Questões de Línguas Outras da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Lista completa de Questões de Línguas Outras da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O sistema ‘SignWriting’ pode ser corretamente definido como

  • A. um sistema representativo-simbólico de origem medieval, usado para registro da presença de surdos em comunidades primitivas.
  • B. um sistema representativo fonético que vem sendo utilizado para registro da língua americana falada, para que ela possa ser ensinada aos surdos brasileiros que desejam aprender um novo idioma.
  • C. uma língua padronizada e universal, utilizada desde a Antiguidade por todas as comunidades de surdos do mundo, podendo expressar movimentos, expressão facial, corporal e demais elementos da língua sinalizada.
  • D. um sistema de escrita para escrever línguas de sinais, cuja estrutura é composta de informações referentes às mãos, movimento, expressão facial e corporal da língua sinalizada.
  • E. um sistema de escrita criado e desenvolvido no Brasil, com base nos registros primitivos de comunidades surdas americanas, cuja estrutura é composta de informações referentes às mãos, movimento, expressão facial e corporal da língua sinalizada.

Assinale a alternativa que dispensa o uso dos parênteses auxiliares na transcrição para o Sistema Braille.

  • A. Três vezes x mais y sobre x menos y;
  • B. Delta é igual a b elevado ao quadrado menos quatro vezes a vezes c;
  • C. Ângulo reto DEF;
  • D. Segmento de reta AB;
  • E. Raiz quadrada de a mais b.

De acordo com a Grafia Braille para a Língua Portuguesa, modalidade braille é

  • A. A apresentação gráfica dos 64 sinais do Sistema Braille, distribuídos em sete linhas ou séries, organizadas de acordo com critérios definidos;
  • B. Uma sequência ordenada conforme a disposição das sete séries do Alfabeto Braille;
  • C. A forma específica de emprego do braille, segundo uma determinada área do conhecimento humano: Literatura, Música, Ciências, Informática, etc.;
  • D. A representação específica de acordo com uma área de conhecimento;
  • E. A escrita braille em que se representa cada caractere correspondente no sistema comum de escrita.

Hoje se sabe que há duas técnicas diferentes para o uso e a aplicação do soroban. De acordo com essa afirmativa, um dos objetivos da CBS (Comissão Brasileira de Estudo e Pesquisa do soroban) é

  • A. fundir as duas técnicas visando tornar o uso do soroban mais acessível tanto para alunos quanto para professores;
  • B. fazer um estudo comparativo dessas técnicas e selecionar, estatisticamente, aquela que oferecer maior facilidade de aprendizagem;
  • C. não considerar ainda o soroban como recurso pedagógico, visto que a maioria dos professores não possui domínio das técnicas de aplicabilidade ao utilizar esse aparelho;
  • D. organizar o currículo escolar de forma a encorajar crianças cegas congênitas a investigar mais criativamente o uso de objetos;
  • E. organizar e sistematizar as duas técnicas de uso e ensino do soroban vigentes no Brasil.

Após a Segunda Guerra Mundial, o soroban começou a ser divulgado no Brasil. Marque a alternativa que indica o responsável por este fato.

  • A. José Valesin;
  • B. Joaquim Lima de Moraes;
  • C. Fukutaro Kato;
  • D. Manoel Costa Carnayba;
  • E. Albert Joseph Asenho.

Quanto ao NVDA, é correto afirmar que

  • A. é um leitor de telas gratuito, desenvolvido no Brasil;
  • B. é um leitor de telas desenvolvido pela Freedom Scientific oferecendo suporte a vários idiomas incluindo o Português;
  • C. é um software livre e gratuito para ler tela em ambiente windows, com suporte a vários idiomas incluindo o Português;
  • D. é um sistema operacional para microcomputador, baseado no uso intensivo de síntese de voz e navegação via teclado, desenvolvido no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ);
  • E. é um software de alto custo, mas que pode ser instalado em qualquer computador, desde que seja craqueado.

Assinale a alternativa que contém uma afirmação incorreta quanto ao leitor de telas JAWS.

  • A. Na leitura de um texto, para aumentar a velocidade pressiona-se a tecla Page Up.
  • B. Na leitura de um texto para diminuir a velocidade pressiona-se a tecla Page Down.
  • C. Quando não se tratar da leitura de textos, para aumentar a velocidade pressiona-se as teclas CTRL+ALT+Page Up.
  • D. Quando não se tratar da leitura de textos, para diminuir a velocidade pressiona-se as teclas CTRL+ALT+Page Down.
  • E. Para voltar à velocidade padrão deve-se pressionar ESC.

Os pontos (25 135), (246 25) e (246 25 135) representam, respectivamente,

  • A. Seta para a esquerda, seta de duplo sentido e seta para a direita;
  • B. Seta para a esquerda, seta para a direita e seta de duplo sentido;
  • C. Seta para a direita, seta de duplo sentido e seta para a esquerda;
  • D. Seta de duplo sentido, seta para a direita e seta para a esquerda;
  • E. Seta para a direita, seta para a esquerda e seta de duplo sentido.

Os parênteses auxiliares não têm correspondentes no sistema comum de escrita. É um recurso próprio do Sistema Braille. Marque a alternativa que precisa do uso dos parênteses auxiliares na transcrição.

  • A. Raiz cúbica de quatro vezes x mais oito;
  • B. Zero vírgula quinhentos e cinquenta e cinco reticências;
  • C. X elevado a sétima potência;
  • D. Y sobre nove;
  • E. Seis sobre x.

No Sistema Braille, os parênteses são utilizados nos contextos literário, matemático e informático. Marque a alternativa em que aparecem os pontos correspondentes aos parênteses utilizados na Matemática.

  • A. (12356, 23456);
  • B. (5 126) (5 345);
  • C. (126 3) (6 345);
  • D. (126) (345);
  • E. (5 12356) (5 23456).
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...