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Devido a estruturação diferente da LIBRAS em relação a língua portuguesa, erros na escrita da criança surda são frequentes. Assinale a alternativa na qual o erro é menos comum de ser encontrado.
Na inversão pronominal (nome próprios ao invés do pronome pessoal).
Na omissão de artigos, conjunções e preposições.
No plural.
Nas trocas de letras (p/ b;f/ v).
Atualmente, no Brasil, a filosofia educacional mais utilizada para os surdos é o(a)
oralismo.
comunicação total.
bilinguismo.
filosofia inclusiva.
É papel do professor bilíngue
interpretar para o aluno, em português e LIBRAS, simultaneamente.
passar a matéria para o intérprete e este repassá-la para o aluno em outro momento para não atrasar a sala.
conhecer a cultura surda e manter relação com seu aluno surdo, estabelecendo diálogo e tirando suas dúvidas.
fazer a função do intérprete caso este não esteja presente.
Assinale a alternativa correta quanto à importância do sinal pessoal.
Corresponde ao nosso nome em LIBRAS e é através dele que o surdo nos reconhece.
É como um apelido, cabe ao surdo decidir se irá usá-lo ou não.
O sinal pessoal é uma marca pessoal da cultura surda e não é destinado aos ouvintes.
O sinal pessoal é como um sinal de batismo e deve ser dado pela família da criança surda.
Com relação à alteração de alguns dos parâmetros principais da LIBRAS durante a execução do sinal, assinale a alternativa correta.
Nada, pois os sinais são bastante diversificados é possível mesmo assim sua compreensão.
Depende de qual parâmetro for alterado.
As alterações podem modificar totalmente o significado do sinal.
Nada acontecerá em relação à alteração, pois variações existem na LIBRAS como em qualquer outra língua.
Na LIBRAS há casos em que são utilizadas digitação de palavras. Assinale a alternativa que apresenta esses casos.
Em nomes próprios e palavras que não tem sinal correspondente em LIBRAS.
Em palavras que não conhecemos.
Somente em nomes próprios.
Somente em palavras que não tem sinal em LIBRAS.
Assinale a alternativa na qual o mês é representado por digitação.
dezembro.
março.
setembro.
abril.
É recomendada que a educação do surdo seja efetivada em língua de sinais, independentemente dos espaços em que o processo se desenvolva. Para que isto se efetive, paralelamente, recomenda-se
o ensino da língua portuguesa como segunda língua, com a utilização de métodos específicos no atendimento às necessidades educacionais do surdo.
o ensino da língua portuguesa como primeira língua e da língua de sinais como segunda língua.
o ensino da língua de sinais como primeira língua e o da língua portuguesa como optativa.
o ensino da língua de sinais e da língua portuguesa, permitindo ao aluno surdo definir sua preferência.
Em relação ao surdo e a LIBRAS, analise as assertivas abaixo.
I. A LIBRAS é universal. II. O surdo não pode aprender a falar. III. O surdo é mais nervoso que o ouvinte. III. A língua de sinais é uma língua natural para o surdo. IV. Todos os sinais em LIBRAS são icônicos. Não são mitos em relação ao surdo e a LIBRAS o que se afirma emI, II e III, apenas.
I e IV, apenas.
III, apenas.
I, II, III e IV.
Em relação à ocorrência de flexão verbal em LIBRAS, assinale a alternativa correta.
Quando o verbo está no passado, ocorre a flexão.
O verbo é flexionado quando está no futuro.
Ocorre a flexão quando a frase está no plural.
O verbo não flexiona, ele sempre aparece no infinitivo.
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