Questões de Línguas Outras da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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Pode-se afirmar que a LIBRAS é

  • A.

    uma língua derivada da Língua Portuguesa.

  • B.

    uma língua mais conceitual que a Língua Portuguesa.

  • C.

    uma língua universal.

  • D.

    uma língua com uma gramática e estrutura próprias.

Baseados nestes parâmetros, tem-se o sinal de

  • A.

    família.

  • B.

    casa.

  • C.

    escola.

  • D.

    obrigado.

É por meio da cultura que uma comunidade se constitui, desperta o sentimento de pertencer e desenvolve a identidade. Alguns surdos só entram em contato com a comunidade surda tardiamente, e só a partir daí desenvolve sua identidade. Esta identidade que se desenvolve tardiamente nos surdos é denominada

  • A.

    identidade surda política.

  • B.

    identidade surda hibrida.

  • C.

    identidade surda flutuantes.

  • D.

    identidade surda de transição.

A frase “Eu vou ao supermercado hoje”, em LIBRAS, estrutura-se da seguinte maneira:

  • A.

    hoje supermercado eu ir.

  • B.

    supermercado eu ir hoje.

  • C.

    ir supermercado hoje eu vou.

  • D.

    hoje supermercado eu vou.

O sinal de escola é formado pelos sinais de

  • A.

    casa + escola.

  • B.

    casa + estudar.

  • C.

    casa + aprender.

  • D.

    espaço + aprender.

As configurações de mão em LIBRAS são baseadas nas letras do alfabeto e nos números. Assinale a alternativa que apresenta esse número de configurações.

  • A.

    23 configurações.

  • B.

    33 configurações.

  • C.

    46 configurações.

  • D.

    40 configurações.

Na LIBRAS, um mesmo sinal pode ter dois significados diferentes. São exemplos disto as palavras

  • A.

    domingo e sol.

  • B.

    branco e leite.

  • C.

    azul e país.

  • D.

    mãe e avó.

As palavras “família” e “flor” têm em comum

  • A.

    o mesmo movimento, mas diferente ponto de articulação.

  • B.

    o mesmo ponto de articulação e o mesmo movimento.

  • C.

    a mesma configuração de mão e o mesmo ponto de articulação.

  • D.

    a mesma configuração, mas diferente ponto de articulação.

  • A.

    Classificadores

  • B.

    Pontos de articulação

  • C.

    Direcionalidade

  • D.

    Componentes não manuais

Os verbos que são modificados para especificar a informação como (comer, tomar, cortar etc.) são chamados

  • A.

    verbos direcionais.

  • B.

    verbos ancorados no corpo.

  • C.

    verbos não direcionais.

  • D.

    verbos que incorporam os objetos.

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