Questões sobre Braile

Lista completa de Questões sobre Braile para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Existem sinais exclusivos da escrita Braille. Acerca desses sinais, assinale a alternativa correta.

  • A. O sinal de número é utilizado para indicar números romanos.
  • B. O sinal de maiúscula é usado para aumentar o tamanho da cela, formando a letra maiúscula, uma letra maior que as demais.
  • C. O sinal formado pelos pontos 3 e 5, na mesma cela, é utilizado para indicar itálico, negrito ou sublinhado.
  • D. Os sinais de índices superiores e inferiores são colocados nas partes superior e inferior das celas.
  • E. O sinal formado pelos pontos 3 e 5 indica negrito e o sinal formado pelos pontos 2 e 5 indica itálico.

A respeito dos pontos empregados para formar os sinais do alfabeto, segundo a Grafia Braille em Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. O ponto 1 está presente nas letras a, b, f e g.
  • B. A letra r é formada pelos pontos 1, 4 e 6.
  • C. O ponto 6 está presente nas letras c, d e f.
  • D. A letra l e a letra v são formadas pelos mesmos pontos, exceto o ponto 4 que está presente apenas na letra v.
  • E. Todas as letras minúsculas do alfabeto, sem destaques, são formadas por duas ou mais celas.

De acordo com os sinais compostos descritos na Grafia Braille da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. Os parênteses, o asterisco e o travessão são sinais compostos.
  • B. O ponto-e-vírgula é um sinal composto.
  • C. Todas as letras acentuadas são formadas por sinais compostos.
  • D. Utilizam-se três celas para abrir parênteses.
  • E. Utilizam-se três celas para formar as reticências.

O Braille é um meio natural de leitura e escrita das pessoas cegas. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A. Por meio do Braille, uma pessoa cega pode aprender apenas as ciências humanas e não as exatas.
  • B. A aprendizagem da correta ortografia de cada língua por uma pessoa cega é mais fácil por meio do uso das novas tecnologias que pelo Braille.
  • C. O tato humano adapta-se à aprendizagem do Braille devido ao tamanho e forma ideais da cela e dos pontos.
  • D. É indicado que o Braille não seja ensinado na alfabetização das crianças dos países mais desenvolvidos que contam com as novas tecnologias educacionais.
  • E. A leitura Braille é extremamente lenta, impossibilitando um grande volume de leitura pelos seus usuários.

A brasileira Larissa, cega, de 28 anos de idade, utiliza o Sistema Braille em português do Brasil e fala apenas a língua portuguesa, mas vai morar nos Estados Unidos.

Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que, para se comunicar em Braille na língua inglesa nos Estados Unidos, Larissa

  • A. não precisa saber a língua inglesa, apenas o sistema Braille.
  • B. deve aprender a língua inglesa e os sinais Braille utilizados nos Estados Unidos.
  • C. terá que fazer exercícios de sensibilização tátil, pois a estrutura das celas utilizadas nos dois países é diferente.
  • D. precisa apenas saber a língua inglesa já que os símbolos Braille são exatamente os mesmos nos dois países.
  • E. não conseguirá aprender o Braille usado nos Estados Unidos, pois este só se aprende na infância, na fase de alfabetização.

No que se refere ao assunto do texto e ao uso do Sistema Braille no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A. Antes da invenção do Sistema Braille as pessoas cegas já contavam com diversos meios de escrita individual.
  • B. Há uma unificação mundial das simbologias Braille que obriga todos os países a utilizarem os mesmos símbolos.
  • C. O Brasil realizou várias modificações estruturais no Sistema Braille.
  • D. Há diferentes simbologias Braille mundialmente utilizadas, mas a estrutura básica do sistema permanece a mesma.
  • E. O Brasil adota um Sistema Braille com quinze pontos por cela.

Assinale a alternativa que dispensa o uso dos parênteses auxiliares na transcrição para o Sistema Braille.

  • A. Três vezes x mais y sobre x menos y;
  • B. Delta é igual a b elevado ao quadrado menos quatro vezes a vezes c;
  • C. Ângulo reto DEF;
  • D. Segmento de reta AB;
  • E. Raiz quadrada de a mais b.

De acordo com a Grafia Braille para a Língua Portuguesa, modalidade braille é

  • A. A apresentação gráfica dos 64 sinais do Sistema Braille, distribuídos em sete linhas ou séries, organizadas de acordo com critérios definidos;
  • B. Uma sequência ordenada conforme a disposição das sete séries do Alfabeto Braille;
  • C. A forma específica de emprego do braille, segundo uma determinada área do conhecimento humano: Literatura, Música, Ciências, Informática, etc.;
  • D. A representação específica de acordo com uma área de conhecimento;
  • E. A escrita braille em que se representa cada caractere correspondente no sistema comum de escrita.

Hoje se sabe que há duas técnicas diferentes para o uso e a aplicação do soroban. De acordo com essa afirmativa, um dos objetivos da CBS (Comissão Brasileira de Estudo e Pesquisa do soroban) é

  • A. fundir as duas técnicas visando tornar o uso do soroban mais acessível tanto para alunos quanto para professores;
  • B. fazer um estudo comparativo dessas técnicas e selecionar, estatisticamente, aquela que oferecer maior facilidade de aprendizagem;
  • C. não considerar ainda o soroban como recurso pedagógico, visto que a maioria dos professores não possui domínio das técnicas de aplicabilidade ao utilizar esse aparelho;
  • D. organizar o currículo escolar de forma a encorajar crianças cegas congênitas a investigar mais criativamente o uso de objetos;
  • E. organizar e sistematizar as duas técnicas de uso e ensino do soroban vigentes no Brasil.

Após a Segunda Guerra Mundial, o soroban começou a ser divulgado no Brasil. Marque a alternativa que indica o responsável por este fato.

  • A. José Valesin;
  • B. Joaquim Lima de Moraes;
  • C. Fukutaro Kato;
  • D. Manoel Costa Carnayba;
  • E. Albert Joseph Asenho.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...