Questões de Línguas Outras da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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Existem sinais exclusivos da escrita Braille. Acerca desses sinais, assinale a alternativa correta.

  • A. O sinal de número é utilizado para indicar números romanos.
  • B. O sinal de maiúscula é usado para aumentar o tamanho da cela, formando a letra maiúscula, uma letra maior que as demais.
  • C. O sinal formado pelos pontos 3 e 5, na mesma cela, é utilizado para indicar itálico, negrito ou sublinhado.
  • D. Os sinais de índices superiores e inferiores são colocados nas partes superior e inferior das celas.
  • E. O sinal formado pelos pontos 3 e 5 indica negrito e o sinal formado pelos pontos 2 e 5 indica itálico.

A respeito dos pontos empregados para formar os sinais do alfabeto, segundo a Grafia Braille em Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. O ponto 1 está presente nas letras a, b, f e g.
  • B. A letra r é formada pelos pontos 1, 4 e 6.
  • C. O ponto 6 está presente nas letras c, d e f.
  • D. A letra l e a letra v são formadas pelos mesmos pontos, exceto o ponto 4 que está presente apenas na letra v.
  • E. Todas as letras minúsculas do alfabeto, sem destaques, são formadas por duas ou mais celas.

De acordo com os sinais compostos descritos na Grafia Braille da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A. Os parênteses, o asterisco e o travessão são sinais compostos.
  • B. O ponto-e-vírgula é um sinal composto.
  • C. Todas as letras acentuadas são formadas por sinais compostos.
  • D. Utilizam-se três celas para abrir parênteses.
  • E. Utilizam-se três celas para formar as reticências.

O Braille é um meio natural de leitura e escrita das pessoas cegas. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A. Por meio do Braille, uma pessoa cega pode aprender apenas as ciências humanas e não as exatas.
  • B. A aprendizagem da correta ortografia de cada língua por uma pessoa cega é mais fácil por meio do uso das novas tecnologias que pelo Braille.
  • C. O tato humano adapta-se à aprendizagem do Braille devido ao tamanho e forma ideais da cela e dos pontos.
  • D. É indicado que o Braille não seja ensinado na alfabetização das crianças dos países mais desenvolvidos que contam com as novas tecnologias educacionais.
  • E. A leitura Braille é extremamente lenta, impossibilitando um grande volume de leitura pelos seus usuários.

A brasileira Larissa, cega, de 28 anos de idade, utiliza o Sistema Braille em português do Brasil e fala apenas a língua portuguesa, mas vai morar nos Estados Unidos.

Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que, para se comunicar em Braille na língua inglesa nos Estados Unidos, Larissa

  • A. não precisa saber a língua inglesa, apenas o sistema Braille.
  • B. deve aprender a língua inglesa e os sinais Braille utilizados nos Estados Unidos.
  • C. terá que fazer exercícios de sensibilização tátil, pois a estrutura das celas utilizadas nos dois países é diferente.
  • D. precisa apenas saber a língua inglesa já que os símbolos Braille são exatamente os mesmos nos dois países.
  • E. não conseguirá aprender o Braille usado nos Estados Unidos, pois este só se aprende na infância, na fase de alfabetização.

No que se refere ao assunto do texto e ao uso do Sistema Braille no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A. Antes da invenção do Sistema Braille as pessoas cegas já contavam com diversos meios de escrita individual.
  • B. Há uma unificação mundial das simbologias Braille que obriga todos os países a utilizarem os mesmos símbolos.
  • C. O Brasil realizou várias modificações estruturais no Sistema Braille.
  • D. Há diferentes simbologias Braille mundialmente utilizadas, mas a estrutura básica do sistema permanece a mesma.
  • E. O Brasil adota um Sistema Braille com quinze pontos por cela.

As pessoas que apresentam diferentes deficiências se organizaram no Brasil como movimento social e propõem nomenclatura utilizada atualmente para designar o grupo social do qual fazem parte. Tal nomenclatura não incorre em erro conceitual sobre deficiência nem inferioriza. Assinale a alternativa que apresenta a nomenclatura correta a esse respeito.

  • A. pessoa com deficiência
  • B. portador de deficiência
  • C. deficiente físico
  • D. inválido
  • E. portador de necessidades

Com base nos trechos da música acima e na trajetória das pessoas com deficiência na história do Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A. Nos últimos anos, a sociedade brasileira tem abandonado uma perspectiva puramente assistencialista para uma perspectiva mais social para com as pessoas com deficiência.
  • B. Certamente, a letra da música acima conta uma história fictícia sem base em acontecimentos reais, pois não há registros no Brasil de deficiências causadas por atos de violência.
  • C. É impossível tornar-se uma pessoa com deficiência furando os seus olhos como relata a letra da música.
  • D. Pessoas com deficiência não podem trabalhar.
  • E. O Brasil é exemplo de acessibilidade, pois estão disponíveis rampas, pisos táteis, sinais sonoros, materiais adaptados e intérpretes nas ruas, nas calçadas, nas escolas e demais espaços públicos.
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