Questões sobre LIBRAS

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São marcos definidores dos caminhos da educação dos surdos brasileiros, EXCETO:

  • A. Congresso de Milão
  • B. Fundação do atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES)
  • C. Aprovação da Lei da LIBRAS
  • D. Aprovação da Lei das Escolas Bilíngues para Surdos

Fazem parte das características das práticas ouvintistas, EXCETO:

  • A. Construção da imagem dos surdos como incapacitados ou anormais
  • B. Negação ou ocultação da surdez
  • C. Políticas de inclusão educacional ao invés de políticas bilíngues
  • D. Valorização dos surdos alfabetizados

Sobre o aprendizado da língua portuguesa por pessoas surdas, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A idade em que se instalou e / ou foram detectados a surdez e o grau de perda auditiva influenciam no aprendizado da língua portuguesa na modalidade oral.

( ) O grau de perda auditiva do surdo em nada interfere na apropriação da modalidade escrita da língua portuguesa por pessoas surdas.

( ) A legislação brasileira prevê que os surdos sejam alfabetizados na língua portuguesa na modalidade escrita.

( ) O ensino da língua portuguesa para surdos numa perspectiva bilíngue deve considerar que a LIBRAS funciona numa estrutura gramatical distinta.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V V V F
  • B. V V V V
  • C. V F F V
  • D. F V V V

Leia a afirmativa a seguir.

 Carolina é surda e aprendeu LIBRAS desde cedo. Ela tem __________________ que a define como parte da ____________________. Já a ________________________ é composta pela LIBRAS, pela vida em associações e pelas artes Surdas.

Assinale a alternativa que apresenta as palavras que preenchem as lacunas corretamente.

  • A. um nome / comunidade surda / comunidade surda
  • B. um sinal / cultura surda / cultura surda
  • C. um sinal / comunidade surda / cultura surda
  • D. um nome / cultura surda / comunidade surda

Sobre os tradutores intérpretes de LIBRAS, é correto afirmar:

  • A. Professores de surdos e pessoas ouvintes que dominam a língua de sinais estão capacitados para trabalhar como intérpretes de língua de sinais em situações informais.
  • B. Os filhos de pais surdos podem ser considerados intérpretes de língua de sinais natos, pois tiveram a aquisição da LIBRAS como primeira língua.
  • C. O tradutor intérprete de LIBRAS deve reconhecer seu próprio nível de competência e ser prudente em aceitar tarefas, podendo até recusá-las, ou procurando assistência de outros intérpretes e / ou profissionais, quando necessário.
  • D. Nas cidades do interior com menos de 100 mil habitantes, os professores de alunos surdos podem ser considerados ao mesmo tempo professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e tradutores intérpretes de LIBRAS.

Durante as provas ou avaliações, o intérprete educacional deve agir da seguinte forma:

  • A. Ele deve fazer a tradução do português escrito para a língua de sinais de todas as questões da prova, exceto aquelas em que a interpretação seja a resposta da questão.
  • B. O intérprete deve fazer apenas a interpretação das instruções dadas na língua portuguesa falada.
  • C. Durante a prova, o candidato não pode se dirigir, em nenhuma hipótese, ao intérprete de LIBRAS.
  • D. O intérprete deve interpretar apenas questões relativas exclusivamente à estrutura da língua portuguesa.

São preceitos éticos da profissão do tradutor intérprete de LIBRAS, EXCETO:

  • A. confiabilidade: sigilo profissional
  • B. imparcialidade: o intérprete deve ser neutro e não interferir com opiniões próprias
  • C. discrição: o intérprete deve buscar não se destacar visualmente
  • D. distância profissional: o profissional intérprete e sua vida pessoal e crenças não devem se confundir

Sobre os modelos educacionais para surdos, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A educação oralista fundamenta-se na recuperação da pessoa surda em termos terapêuticos, a partir de uma perspectiva inatista de que é possível oralizar surdos, pois suas funções de fala são intactas.
  • B. O oralismo significou um retrocesso nas conquistas educacionais dos surdos, alcançadas a partir de modelos educacionais implementados na escola francesa Instituto Nacional de Surdos-Mudos de Paris e na escola americana Colégio Gallaudet.
  • C. No português sinalizado, os sinais são utilizados ora dentro da estrutura da língua portuguesa ora dentro da estrutura da língua de sinais.
  • D. Os sistemas de sinais artificiais, como o bimodalismo, promovem tentativas de ajustamento da língua oral-auditiva em uma modalidade espaço-gestual, negando à criança surda a oportunidade de desenvolver a capacidade natural para a linguagem.

Assinale a alternativa que não apresenta um direito dos surdos, garantido pela legislação referente à educação dos surdos.

  • A. Os alunos têm o direito à escolarização em um turno diferenciado ao horário regular para o desenvolvimento de complementação curricular, com utilização de equipamentos e tecnologias de informação.
  • B. Os pais ou os próprios alunos podem optar pela educação em LIBRAS, oral, bimodal ou em Comunicação Total.
  • C. As instituições federais de ensino, de educação básica e superior, devem proporcionar aos alunos surdos os serviços de tradutor e intérprete de LIBRAS / língua portuguesa.
  • D. Deve ser proporcionado aos professores que receberão surdos em suas classes acesso à literatura e informações sobre a especificidade linguística do aluno surdo.

Um recurso bastante utilizado na Língua Brasileira de Sinais é a marcação não manual de elevação das sobrancelhas, além de uma pequena pausa entre um elemento e o restante da sentença. Essa marcação tem como escopo somente esse primeiro elemento, sendo possível a ocorrência de outra marca não manual na sequência, de acordo com o tipo de construção que segue.

Essa definição diz respeito ao aspecto linguístico da LIBRAS:

  • A. derivação.
  • B. topicalização.
  • C. indagação.
  • D. composição.
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