Questões de Línguas Outras do ano 2017

Lista completa de Questões de Línguas Outras do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No Brasil, o conjunto de dispositivos legais que dispõe sobre a educação especial e inclusiva passou a contar, em 2015, com a Lei Brasileira de Inclusão, Lei n.º 13.146/2015, cujo teor abrange inovações no campo educacional. No que se refere a esse documento legal, julgue os itens que se seguem. A educação inclusiva de surdos não está explicitada na lei pelo fato de não se enquadrar como deficiência física ou limitação na mobilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Brasil, o conjunto de dispositivos legais que dispõe sobre a educação especial e inclusiva passou a contar, em 2015, com a Lei Brasileira de Inclusão, Lei n.º 13.146/2015, cujo teor abrange inovações no campo educacional. No que se refere a esse documento legal, julgue os itens que se seguem. Em relação à educação especial, estados, DF e municípios poderão regulamentar sua própria forma de oferta acerca da inclusão ou da integração.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Brasil, a partir dos anos 1950 e por um longo período, o princípio da normalização orientou o atendimento educacional ofertado aos estudantes com deficiência, entre eles os surdos. A respeito desse princípio, julgue os itens a seguir. A deficiência é analisada sob o enfoque socioantropológico e considerada como uma característica da diversidade social e humana.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Brasil, a partir dos anos 1950 e por um longo período, o princípio da normalização orientou o atendimento educacional ofertado aos estudantes com deficiência, entre eles os surdos. A respeito desse princípio, julgue os itens a seguir. A observância desse princípio implica a criação, para as pessoas com deficiência, de condições de vida análogas às das pessoas normais de uma sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta, a respeito do modo como os sinais são produzidos em LIBRAS.

  • A. Enquanto as línguas orais se valem apenas dos sons para a sua realização, as línguas de sinais se materializam por meio dos sons associados à gestualidade.
  • B. Por ser uma língua de modalidade visual-espacial, a LIBRAS é exclusivamente icônica.
  • C. A língua de sinais é a representação sinalizada da língua oral.
  • D. O alfabeto datilológico é apenas um suplemento das línguas de sinais, e sua função é a soletração de palavras das línguas orais, tais como nomes próprios, siglas e empréstimos.
  • E. A LIBRAS, como o esperanto e o gestuno, é uma língua artificial, construída com o objetivo de estabelecer a comunicação entre pessoas surdas.

A respeito do intérprete educacional, profissional que atua na educação, em sala de aula, assinale a opção correta.

  • A. É papel do profissional intérprete de LIBRAS a correção das provas escritas, com a adoção de mecanismos de avaliação coerentes com aprendizado de segunda língua.
  • B. A atuação do intérprete educacional é restrita à sala de aula, não lhe cabendo atuar em eventos como reuniões de pais e conselhos de classe.
  • C. A legislação determina que o intérprete educacional ministre o componente curricular LIBRAS e, quando necessário, atue no atendimento educacional especializado.
  • D. É papel do intérprete educacional intermediar linguisticamente as relações entre os professores e os estudantes, bem como entre os colegas surdos e colegas ouvintes.
  • E. Cabe ao intérprete educacional orientar o professor regente quanto à adaptação curricular das disciplinas que serão ministradas e simplificar as avaliações.

No que se refere à atuação do tradutor e intérprete de LIBRAS, assinale a opção correta.

  • A. Na interpretação simultânea, o intérprete ouve ou vê a enunciação em uma língua (língua-fonte), processa-a e passa para a outra língua (língua-alvo) no tempo da enunciação.
  • B. A interpretação de línguas de sinais sempre envolve uma língua escrita.
  • C. O intérprete realiza uma interpretação simultânea quando ouve um trecho de um discurso em língua portuguesa e, somente depois, converte esse mesmo discurso para a LIBRAS.
  • D. No momento da tradução, diferentemente do que ocorre na interpretação, o profissional tem pouco tempo para executar sua função e tomar decisões quanto às escolhas lexicais.
  • E. É exemplo de tradução o palestrante proferir o discurso em LIBRAS e o tradutor e intérprete converter o mesmo discurso para a língua portuguesa na modalidade oral.

No que concerne à ética na atuação do profissional intérprete, assinale a opção correta.

  • A. Se um parente de um cliente surdo perguntar ao intérprete detalhes de uma reunião por ele interpretada, o intérprete deverá informar que não tem autorização para responder.
  • B. O tradutor e intérprete não pode alterar a informação, a menos que a informação interpretada ou traduzida prejudique o surdo.
  • C. Se o estudante surdo estiver em dúvida entre duas questões em uma prova oral, o intérprete poderá ajudá-lo informando-lhe a resposta correta.
  • D. Ao interpretar uma palestra, o intérprete deve expor seu ponto de vista para ficar claro para os surdos quando sua opinião diverge da opinião do palestrante.
  • E. Diante de um convite para uma interpretação em outra cidade, o tradutor e intérprete deve utilizar os sinais que aprendeu em sua cidade, sem se preocupar especificamente com a comunidade surda local.

O tradutor e intérprete de LIBRAS é o profissional

  • A. responsável por contribuir, nas diferentes instituições de ensino, para a substituição do ensino da modalidade escrita da língua portuguesa pela língua de sinais.
  • B. responsável por interpretar e traduzir de determinada língua de sinais para outra língua, ou desta outra língua para determinada língua de sinais.
  • C. que interpreta e traduz o discurso proferido de uma língua-fonte para uma língua-alvo na modalidade escrita.
  • D. cuja principal atribuição é efetuar a comunicação entre surdos e ouvintes, por meio da língua oral para a língua de sinais.
  • E. que interpreta e traduz de uma língua oral para uma língua de sinais.

Assinale a opção correta, a respeito da constituição histórica do profissional tradutor e intérprete de LIBRAS.

  • A. No Brasil, a Lei n.º 10.098/2000 tornou obrigatória a presença do profissional intérprete nas instituições educacionais públicas e privadas.
  • B. No Brasil, o trabalho dos tradutores e intérpretes de LIBRAS passou a ser remunerado em espaços religiosos a partir da década de 80 do século passado.
  • C. A falta de reconhecimento das línguas de sinais fortaleceu as associações de surdos e associações de tradutores e intérpretes de LIBRAS, que passou a exigir a contratação desses profissionais para intermediar a comunicação para os surdos.
  • D. A efetiva participação dos surdos nas discussões sociais contribuiu para a profissionalização dos tradutores e intérpretes de LIBRAS.
  • E. O I Encontro Nacional de Intérpretes de Língua de Sinais ocorreu no início do século XX, com a criação da Lei Federal n.º 10.432/2002, que reconhece a LIBRAS como língua oficial das comunidades surdas brasileiras.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...