Questões sobre LIBRAS

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De acordo com princípios éticos, são deveres fundamentais do tradutor e intérprete de LIBRAS, no exercício de sua função:

I. ser uma pessoa de alto caráter moral, honesta, consciente, confidente e de equilíbrio emocional;

II. adotar uma conduta adequada de se vestir, sem adereços, mantendo a dignidade da profissão e não chamando atenção indevida sobre si mesmo, durante o exercício da função;

III. manter uma atitude imparcial durante o transcurso da interpretação, evitando interferências e opiniões próprias, a menos que seja requerido pelo grupo a fazê-lo;

IV. interpretar fielmente e com o melhor da sua habilidade, sempre transmitindo o pensamento, a intenção e o espírito do palestrante;

V. reconhecer seu próprio nível de competência e ser prudente em aceitar tarefas, procurando assistência de outros intérpretes e/ou profissionais, quando necessário, especialmente em palestras técnicas.

Quantas dessas cinco indicações de deveres estão corretas?

  • A. Todas, exceto a segunda.
  • B. Todas, exceto a terceira.
  • C. Todas, exceto a primeira.
  • D. Todas, exceto a última.
  • E. Todas, sem exceção.

Ao longo da história de educação de surdos, diferentes metodologias e abordagens foram defendidas e aplicadas. Dentre elas, podemos destacar três, cujas características principais estão descritas abaixo:

I. “Baseado em muitas técnicas, seu foco principal era desenvolver a fala e a leitura orofacial. O pressuposto básico era de quem sem essas competências, o surdo não poderia se comunicar. A língua de sinais era proibida”.

II. “Considerada uma situação intermediária, essa abordagem não descartava a utilização da língua de sinais. Baseava-se na premissa básica de que toda forma de comunicação era válida, sendo que nenhum método deveria ser enfatizado ou proibido”.

III. “Abordagem que prevê a aquisição precoce da língua de sinais, sem descartar a necessidade de desenvolvimento da língua da sociedade a qual o surdo pertence. A fala é vista como uma possibilidade, e não como uma necessidade, e seu ensino não é mais o objetivo principal da escola. Está ancorada nos princípios de valorização multicultural e das identidades surdas”.

Assinale a única alternativa que apresenta corretamente essas concepções e suas respectivas definições, na ordem em que aparecem.

  • A. I – Oralismo, II – Comunicação Total e III – Bilinguismo.
  • B. I – Comunicação Total, II – Oralismo e III – Bilinguismo.
  • C. I – Comunicação Total, II – Bilinguismo e III – Plena Comunicação.
  • D. I – Oralismo, II – Comunicação Parcial e III – Bilinguismo.
  • E. I – Bilinguismo, II – Comunicação Total e III – Oralismo.

O ano de 1880 marcou profundamente a história dos surdos no mundo todo, principalmente no que diz respeito às questões educacionais. Assinale a alternativa que apresente corretamente o evento ocorrido no ano mencionado.

  • A. Em 1880 foi criada a primeira língua de sinais do mundo, na Itália, que passou a ser utilizada em todos os países.
  • B. Em 1880 foi realizado na Europa um congresso de surdos e nele foi criada a primeira língua de sinais que seria posteriormente utilizada na França e no Brasil.
  • C. No ano de 1880, em um congresso ocorrido em Frankfurt, o método Oralista foi abolido, dando a oportunidade de surgir o Bilinguismo na educação de surdos do mundo todo.
  • D. No ano de 1880, em um congresso ocorrido na Europa, optou-se pela imposição do método Oralista aos surdos brasileiros e franceses, apenas. O que gerou muitos conflitos entre os países.
  • E. No ano de 1880, em um congresso ocorrido em Milão, optou-se pela imposição do método Oralista, que passou a ser o padrão adotado na educação e formação dos surdos de diferentes países no mundo.

