Questões de Línguas Outras da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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Considerando o fragmento de texto acima, assinale a alternativa correta.

  • A. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na perspectiva médica, de patologização da deficiência.
  • B. O paradigma da educação inclusiva constitui um fenômeno de natureza política, cultural e pedagógica.
  • C. A educação inclusiva, no Brasil, é uma proposta educacional regulamentada pelos movimentos sociais.
  • D. As pessoas com deficiência auditiva são o público alvo do paradigma da educação inclusiva.
  • E. Na perspectiva da educação inclusiva, torna-se importante que as crianças com necessidades educacionais mais graves permaneçam em escolas exclusivas, de natureza especial.

Assinale a alternativa correta acerca do atendimento educacional especializado.

  • A. O sistema Braille difere dos mecanismos de atendimento educacional especializado.
  • B. A presença de tradutores intérpretes da Libras em sala de aula incorre na não oferta de atendimento em salas de recurso.
  • C. Para os estudantes surdos, o currículo deverá ser desenvolvido na Língua Portuguesa como segunda língua (L2), e na Libras como primeira língua (L1).
  • D. A oferta do atendimento educacional especializado em sala de recursos deverá observar a fragmentação do currículo, organizando seu trabalho por disciplina.
  • E. O atendimento educacional especializado realizado em sala de recursos deverá observar o nível de perda auditiva do estudante.

Considerando o caso hipotético apresentado acima e o que dispõe a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para o atendimento educacional especializado, assinale a alternativa correta.

  • A. O atendimento educacional especializado é de oferta optativa, considerando a oralidade do estudante.
  • B. A presença do tradutor intérprete da Libras em sala de aula prescinde dos demais mecanismos de atendimento educacional especializado para estudantes surdos.
  • C. O atendimento educacional especializado deve ser ofertado tanto na língua de sinais quanto na modalidade oral e escrita.
  • D. A produção e a adequação de materiais didáticos tornam-se dispensáveis quando o estudante surdo utiliza a linguagem oral.
  • E. O atendimento educacional especializado deve ser ofertado, preferencialmente, em ambiente diferenciado da sala de aula.

Quanto aos programas leitores de tela, assinale a alternativa correta.

  • A. Os leitores de tela são mais um meio de inclusão de pessoas cegas.
  • B. Todos os programas de voz permitem a navegação na Internet e em editores de texto, mas não acessam nenhum texto no formato “pdf”.
  • C. Ao acessar a Internet com qualquer um dos programas descritos, uma pessoa cega obtém os mesmos resultados de leitura em diferentes navegadores.
  • D. Os leitores de tela contam com os benefícios do Sistema Braille, substituindo-o.
  • E. A forma mais fácil de um cego utilizar os programas leitores de tela é clicar os ícones que deseja ouvir.

Os programas Jaws, Virtual Vision, Orca e Nvda são leitores de tela. Acerca desses programas, assinale a alternativa correta.

  • A. É importante que os programadores criem acessibilidade nos sites para que os usuários cegos possam usar os programas leitores de tela em diferentes sites com mais autonomia.
  • B. Programas leitores de tela não acessam os ambientes virtuais de aprendizagem utilizados em escolas e faculdades brasileiras.
  • C. É necessário o uso de teclado Braille para que pessoas cegas utilizem os programas leitores de tela.
  • D. As funcionalidades desses programas são as mesmas, já que leem os mesmos aplicativos.
  • E. Todos os leitores de tela mencionados são exclusivos da língua portuguesa. Textos em outras línguas devem contar com outros leitores de tela.

A respeito do soroban, assinale a alternativa correta.

  • A. O soroban não pode ser usado por pessoas cegas em avaliações, pois oferece respostas aos cálculos.
  • B. O soroban, adaptado para pessoas com deficiência visual, apresenta os numerais em relevo.
  • C. Os sorobans modernos realizam cálculos autonomamente como uma calculadora.
  • D. O soroban é um instrumento de registro das operações.
  • E. O único problema no uso do soroban é a lentidão dos cálculos, mesmo quando usado por pessoas experientes.

Para impressão em Braille, usa-se frequentemente no Brasil o programa Braille Fácil. Acerca da impressão Braille e do uso do programa Braille Fácil, assinale a alternativa correta.

  • A. A única forma de se imprimir em Braille é com o programa Braille Fácil.
  • B. Ao colar um texto de um aplicativo editor de texto, de qualquer área do conhecimento, no programa Braille Fácil, a adaptação será automática e de acordo com as Normas Técnicas para Produção de Textos em Braille.
  • C. O Braille Fácil conta com um simulador de teclado Braille.
  • D. Um inconveniente do programa Braille Fácil é que ele não possibilita a impressão de gráficos ou desenhos táteis.
  • E. Para usar o Braille Fácil no Brasil deve-se importá-lo do exterior.

De acordo com o Código Matemático Unificado, assinale a alternativa que expõe corretamente os pontos dos sinais das operações fundamentais.

  • A. Os pontos do sinal de adição são: (125)
  • B. Os pontos do sinal de subtração são: (36)
  • C. Os pontos do sinal de divisão são: (245)
  • D. Os pontos do sinal de multiplicação são: (1346)
  • E. Os pontos do sinal de mais ou menos são: (26)

A respeito dos parênteses auxiliares usados em produções matemáticas, assinale a afirmativa correta.

  • A. Os parênteses auxiliares devem ser transcritos para o Braille sempre que existirem no material original.
  • B. É necessário inserir os parênteses auxiliares mesmo quando o trecho a ser transcrito já conta com parênteses comuns.
  • C. Podem ser colocados no máximo dois parênteses auxiliares sucessivos.
  • D. Parênteses auxiliares não são usados em radicandos.
  • E. Os parênteses auxiliares são formados pelos pontos (26) para abrir e, (35) para fechar.

De acordo com o Código Matemático Unificado e com as Normas Técnicas para Produção de Textos em Braille, assinale a alternativa correta.

  • A. Os símbolos matemáticos em Braille devem ser separados por celas em branco.
  • B. Em livros de Matemática e de Ciências, em Braille, não é indicada a presença de tabelas com os sinais matemáticos utilizados e seus significados, pois são amplamente conhecidos dos usuários.
  • C. Em produções Braille que envolvem letras de outros alfabetos, recorrentes em matemática, devem-se usar similares do alfabeto da língua portuguesa, pois não há forma de escrevê-las em Braille.
  • D. Quando couberem, expressões e sentenças curtas devem ser escritas em uma só linha.
  • E. Expressões e sentenças longas devem contar com ajuste no tamanho do papel, pois não podem ser divididas em linhas diferentes.
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