Questões sobre LIBRAS

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O exame de proficiência em tradução e interpretação de Libras deve ser realizado por banca examinadora de amplo conhecimento dessa função, constituída por docentes: I. Surdos. II. Linguistas. III. Tradutores de Libras. IV. Intérprete de Libras. Estão corretas:

  • A. Todas as alternativas.
  • B. Apenas a alternativa IV.
  • C. Apenas as alternativas II, III e IV.
  • D. Apenas as alternativas II e III.

A formação do tradutor e intérprete de Libras/Língua Portuguesa, deve efetivar-se por meio de curso superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em:

  • A. Libras/Língua Portuguesa.
  • B. Língua Portuguesa/Intérprete.
  • C. Libras/Intérprete.
  • D. Libras/Letras.

Os sinais são itens lexicais das línguas de sinais, assim como as palavras são itens lexicais das línguas oraisauditivas. Os sinais são formados a partir dos cinco parâmetros: I. Configuração de mãos. II. Movimento. III. Ungido. IV. Expressão facial e ou corporal. V. Orientação / direcionalidade. São parâmetros verdadeiros

  • A. Todos os parâmetros estão corretos.
  • B. Apenas os das alternativas I, III e IV.
  • C. Apenas os das alternativas II, IV e V.
  • D. Apenas os das alternativas I, II, IV e V.

São pessoas que têm identidade surda plena, geralmente são filhos de pais surdos, têm consciência surda, são mais politizados, têm consciência da diferença, e têm a língua de sinais como língua materna. Usam recursos e comunicações visuais. Chamamos de:

  • A. Identidade surda volátil.
  • B. Identidade surda híbrida.
  • C. Identidade surda plena.
  • D. Identidade surda.

Denomina-se Surdez a diminuição da capacidade de percepção normal dos sons, sendo considerado surdo o indivíduo cuja audição não é funcional na vida comum. Muitas pessoas desenvolvem problemas auditivos ao longo de sua vida, por causa de acidentes ou doenças. Consideramos surdez profunda indivíduos com perda auditiva:

  • A. Entre 25 db e 40 db.
  • B. Entre 41 db e 55 db.
  • C. Entre 71 db e 90 db.
  • D. Acima de 91db.

Em todos os locais que possibilitam acesso, circulação e utilização por pessoas portadoras de deficiência auditiva, e em todos os serviços que forem postos à sua disposição ou que possibilitem o seu uso, é obrigatória a colocação, de forma visível do

  • A. Símbolo Nacional de Surdez.
  • B. Símbolo Internacional de Surdez.
  • C. Placa Localizada de Surdez.
  • D. Placa Nacional Indicativa de Surdos.

Os sistemas de ensino devem, a partir de 2006, organizar classes ou escolas bilíngues, abertas a:

  • A. Surdos e ouvintes.
  • B. Surdos mudos.
  • C. Específica para surdos.
  • D. Surdos e cegos.

A comunicação é fator indispensável para o desenvolvimento do ser humano. É através da linguagem que o pensamento se organiza, se estrutura e a expressão humana acontece. Usar a língua de sinais é:

  • A. Falar com a boca e ouvir com os olhos.
  • B. Falar com as mãos e ouvir com olhos.
  • C. Falar com as mãos e ouvir com as orelhas.
  • D. Falar com as mãos e ouvir com os ouvidos.

O bilinguismo tem como proposta facilitar o ensino no espaço escolar através de duas línguas. Neste caso chamamos a língua de sinais e a língua portuguesa de:

  • A. Primeira língua (L1) e língua B (LB).
  • B. Primeira língua (L1) e segunda língua (L2).
  • C. Língua mãe (LM) e segunda língua (SL).
  • D. Língua A (LA) e língua B (LB).

Sabemos que a língua de sinais não tem característica universal. Os sinais se formam por combinações de movimentos e formas. A Língua Brasileira de Sinais, tem influência e foi desenvolvida da língua:

  • A. Francesa.
  • B. Inglesa.
  • C. Italiana.
  • D. Argentina.
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