Questões de Línguas Outras da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Lodenir Karnop aponta depoimentos de surdos que tratam da leitura como dificuldades que encontram em lidar com a estrutura e o funcionamento da língua portuguesa. Cita como problemática as práticas de leitura e escrita na escola e as formas como são estabelecidas as relações entre língua de sinais e língua portuguesa. Em uma escola bilíngue, a proposta da educação deverá varrer a ilusão de que

  • A. o surdo é considerado um aluno com deficiência verbal ou deficiência linguística, e a escola deverá oferecer uma noção adequada das relações entre a língua portuguesa e a língua de sinais.
  • B. a escola reconhece a situação bilíngue do surdo e aceita qualquer manifestação linguística diferente.
  • C. as práticas de leitura e escrita do aluno surdo são insubstituíveis por outra língua utilizada pelo professor ou pelo livro didático.
  • D. a educação deverá analisar o status linguístico da língua de sinais e da língua portuguesa no contexto escolar levando em consideração as capacidades e habilidades do bilíngue.
  • E. o ensino da língua portuguesa deverá estar vinculado ao conhecimento de mundo e ao conhecimento linguístico dos alunos.

Guarinello (2007), em sua obra, apresenta um breve olhar histórico sobre a educação de surdos. Considere os acontecimentos sobre a surdez e as filosofias educacionais ao longo da história:

I. Para Aristóteles (384-322 a.C), as pessoas que nasciam surdas eram também mudas. O monge Willian Stokoe afirmou, nesta época, que os surdos mudos não seriam treináveis.

II. Em 1857, graças aos esforços de Ernest Huet, um professor surdo francês, foi inaugurado no Rio de Janeiro o primeiro Instituto Nacional de Surdos Mudos, atual INES − Instituto Nacional de Surdos.

III. No Congresso Internacional de Milão decidiu-se que o método que deveria ser utilizado na educação dos surdos é o oralismo. Destaca-se em práticas vigentes neste modelo a conquista da expressão oral.

IV. Nos anos 70, surgiu uma nova filosofia complementar ao oralismo na qual alguns estudiosos propuseram a adoção dos gestos naturais e de aparelhos de amplificação sonora para transmitir linguagem. A comunicação total foi considerada um método eficaz e defendia um trabalho educacional exclusivo através da leitura orofacial e audição residual.

V. A implantação da proposta bilíngue na Suécia, em 1981, e o reconhecimento que a educação bilíngue envolve atitudes positivas com as pessoas surdas e a língua de sinais e, também, o respeito pelas minorias linguísticas e por suas identidades.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. I, IV e V.
  • C. II, III e IV.
  • D. II, III e V.
  • E. IV e V.

conceituada como língua brasileira de sinais, sendo esta padronizada em todos os Estados Brasileiros e obrigatória no espaço escolar.

  • A. de ouvintes, sua língua portuguesa e a integração das pessoas surdas na sociedade.
  • B. de surdos, sua língua de sinais e a acessibilidade de comunicação.
  • C. não formal, língua de sinais, braile e línguas orais no processo de alfabetização e letramento.
  • D. comunitária, línguas oficiais do país privilegiando a língua portuguesa e a linguagem musical.
  • E. especial e a educação bilíngue nas quais o oralismo e o bilinguismo são ofertados no mesmo espaço educacional.

Letramento é o estado daquele que não só sabe ler e escrever, mas que também faz o uso competente e frequente da leitura e da escrita. Em crianças surdas,

  • A. letramento é o processo de leitura e escrita que ocorre de forma similar às crianças surdas e ouvintes.
  • B. a educação e o processo de letramento dependem de decisões político-pedagógicas e associação de surdos.
  • C. a língua portuguesa será a primeira língua e a forma de escrita caracteriza-se ao contexto linguístico.
  • D. o mundo letrado deverá ser apresentado dentro das duas modalidades de língua: oral auditiva e visual espacial.
  • E. a escola terá que expor o alfabeto manual e optar pela escrita do português.

Ottmar Teske (1998) destaca sobre a importância da dialogicidade como possibilidade de aceitação das diferenças. Com base na visão cultural antropológica sobre a comunidade surda,

  • A. a antropologia é necessária para traçar uma linha cultural única aos surdos e à língua de sinais.
  • B. a escola de surdos e as inclusivas, em parceria com a saúde, assumem a concepção clínica patológica na esfera educacional.
  • C. é necessário um olhar científico que fragmenta o movimento da comunidade escolar com pessoas surdas.
  • D. diálogos monólogos entre surdos e ouvintes contribuem para uma experiência racionalista.
  • E. o diálogo possibilita informação, autoformação e reconhecimento dos sujeitos.

No italiano, os pronomes possessivos são precedidos pelos artigos definidos. Entretanto, há exceções quanto a nomes de

  • A.

    animais no plural.

  • B.

    coisas no singular.

  • C.

    alguns nomes de parentes no singular.

  • D.

    roupas no singular e no plural.

  • E.

    pessoas no singular.

Assinale a alternativa em que todos os verbos formam o Perfekt com o verbo auxiliar sein.

  • A.

    sprechen, laufen, bleiben.

  • B.

    können, fliegen, werden.

  • C.

    fahren, sterben, sprechen.

  • D.

    fliegen, sprechen, bleiben.

  • E.

    reisen, werden, bleiben.

O significado da expressão “ ... gesteuerter Zuwanderung ... ”, na linha 11, é

  • A.

    imigração ilegal.

  • B.

    emigração ilegal.

  • C.

    imigração controlada.

  • D.

    emigração controlada.

  • E.

    migração ilegal.

O que são “Gastarbeiter”?

  • A.

    Turistas ilegais.

  • B.

    Turistas trabalhadores.

  • C.

    Trabalhadores ilegais.

  • D.

    Trabalhadores alemães.

  • E.

    Trabalhadores estrangeiros.

De acordo com o texto, os grupos minoritários de outras nacionalidades que vivem sobretudo no Norte e no Leste da Alemanha são

  • A.

    romanos, turcos, ciganos e romenos.

  • B.

    soviéticos, poloneses, romenos e eslavos.

  • C.

    dinamarqueses, sorábios, sérvios e poloneses.

  • D.

    dinamarqueses, frísios, Sinti e Roma e sorábios.

  • E.

    poloneses, eslovenos, sérvios e romenos.

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