Questões sobre LIBRAS

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Pode-se afirmar que a LIBRAS é

  • A.

    uma língua derivada da Língua Portuguesa.

  • B.

    uma língua mais conceitual que a Língua Portuguesa.

  • C.

    uma língua universal.

  • D.

    uma língua com uma gramática e estrutura próprias.

O Artigo 2º da lei nº 10.436/02 afirma que:

  • A.

    As instituições públicas e empresas concessionárias concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor;

  • B.

    É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a língua Brasileira de sinais (Libras) e outros recursos de expressão a ela associados;

  • C.

    Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formais institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da língua Brasileira de sinais (Libras) como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil;

  • D.

    O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de sinais ( Libras), como parte integrante dos parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, conforme legislação vigente;

  • E.

    Nenhuma das alternativas acima.

Baseados nestes parâmetros, tem-se o sinal de

  • A.

    família.

  • B.

    casa.

  • C.

    escola.

  • D.

    obrigado.

Os sinais de LIBRAS são formados por vários parâmetros, dentre os citados abaixo o único que NÃO se encontra dentro desses parâmetros se encontra na alternativa:

  • A.

    Configuração das mãos;

  • B.

    Oralização temporal;

  • C.

    Ponto de articulação;

  • D.

    Movimento;

  • E.

    Expressão facial e/ou corporal.

É por meio da cultura que uma comunidade se constitui, desperta o sentimento de pertencer e desenvolve a identidade. Alguns surdos só entram em contato com a comunidade surda tardiamente, e só a partir daí desenvolve sua identidade. Esta identidade que se desenvolve tardiamente nos surdos é denominada

  • A.

    identidade surda política.

  • B.

    identidade surda hibrida.

  • C.

    identidade surda flutuantes.

  • D.

    identidade surda de transição.

Utilizam-se como empréstimos linguísticos para expressar nomes e palavras sem sinal:

  • A.

    Datilografia;

  • B.

    Cartografia;

  • C.

    Datilologia.;

  • D.

    Papiloscopia;

  • E.

    Gestos.

A frase “Eu vou ao supermercado hoje”, em LIBRAS, estrutura-se da seguinte maneira:

  • A.

    hoje supermercado eu ir.

  • B.

    supermercado eu ir hoje.

  • C.

    ir supermercado hoje eu vou.

  • D.

    hoje supermercado eu vou.

O que diferencia as línguas de sinais das demais línguas:

  • A.

    Sua importância para a cultura surda;

  • B.

    Sua modalidade visual-espacial;

  • C.

    Sua modalidade oral-espacial;

  • D.

    Sua importância para o meio social do aluno surdo;

  • E.

    Sua estrutura.

O sinal de escola é formado pelos sinais de

  • A.

    casa + escola.

  • B.

    casa + estudar.

  • C.

    casa + aprender.

  • D.

    espaço + aprender.

A LIBRAS tem status de língua porque é composta por níveis lingüísticos: Nas línguas orais-auditivas a palavra é um item lexical. Na LIBRAS o que corresponde a este item:

  • A.

    Sinal;

  • B.

    Mímica;

  • C.

    Gesto;

  • D.

    Expressão;

  • E.

    Espaço.

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