Questões de Línguas Outras da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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A respeito da cultura e da comunidade surda, julgue os próximos itens. Com o fim de estabelecer sua identidade, por meio da obtenção de informações e conhecimentos, é essencial que os sujeitos surdos criem uma ligação com a comunidade surda por meio da língua de sinais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, relativos ao intérprete educacional, sua atuação e formação. Compete ao intérprete educacional realizar mediação linguística do aluno surdo com o aluno ouvinte ou com o professor; ou com os alunos presentes, sejam eles surdos ou ouvintes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, relativos ao intérprete educacional, sua atuação e formação. O intérprete educacional deve orientar o professor a realizar adaptações curriculares, instruindo-o a reduzir os conteúdos e a simplificar as atividades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, relativos ao intérprete educacional, sua atuação e formação. No ensino superior, cabe ao intérprete educacional, supervisionar o grau de compreensão e aprendizado do aluno surdo e levar as informações ao coordenador local, para que este possa avaliar o processo de aprendizagem do aluno surdo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à história da educação de surdos e suas filosofias educacionais, julgue os seguintes itens. O processo educacional usado para surdos na Europa não foi inteiramente adotado no Brasil e, graças a Ernest Huet, foi inaugurado, em São Paulo, o primeiro Instituto Nacional de Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à história da educação de surdos e suas filosofias educacionais, julgue os seguintes itens. O bimodalismo surtiu grandes efeitos no meio acadêmico, pois permite ao surdo o uso concomitante da língua de sinais como primeira língua e da língua majoritária na modalidade escrita, como segunda.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na obra Ideias para ensinar português para alunos surdos, Quadros e Schmiedt (2006) apresentam o processo de aquisição da linguagem de crianças surdas, filhas de pais surdos. Para tanto, as autoras citam as características do processo de aquisição da língua de sinais em função da idade.

Com referência aos achados do referido estudo, julgue os itens subsecutivos considerando a aquisição da LIBRAS pela criança surda.

Segundo Quadros e Schmiedt, crianças surdas, filhas de pais surdos, aos dois anos de idade já produzem sinais utilizando um número restrito de configurações de mão. No entanto, expressões interrogativas ou negativas ainda não são marcadas pelas expressões não manuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na obra Ideias para ensinar português para alunos surdos, Quadros e Schmiedt (2006) apresentam o processo de aquisição da linguagem de crianças surdas, filhas de pais surdos. Para tanto, as autoras citam as características do processo de aquisição da língua de sinais em função da idade.

Com referência aos achados do referido estudo, julgue os itens subsecutivos considerando a aquisição da LIBRAS pela criança surda.

Uma criança surda, a partir dos cinco anos de idade, pode demonstrar, pela direção dos seus olhos durante a comunicação, a sua percepção quanto ao uso da concordância verbal; o que pode ocorrer com maior facilidade caso ela mantenha contato com outro surdo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na obra Ideias para ensinar português para alunos surdos, Quadros e Schmiedt (2006) apresentam o processo de aquisição da linguagem de crianças surdas, filhas de pais surdos. Para tanto, as autoras citam as características do processo de aquisição da língua de sinais em função da idade.

Com referência aos achados do referido estudo, julgue os itens subsecutivos considerando a aquisição da LIBRAS pela criança surda.

Por volta dos quatro anos de idade, as crianças, nas suas interlocuções, utilizam configurações de mãos bem mais complexas. A partir dessa idade, há também estratégias para formação de novas palavras e uso de sentenças mais complexas, o que inclui topicalizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na língua portuguesa, homonímia é a relação entre duas ou mais palavras que, apesar de possuírem significados diferentes, possuem a mesma estrutura fonológica. Já a polissemia é a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar vários significados. No que se refere à polissemia na LIBRAS, julgue os próximos itens.

Os sinais apresentados nas figuras a seguir apresentam os cinco parâmetros idênticos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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