Considerando a estrutura morfológica da LIBRAS, as frases negativas podem ser feitas por meio de três processos. São eles:

  • A. o acréscimo do sinal “não” à frase afirmativa, com a incorporação de um movimento contrário ao do sinal negado e/ou com um aceno de cabeça, que pode ser feito simultaneamente com a ação que está sendo negada.
  • B. o acréscimo do sinal “não” à frase afirmativa e a repetição do sinal negado de forma incisiva três vezes, utilizando expressão facial afirmativa.
  • C. o acréscimo do sinal “não” à frase afirmativa e um aceno afirmativo de cabeça, causando espanto no interlocutor.
  • D. o acréscimo do sinal “não” à frase afirmativa, com a incorporação de um movimento afirmativo e uma expressão fácil interrogativa.
  • E. Não é possível fazer negativas em Libras, devido a limitações claras dessa língua.

QUADROS (2004) indica que existem 4 parâmetros observados na formação dos sinais: Configuração de Mãos (CM), Ponto de Articulação (PA), Movimento (M) e Orientação (O), além de aspectos não manuais.

( ) “Envolve desde os movimentos internos das mãos, os movimentos do pulso e os movimentos direcionais no espaço até o conjunto de movimentos no mesmo sinal”.

( ) “É o lugar, no corpo ou no espaço, em que o sinal é realizado”.

( ) “É a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do sinal”.

( ) “Refere-se às formas que as mãos assumem na produção dos sinais”.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as características de cada um dos parâmetros apresentados, na ordem em que aparecem.

  • A. PA, M, O e CM.
  • B. CM, O, PA e M.
  • C. M, O, CM e PA.
  • D. M, PA, O e CM.
  • E. O, CM, PA e M.

Observe as seis afirmações seguintes, que se referem ao alfabeto manual da Libras:

I. É uma língua utilizada pela comunidade surda no Brasil;

II. É um código de representação gestual das letras alfabéticas;

III. Com o alfabeto datilológico é possível soletrar 27 diferentes letras (considerando também o “ç”);

IV. É utilizado para soletrar nomes próprios de pessoas ou lugares, siglas ou palavras que ainda não possuem sinais correspondentes;

V. O alfabeto datilológico é o mesmo em todos os países onde se utiliza língua de sinais;

VI. Cada país tem seu próprio alfabeto manual, sendo que no Brasil, além do alfabeto datilológico comum, temos um alfabeto manual tátil, realizado com as duas mãos, para comunicação com interlocutores surdo-cegos.

Quais dessas afirmações estão corretas?

  • A. I, III, IV e VI.
  • B. II, III, IV e VI.
  • C. I, II, III e V.
  • D. I, II, III e IV.
  • E. I, III, IV e V.

O modelo bilíngue e bicultural da surdez confere uma consideração especial ao tradutor e intérprete da LIBRAS-língua portuguesa, que atua com mais autonomia. Com relação a esse modelo, julgue os itens a seguir.

A cultura surda e o contexto são importantes em qualquer tipo de mensagem, embora o tempo seja considerado o ponto crítico, já que a maioria das interpretações é realizada em tempo real.

  • C. Certo
  • E. Errado

O modelo bilíngue e bicultural da surdez confere uma consideração especial ao tradutor e intérprete da LIBRAS-língua portuguesa, que atua com mais autonomia. Com relação a esse modelo, julgue os itens a seguir.

No atendimento ao surdocego, o tradutor intérprete da LIBRAS poderá também assumir a função de guia, para o que necessitará conhecer diferentes formas de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O modelo bilíngue e bicultural da surdez confere uma consideração especial ao tradutor e intérprete da LIBRAS-língua portuguesa, que atua com mais autonomia. Com relação a esse modelo, julgue os itens a seguir.

A ênfase de tradução deve incidir no significado, no contexto, e não, nas palavras isoladamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com as diretrizes educacionais brasileiras, o ensino da LIBRAS como segunda língua tem como um de seus principais objetivos a formação de ouvintes para a interpretação e tradução de LIBRAS-português-LIBRAS. Acerca da atuação do intérprete e tradutor da LIBRAS no contexto educacional, julgue os itens de 108 a 112.

A atuação do intérprete e tradutor da LIBRAS no contexto educacional não se restringe à sala de aula, devendo ele promover também a mediação na comunicação de toda a comunidade escolar, participando de reuniões e demais eventos escolares.

  • C. Certo
  • E. Errado
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