Lista completa de Questões de Línguas Outras da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às unidades lexicais da língua brasileira de sinais (LIBRAS), julgue os itens que se seguem. Sendo a configuração de mão o principal elemento de composição do sinal, considerado a unidade lexical nas línguas de sinais, é correto afirmar que, em LIBRAS, não existe unidade lexical sinalizada sem configuração de mão.
Com relação às unidades lexicais da língua brasileira de sinais (LIBRAS), julgue os itens que se seguem. Os sinais empregados em LIBRAS para as palavras diabo, silêncio e lotado não incluem movimento como parâmetro para sua realização.
Com relação às unidades lexicais da língua brasileira de sinais (LIBRAS), julgue os itens que se seguem. No sinal empregado em LIBRAS para a palavra trabalho, a orientação das palmas das mãos realiza-se em posição contralateral, sendo o sinal articulado com as duas mãos.
No que tange à representação e à alteridade da pessoa com deficiência na sociedade, julgue o item que se segue. De modo geral, a pessoa com alguma deficiência convive socialmente com sua família, embora possa apresentar dificuldade de relacionamento, em decorrência de sua deficiência, em ambientes externos ao ambiente familiar.
Relativamente à surdo-cegueira, condição que apresenta outras dificuldades além das causadas pela surdez e pela cegueira, julgue os itens subsecutivos. O guia-intérprete do sujeito surdo-cego tem a mesma formação do tradutor e intérprete da LIBRAS, pois eles devem dominar a língua de sinais e as diferentes formas de comunicação que possibilitem o acesso à informação de que seus assistidos necessitam.
Relativamente à surdo-cegueira, condição que apresenta outras dificuldades além das causadas pela surdez e pela cegueira, julgue os itens subsecutivos. O sujeito surdo-cego que usa a língua de sinais, além de utilizar a modalidade viso-espacial, lança mão da modalidade sinestésica-espacial, visualizando mentalmente características de cada sinal por meio do movimento.
Relativamente à surdo-cegueira, condição que apresenta outras dificuldades além das causadas pela surdez e pela cegueira, julgue os itens subsecutivos. Para permitir e melhorar a comunicação no ambiente do sujeito surdo-cego, podem ser utilizados vários recursos, como sinais, leitura tátil das vibrações produzidas durante a emissão verbal (Tadoma), sistema braile e alfabeto datilológico manual.
Acerca do modelo clínico-patológico da surdez e do modelo sócio-antropológico, julgue os itens subsequentes. O modelo socioantropológico percebe o surdo como um sujeito não integrado a uma cultura surda.
Acerca do modelo clínico-patológico da surdez e do modelo sócio-antropológico, julgue os itens subsequentes. No modelo socioantropológico, o sujeito surdo é visto como componente de qualquer comunidade linguística que faz uso da língua oral.
Acerca do modelo clínico-patológico da surdez e do modelo sócio-antropológico, julgue os itens subsequentes. O modelo clínico-patológico exerce poder sobre o corpo dos sujeitos surdos na medida em que lhes prende o corpo a regras que devem ser obedecidas: gesticular, usar as mãos para se comunicar por meio da língua de sinais, voltar os olhos atentamente aos lábios das pessoas que estiverem ao seu redor e controlar minuciosamente a voz.
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