Questões de Línguas Outras da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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Devido a estruturação diferente da LIBRAS em relação a língua portuguesa, erros na escrita da criança surda são frequentes. Assinale a alternativa na qual o erro é menos comum de ser encontrado.

  • A.

    Na inversão pronominal (nome próprios ao invés do pronome pessoal).

  • B.

    Na omissão de artigos, conjunções e preposições.

  • C.

    No plural.

  • D.

    Nas trocas de letras (p/ b;f/ v).

Atualmente, no Brasil, a filosofia educacional mais utilizada para os surdos é o(a)

  • A.

    oralismo.

  • B.

    comunicação total.

  • C.

    bilinguismo.

  • D.

    filosofia inclusiva.

É papel do professor bilíngue

  • A.

    interpretar para o aluno, em português e LIBRAS, simultaneamente.

  • B.

    passar a matéria para o intérprete e este repassá-la para o aluno em outro momento para não atrasar a sala.

  • C.

    conhecer a cultura surda e manter relação com seu aluno surdo, estabelecendo diálogo e tirando suas dúvidas.

  • D.

    fazer a função do intérprete caso este não esteja presente.

Assinale a alternativa correta quanto à importância do sinal pessoal.

  • A.

    Corresponde ao nosso nome em LIBRAS e é através dele que o surdo nos reconhece.

  • B.

    É como um apelido, cabe ao surdo decidir se irá usá-lo ou não.

  • C.

    O sinal pessoal é uma marca pessoal da cultura surda e não é destinado aos ouvintes.

  • D.

    O sinal pessoal é como um sinal de batismo e deve ser dado pela família da criança surda.

Com relação à alteração de alguns dos parâmetros principais da LIBRAS durante a execução do sinal, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Nada, pois os sinais são bastante diversificados é possível mesmo assim sua compreensão.

  • B.

    Depende de qual parâmetro for alterado.

  • C.

    As alterações podem modificar totalmente o significado do sinal.

  • D.

    Nada acontecerá em relação à alteração, pois variações existem na LIBRAS como em qualquer outra língua.

Na LIBRAS há casos em que são utilizadas digitação de palavras. Assinale a alternativa que apresenta esses casos.

  • A.

    Em nomes próprios e palavras que não tem sinal correspondente em LIBRAS.

  • B.

    Em palavras que não conhecemos.

  • C.

    Somente em nomes próprios.

  • D.

    Somente em palavras que não tem sinal em LIBRAS.

Assinale a alternativa na qual o mês é representado por digitação.

  • A.

    dezembro.

  • B.

    março.

  • C.

    setembro.

  • D.

    abril.

É recomendada que a educação do surdo seja efetivada em língua de sinais, independentemente dos espaços em que o processo se desenvolva. Para que isto se efetive, paralelamente, recomenda-se

  • A.

    o ensino da língua portuguesa como segunda língua, com a utilização de métodos específicos no atendimento às necessidades educacionais do surdo.

  • B.

    o ensino da língua portuguesa como primeira língua e da língua de sinais como segunda língua.

  • C.

    o ensino da língua de sinais como primeira língua e o da língua portuguesa como optativa.

  • D.

    o ensino da língua de sinais e da língua portuguesa, permitindo ao aluno surdo definir sua preferência.

Em relação ao surdo e a LIBRAS, analise as assertivas abaixo.

I. A LIBRAS é universal.

II. O surdo não pode aprender a falar.

III. O surdo é mais nervoso que o ouvinte.

III. A língua de sinais é uma língua natural para o surdo.

IV. Todos os sinais em LIBRAS são icônicos.

Não são mitos em relação ao surdo e a LIBRAS o que se afirma em

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I, II, III e IV.

Em relação à ocorrência de flexão verbal em LIBRAS, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Quando o verbo está no passado, ocorre a flexão.

  • B.

    O verbo é flexionado quando está no futuro.

  • C.

    Ocorre a flexão quando a frase está no plural.

  • D.

    O verbo não flexiona, ele sempre aparece no infinitivo.

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