, em decorrência de tratamento médico e fonoaudiológico com o uso de próteses auditivas e implante coclear.
  • C. com crianças ouvintes por meio do uso de gestos e mímicas durante as brincadeiras.
  • D. com pessoas ouvintes de sua família e do desenvolvimento da leitura labial.
  • E. na comunidade surda e com professores surdos na escola com a utilização da comunicação visual, principalmente da LIBRAS.

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é considerada

  • A. uma linguagem constituída de gestos e pantomimas.
  • B. uma língua articulada através das mãos, das expressões faciais e do corpo.
  • C. uma linguagem composta de gestos e dramatizações que comunicam uma mensagem.
  • D. um conjunto de sinais que expressam somente conceitos concretos.
  • E. uma forma de comunicação das pessoas que não falam.

Gesser (2015), nos cadernos de tradução organizados por Rodrigues e Quadros (2015), aponta alguns fatores que dificultam o “trânsito” do intérprete educacional.

A que sentido de “trânsito” do intérprete educacional a autora está se referindo?

  • A. Sinalizar pedagogicamente e sinalizar academicamente.
  • B. Fazer uso do linguajar formal do professor e do linguajar informal do aluno surdo.
  • C. Traduzir didaticamente e traduzir culturalmente.
  • D. Interpretar ensinando e ensinar interpretando.
  • E. Discursar oralmente e discursar corporalmente.

Segundo Quadros (2004), o intérprete de língua de sinais está constantemente exposto a discursos:

  • A. narrativo, estético, persuasivo, crítico, em prosa e argumentativo.
  • B. narrativo, persuasivo, explicativo, argumentativo, conversacional e procedural.
  • C. explicativo, estratégico, argumentativo, informativo, jornalístico e poético.
  • D. estético, dissertativo, comunicativo, narrativo, persuasivo e explicativo.
  • E. narrativo, literário, explicativo, conversacional, procedural e argumentativo.
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