Questões sobre LIBRAS

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São situações e desafios rotineiros que o intérprete de LIBRAS vivencia em sala de aula, EXCETO:

  • A. Os alunos surdos dirigem questões, comentam e travam discussões em relação aos tópicos abordados com o intérprete e não com o professor.
  • B. O professor delega ao intérprete a responsabilidade de assumir o ensino dos conteúdos desenvolvidos em aula.
  • C. conteúdos desenvolvidos em aula. C) O professor consulta o intérprete a respeito do desenvolvimento do aluno surdo, por considerá-lo a pessoa mais indicada a dar um parecer a respeito.
  • D. Muitas palavras não possuem correspondentes em sinais. Nesses casos, a melhor opção é a datilologia.

São sinais formados por classificador de forma e de plural, EXCETO:

  • A. BOLAS
  • B. LIVROS
  • C. COMPUTADORES
  • D. QUADROS

Sobre a relação entre a libras e a língua portuguesa, é incorreto afirmar:

  • A. LIBRAS e língua portuguesa são línguas capazes de expressar conceitos abstratos.
  • B. A LIBRAS não é ágrafa, ou seja, pode ser escrita, assim como a língua portuguesa.
  • C. A LIBRAS, assim como a língua portuguesa, não é universal. Cada país tem sua língua de sinais, assim como cada país tem a sua língua oral.
  • D. A LIBRAS é exclusivamente icônica, ao passo que a língua portuguesa possui uma estrutura sonora com base nos fonemas.

Sobre o processo de aquisição de linguagem em crianças surdas, é incorreto afirmar:

  • A. As crianças surdas com menos de um ano de idade, assim como as crianças ouvintes, apontam frequentemente para indicar objetos e pessoas.
  • B. Quando a criança surda entra no estágio de um sinal, o uso da apontação diminui ou desaparece.
  • C. Em crianças surdas, as primeiras combinações de sinais surgem por volta dos quatro anos.
  • D. Por volta dos dois anos de idade da criança surda, ocorrem “erros” pronominais, assim como ocorrem com crianças ouvintes.

Sobre o bilinguismo como abordagem educacional para surdos, é incorreto afirmar:

  • A. A comunidade surda apresenta uma cultura própria que deve ser respeitada. Ao mesmo tempo a comunidade ouvinte tem sua cultura. Uma proposta puramente bilíngue deve considerar com igual valor as duas línguas e as duas culturas.
  • B. O bilinguismo como proposta educacional para surdos deve contar com professores surdos já inseridos na comunidade surda, como forma de promover uma ponte entre os conhecimentos da comunidade e a escola.
  • C. O ensino de português como segunda língua para surdos deve ser feito a partir de técnicas de ensino que partam das habilidades interativas e cognitivas já adquiridas pelas crianças surdas em LIBRAS.
  • D. Uma proposta bilíngue deve considerar que a maioria das crianças surdas é filha de pais e mães ouvintes que desconhecem a língua de sinais.

Assinale a alternativa incorreta sobre os classificadores da Língua Brasileira de Sinais.

  • A. O sistema de classificadores faz parte do léxico nativo da LIBRAS e pode identificar, por exemplo, plural, como no caso de COPOS-NA-MESA.
  • B. Classificadores podem ser usados para demonstrar características do objeto, como no caso do sinal BLUSA-DE-BOLINHAS.
  • C. Classificadores podem ser usados para demonstrar determinado movimento, como no caso de CARRO-EM-ZIGUE-ZAGUE.
  • D. Os verbos manuais, também conhecidos como verbos classificadores, usam classificadores e incorporam a ação. Exemplos dessa classe de verbos são COLOCAR-BOLO-NO-FORNO ou SENTAR-NA-CADEIRA.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre a definição e a ilustração da concordância verbal em LIBRAS.

  • A.

    Os verbos no infinitivo são sempre sinalizados no espaço neutro, como no caso do verbo DIZER (infinitivo).

  • B.

    O referente, seja ele sujeito ou objeto, pode estar ausente, como no exemplo “[email protected] disse a você”.

  • C.

    Depois de serem introduzidos no espaço, os referentes específicos podem ser referidos ao longo do discurso, a partir da demarcação do referente sempre no mesmo lugar. No exemplo “Tu disseste a mim”, o sujeito fica sempre no espaço neutro e o objeto sempre no peito.

     

  • D.

    Os referentes podem estar ausentes, como no exemplo “Tu disseste a eles”.

     

Pesquisas de várias línguas de sinais mostram que tais línguas são muito complexas e apresentam todos os níveis de análises da linguística tradicional. A diferença básica está no canal em que elas são expressas: um canal essencialmente visual.

Acerca dos aspectos fonológicos e do vocabulário em LIBRAS, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. As unidades menores que formam os sinais são a configuração de mão(s) juntamente com a localização em que os sinais são produzidos, a expressão facial e corporal, o movimento e a direção.
  • B. Na língua de sinais, também se podem analisar as unidades mínimas através de pares mínimos, ou seja, pares de sinais que apresentam apenas um parâmetro diferente, como é o caso dos sinais QUEIJO e [email protected]
  • C. Enquanto nas línguas orais as unidades menores estão relacionadas ao som produzido, nas línguas de sinais essas unidades são visuais, conhecidas como parâmetros.
  • D.

    Na figura a seguir, a configuração de mão é a mesma em ambos os sinais, mas a localização é diferente e o movimento também. Enquanto ENGANO é sinalizado com um único movimento em direção ao nariz, DESCULPAS é sinalizado com um movimento curto e repetido em direção ao queixo.

Sobre a Libras, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. O sinal para pessoas é um dos que se alterou na diacronia.
  • B. A negação do sintagma verbal é relativa ao aspecto morfológico.
  • C. O estabelecimento nominal é um de seus aspectos fundamentais.
  • D. O movimento de mão, braço ou pulso faz parte do nível fonológico.

Em Libras, o sinal CARRO/DIRIGIR é:

  • A. Irregular.
  • B. Arbitrário.
  • C. Motivado.
  • D. Imotivado.
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