Questões de Línguas Outras da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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Com base na figura acima, assinale a alternativa correta.

  • A. A configuração de mão apresentada na figura representa o classificador V, que se refere a objetos na posição vertical.
  • B. O classificador em ANDAR também pode ser utilizado com outros significados, como “duas pessoas passeando”.
  • C. O classificador em V pode referir apenas à maneira como as pessoas andam, não podendo ser utilizado para referir aos animais.
  • D. O classificador em V também pode referir a uma pessoa correndo, se executado com movimentos rápidos.
  • E. O classificador para se referir a uma pessoa de pé, parada, é realizado com a configuração de mão em “G”, com as pontas dos dedos para baixo.

Com relação às atribuições do tradutor intérprete da Libras, assinale a alternativa correta.

  • A. Cabe ao tradutor intérprete da Libras emitir sua opinião em relação ao conteúdo da mensagem interpretada.
  • B. O tradutor intérprete da Libras deverá ser imparcial em relação ao conteúdo da mensagem interpretada, desde que esta não contrarie sua opinião ou crença.
  • C. Cabe ao tradutor intérprete da Libras substituir o professor, caso ele não tenha formação necessária para atuar com estudantes surdos.
  • D. É atribuição do tradutor intérprete da Libras prestar seus serviços em órgãos administrativos e delegacias de polícia.
  • E. O tradutor intérprete da Libras poderá omitir informações da mensagem interpretada, que estejam em desacordo com sua proposta de vida.

A Libras emprega as expressões faciais e corporais para estabelecer tipos de frases. Por isso, para perceber se uma frase está na forma afirmativa, interrogativa, exclamativa, imperativa ou negativa precisa-se estar atento às expressões facial e corporal, realizadas simultaneamente com certos sinais ou com toda a frase.

Considerando as informações acima, acerca da estruturação de frases na Libras, assinale a alternativa correta.

  • A. Na frase exclamativa, a expressão facial apresenta sobrancelhas franzidas e movimento da cabeça para cima e para baixo.
  • B. Na frase interrogativa, a expressão facial é neutra, com a cabeça levemente erguida.
  • C. Na frase negativa, as expressões facial e corporal podem assumir até quatro formas diferentes, entre as quais movimento negativo com a cabeça feito simultaneamente ao sinal.
  • D. Na frase afirmativa, a expressão facial apresenta as sobrancelhas levemente arqueadas e um ligeiro movimento da cabeça para cima e para baixo.
  • E. Na frase afirmativa, a expressão facial apresentada sobrancelhas franzidas e expressão corporal neutra.

Com relação às línguas de sinais, assinale a alternativa correta.

  • A. As línguas de sinais constituem uma comunicaç ão icônica, uma vez que os sinais imitam a forma do significante.
  • B. As línguas de sinais, por convenção, são icônicas, de modo a se tornarem universais.
  • C. No conjunto lexical da Libras, não há sinais arbitrários.
  • D. As línguas de sinais são línguas artificiais, construídas para facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes.
  • E. As línguas de sinais são línguas naturais das comunidades surdas.

O histórico da educação dos surdos apresenta três grandes marcos filosóficos e ideológicos, não simultâneos, que influenciaram as concepções educacionais ao longo do tempo. Acerca desses marcos, é correto afirmar que

  • A. em uma acepção oralista, o indivíduo surdo pertence ao grupo social majoritário, como os indígenas e quilombolas.
  • B. a filosofia oralista não exclui a língua de sinais como mecanismo de socialização do surdo.
  • C. a filosofia da comunicação total se baseia exclusivamente na comunicação pela língua de
  • D. a filosofia bilíngue adota o oralismo como método de apoio à aquisição linguística pelo surdo.
  • E. o bilinguismo compreende o surdo como sujeito que além de bilíngue é bicultural.

Considerando a educação de surdos, assinale a alternativa correta.

  • A. O professor deve auxiliar na ampliação do repertório linguístico do aluno surdo, usando diversos gêneros, como a literatura surda e o teatro surdo.
  • B. Um dos principais objetivos do ensino da Libras como L1 é o estabelecimento de uma única variedade linguística, eliminando os ruídos entre as diversas variedades existentes.
  • C. As aulas de natureza expositiva e oral enriquecem o vocabulário do surdo, auxiliando-o na escrita.
  • D. A presença do intérprete em sala de aula é dispensável, tendo em vista o recurso da leitura labial, utilizado pelos surdos.
  • E. O professor da classe comum não deverá desenvolver estratégias diferenciadas para ensino dos surdos, de modo a não constrangê-los.

Com base na figura acima e considerando a fonologia da Libras, assinale a alternativa correta.

  • A. Nesse sinal, o ponto de articulação (PA) é neutro.
  • B. Nesse sinal, não é possível identificar a orientação da mão (OM) ou a direcionalidade do sinal.
  • C. Nesse sinal, a configuração da mão (CM) é: palma da mão para frente, com os cinco dedos retos e entreabertos.
  • D. O sinal não tem movimento (M).
  • E. O sinal é arbitrário.

Quanto à fonologia da Libras, assinale a alternativa correta.

  • A. Na Libras, as expressões faciais são elementos acessórios aos sinais.
  • B. A configuração de mão sempre assume o formato de uma das letras do alfabeto datilológico.
  • C. Um dos parâmetros da libras, o movimento, é o espaço onde o sinal é realizado.
  • D. O movimento e a direcionalidade do sinal são parâmetros básicos da Libras.
  • E. O movimento dos olhos, na realização de frases negativas ou afirmativas caracteriza um parâmetro fonológico da Libras.

Acerca de cultura e de identidade surdas, assinale a alternativa correta.

  • A. Os surdos não conseguem se organizar politicamente para alcançar seus direitos civis e sociais.
  • B. A palavra Surdo, grafada com a letra “S” maiúsculo é uma marca política das comunidades surdas.
  • C. Para os surdos, a deficiência auditiva é uma categoria na qual se classificam os níveis de perda auditiva.
  • D. Cultura surda é o conjunto de hábitos, conceitos e valores que os surdos aprendem com os ouvintes e que são transmitidos pela língua de sinais.
  • E. As políticas inclusivas brasileiras não alcançam as pessoas surdas pelo fato de a surdez não acarretar marcas físicas.

A figura acima apresenta o símbolo

  • A. do surdo. Onde este sinal estiver afixado, significará que há pessoas que se comunicam em língua de sinais.
  • B. universal da língua de sinais, incorporado ao léxico de todas as línguas de sinais do mundo.
  • C. de acessibilidade. Onde este sinal estiver afixado, significará que há tradutores intérpretes da língua de sinais.
  • D. da luta das comunidades surdas por seus direitos sociais e civis.
  • E. internacional da surdez, criticado pela comunidade surda.
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