Questões sobre Braile

Lista completa de Questões sobre Braile para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os sinais do código Braille são empregados geralmente em conformidade com os preceitos da ortografia oficial e com os textos que representa; há também números e sinais com eles usados. Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao uso dos pontos para numeração.

  • A. Não se estabelece numeração no sistema Braille, isto porque existem limitações de pontos.
  • B. O ponto (2) representa a vírgula e o ponto que em tinta se emprega para, num numeral decimal, separar a parte inteira da parte decimal.
  • C. O ponto (3) representa o ponto separador de classes. É corrente, contudo, só efetuar tal separação em números constituídos por mais de quatro algarismos, na parte inteira ou na parte decimal.
  • D. Os caracteres da 1ª série, precedidos dos pontos (3456), representam os algarismos de um a zero. Quando um número é formado por dois ou mais algarismos, somente o primeiro é precedido deste sinal.

Sobre o sistema Braille, analise as afirmativas a seguir.

I. O sistema de escrita em relevo conhecido pelo nome de “Braille” é constituído por 63 sinais formados por pontos a partir do conjunto matricial estabelecido pelos pontos (123456). Este conjunto de 6 pontos chama-se, por isso, sinal fundamental.

II. O espaço por ele ocupado, ou por qualquer outro sinal, denomina-se cela Braille ou célula Braille.

III. Para facilmente identificar e estabelecer exatamente a sua posição relativa, os pontos são numerados de cima para baixo e da esquerda para a direita. Os três pontos que formam a coluna ou fila vertical esquerda têm os números 1, 2, 3; aos que compõem a coluna ou fila vertical direita, cabem os números 4, 5, 6.

IV. O sistema de escrita Braille obedece às normas cultas da língua portuguesa; sendo assim, seu uso é limitado e não pode ser aprendido, devido ao grau de dificuldade.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e III.

Assinale a afirmativa correta.

  • A. Não há grafia Braille, isto porque não existe uma padronização na legislação brasileira.
  • B. Braille integral é um documento normalizador e de aprendizagem somente para os professores cegos.
  • C. De acordo com a grafia Braille para a Língua Portuguesa, Braille integral é um software disponibilizado gratuitamente aos usuários do Sistema Braille.
  • D. De acordo com a grafia Braille para a Língua Portuguesa, Braille integral é um documento normalizador e de consulta destinado especialmente a professores, transcritores, revisores e outros profissionais, bem como usuários do sistema Braille.

Quanto aos programas leitores de tela, assinale a alternativa correta.

  • A. Os leitores de tela são mais um meio de inclusão de pessoas cegas.
  • B. Todos os programas de voz permitem a navegação na Internet e em editores de texto, mas não acessam nenhum texto no formato “pdf”.
  • C. Ao acessar a Internet com qualquer um dos programas descritos, uma pessoa cega obtém os mesmos resultados de leitura em diferentes navegadores.
  • D. Os leitores de tela contam com os benefícios do Sistema Braille, substituindo-o.
  • E. A forma mais fácil de um cego utilizar os programas leitores de tela é clicar os ícones que deseja ouvir.

Os programas Jaws, Virtual Vision, Orca e Nvda são leitores de tela. Acerca desses programas, assinale a alternativa correta.

  • A. É importante que os programadores criem acessibilidade nos sites para que os usuários cegos possam usar os programas leitores de tela em diferentes sites com mais autonomia.
  • B. Programas leitores de tela não acessam os ambientes virtuais de aprendizagem utilizados em escolas e faculdades brasileiras.
  • C. É necessário o uso de teclado Braille para que pessoas cegas utilizem os programas leitores de tela.
  • D. As funcionalidades desses programas são as mesmas, já que leem os mesmos aplicativos.
  • E. Todos os leitores de tela mencionados são exclusivos da língua portuguesa. Textos em outras línguas devem contar com outros leitores de tela.

A respeito do soroban, assinale a alternativa correta.

  • A. O soroban não pode ser usado por pessoas cegas em avaliações, pois oferece respostas aos cálculos.
  • B. O soroban, adaptado para pessoas com deficiência visual, apresenta os numerais em relevo.
  • C. Os sorobans modernos realizam cálculos autonomamente como uma calculadora.
  • D. O soroban é um instrumento de registro das operações.
  • E. O único problema no uso do soroban é a lentidão dos cálculos, mesmo quando usado por pessoas experientes.

Para impressão em Braille, usa-se frequentemente no Brasil o programa Braille Fácil. Acerca da impressão Braille e do uso do programa Braille Fácil, assinale a alternativa correta.

  • A. A única forma de se imprimir em Braille é com o programa Braille Fácil.
  • B. Ao colar um texto de um aplicativo editor de texto, de qualquer área do conhecimento, no programa Braille Fácil, a adaptação será automática e de acordo com as Normas Técnicas para Produção de Textos em Braille.
  • C. O Braille Fácil conta com um simulador de teclado Braille.
  • D. Um inconveniente do programa Braille Fácil é que ele não possibilita a impressão de gráficos ou desenhos táteis.
  • E. Para usar o Braille Fácil no Brasil deve-se importá-lo do exterior.

De acordo com o Código Matemático Unificado, assinale a alternativa que expõe corretamente os pontos dos sinais das operações fundamentais.

  • A. Os pontos do sinal de adição são: (125)
  • B. Os pontos do sinal de subtração são: (36)
  • C. Os pontos do sinal de divisão são: (245)
  • D. Os pontos do sinal de multiplicação são: (1346)
  • E. Os pontos do sinal de mais ou menos são: (26)

A respeito dos parênteses auxiliares usados em produções matemáticas, assinale a afirmativa correta.

  • A. Os parênteses auxiliares devem ser transcritos para o Braille sempre que existirem no material original.
  • B. É necessário inserir os parênteses auxiliares mesmo quando o trecho a ser transcrito já conta com parênteses comuns.
  • C. Podem ser colocados no máximo dois parênteses auxiliares sucessivos.
  • D. Parênteses auxiliares não são usados em radicandos.
  • E. Os parênteses auxiliares são formados pelos pontos (26) para abrir e, (35) para fechar.

De acordo com o Código Matemático Unificado e com as Normas Técnicas para Produção de Textos em Braille, assinale a alternativa correta.

  • A. Os símbolos matemáticos em Braille devem ser separados por celas em branco.
  • B. Em livros de Matemática e de Ciências, em Braille, não é indicada a presença de tabelas com os sinais matemáticos utilizados e seus significados, pois são amplamente conhecidos dos usuários.
  • C. Em produções Braille que envolvem letras de outros alfabetos, recorrentes em matemática, devem-se usar similares do alfabeto da língua portuguesa, pois não há forma de escrevê-las em Braille.
  • D. Quando couberem, expressões e sentenças curtas devem ser escritas em uma só linha.
  • E. Expressões e sentenças longas devem contar com ajuste no tamanho do papel, pois não podem ser divididas em linhas diferentes.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...