Questões sobre LIBRAS

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As configurações de mão em LIBRAS são baseadas nas letras do alfabeto e nos números. Assinale a alternativa que apresenta esse número de configurações.

  • A.

    23 configurações.

  • B.

    33 configurações.

  • C.

    46 configurações.

  • D.

    40 configurações.

São aspectos que devem ser respeitados por todo Intérprete da LIBRAS:

  • A.

    Aparência pessoal;

  • B.

    Responsabilidade;

  • C.

    Assiduidade;

  • D.

    Posicionamento no espaço de interpretação;

  • E.

    Todas estão corretas.

Na LIBRAS, um mesmo sinal pode ter dois significados diferentes. São exemplos disto as palavras

  • A.

    domingo e sol.

  • B.

    branco e leite.

  • C.

    azul e país.

  • D.

    mãe e avó.

tipos de interpretação de língua brasileira de sinais para língua portuguesa (ou vice-versa):

  • A.

    Interpretação digital ou analógica;

  • B.

    Interpretação leiga ou facial;

  • C.

    Interpretação simultânea ou consecutiva;

  • D.

    Interpretação bilíngüe ou natural;

  • E.

    Interpretação gestual.

As palavras “família” e “flor” têm em comum

  • A.

    o mesmo movimento, mas diferente ponto de articulação.

  • B.

    o mesmo ponto de articulação e o mesmo movimento.

  • C.

    a mesma configuração de mão e o mesmo ponto de articulação.

  • D.

    a mesma configuração, mas diferente ponto de articulação.

Decreto que regulamenta a língua brasileira de sinais (LIBRAS) e legitima a atuação e formação profissional dos intérpretes em LIBRAS/português:

  • A.

    Decreto nº. 6.565, de 28 de dezembro de 2005;

  • B.

    Decreto nº. 5.626, de 22 de dezembro de 2005;

  • C.

    Decreto nº. 4.305, de 22 de agosto de 2001;

  • D.

    Decreto nº. 10.403, de 15 de abril de 2002;

  • E.

    Decreto nº. 10.403, de 20 de abril de 2002.

  • A.

    Classificadores

  • B.

    Pontos de articulação

  • C.

    Direcionalidade

  • D.

    Componentes não manuais

A Língua de Sinais é uma língua natural adquirida de forma espontânea pela pessoa surda em contato com pessoas que usam essa língua. E se a língua oral é adquirida de forma sistematizada, então as pessoas surdas têm o direito de ser ensinadas na Língua de Sinais. Marque a opção que mostra a proposta que busca captar esse direito:

  • A.

    Oralismo;

  • B.

    Comunicação Total;

  • C.

    Gestos

  • D.

    Bilingüismo;

  • E.

    Português Sinalizado.

Os verbos que são modificados para especificar a informação como (comer, tomar, cortar etc.) são chamados

  • A.

    verbos direcionais.

  • B.

    verbos ancorados no corpo.

  • C.

    verbos não direcionais.

  • D.

    verbos que incorporam os objetos.

As pessoas com deficiência auditiva formam um grupo de indivíduos que há muito tempo lutam pela igualdade de direitos, dentre eles o direito a educação. Várias entidades existentes no Brasil tomaram essa bandeira de luta. Dente as citada abaixo a primeira entidade brasileira a encampar essa luta foi o:

  • A.

    Instituto Brasileiro de Educação dos Surdos;

  • B.

    Instituto Nacional de Educação de Surdos;

  • C.

    Instituto de Educação de Surdos do Rio de Janeiro

  • D.

    Instituto de Educação dos Surdos;

  • E.

    Instituto de Educação de surdos de São Paulo.

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