Questões de Matemática

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Observe e analise as duas formas geométricas apresentadas nos geoplanos  e , abaixo.

Assinale a alternativa que corresponde respectivamente à forma algébrica de e a solução da forma algébrica de .

  • A. 2x2 – 4x e {0,2}
  • B. x2 + 4x e {0,4}
  • C. x2 + 4x + 4 e {0, –4}
  • D. x2 + 4x + 4 e {2,0}
  • E. 4x2 + 4 e {0, -2}

Durante o trabalho num campo de flores, uma abelha operária disse a outra: "Se eu te passar um dos potes de pólen que carrego, ficaremos com cargas iguais; mas, se você me passar um dos potes que carrega, minha carga ficará sendo o dobro da sua". Supondo que todos os potes sejam iguais, se a quantidade de potes carregados pela primeira abelha é P e pela segunda abelha é Q, quanto vale o produto (P.Q)?

  • A.

    12

  • B.

    20

  • C.

    30

  • D.

    32

  • E.

    35

Uma função polinomial do segundo grau () x f tem seus zeros nos pontos 1 = x e 5 = x e coeficiente do termo de maior grau unitário. Nessas condições podemos afirmar que:

  • A.

    f (x) = x2 − 5x − 6 .

  • B.

    f (x) = x2 + 6x + 5.

  • C.

    f (x) = x2 − 5x + 6

  • D.

    f (x) é máxima para x = 3 .

  • E.

    f (x) é mínima para x = 3 .

As informações abaixo devem ser utilizadas para responder às questões 48 e 49.

 

O número aproximado de áreas concedidas para minério de ferro que se encontram em atividade é:

  • A. 97
  • B. 123
  • C. 154
  • D. 154
  • E. 194

Um estacionamento com cinco andares tem capacidade para 480 vagas, igualmente distribuídas por cada um dos andares.

Sabe-se que às 10 horas de ontem estavam ocupadas  das vagas do primeiro andar; metade das vagas do segundo andar; das vagas do terceiro andar; das vagas do quarto andar e das vagas do quinto andar. O número de vagas disponível no estacionamento neste horário foi de:

  • A.

    135

  • B.

    204

  • C.

    225

  • D.

    255

  • E.

    276

Qual o número natural que é equivalente a 30 000 + 5 000 + 70 + 9?

  • A.

    3 579.

  • B.

    30 579.

  • C.

    35 709.

  • D.

    35 079.

  • E.

    35 790.

A identificação de padrões e regularidades é fundamental para que o aprendiz inicie processos de generalização. Com esse objetivo, uma professora propõe aos seus alunos uma atividade (jogo de palavras) intitulada "você fala um número e eu respondo outro". Fazendo o registro do jogo em forma de tabela, no final, os alunos deverão descobrir o que ela pensou para modificar os números. Supondo que as tabelas abaixo representem três formas de jogos de palavras propostas, assinale a alternativa que corresponde respectivamente as suas leis genéricas de transformação dos números das tabelas 1, 2 e 3:

  • A. n - 1, 5n + 1, n2 - 4
  • B.

    2n2 - 2,

  • C.

    n2 - 1, 4n + 6,

  • D. 2n - 2, n2 - 1,
  • E. 2n - 2, n2 - 1,

Helena tem hoje o dobro da idade de seu filho. Há 10 anos a sua idade era o quádruplo da idade de seu filho. Helena tem hoje:

  • A. 30 anos.
  • B. 45 anos.
  • C. 50 anos
  • D. 80 anos.

                                        

Dado o cubo ABCDEFGH de arestas medindo 1, pode-se afirmar que a distância entre:

  • A. um ponto do segmento BE e um ponto do segmento DH é sempre maior que 1.
  • B. um ponto do segmento BE e um ponto do segmento BH é sempre maior que 0.
  • C. um ponto do segmento CD e um ponto do segmento EF é sempre maior que 1
  • D. os pontos G e D é 1.
  • E. os pontos A e H é igual à distância entre B e C.

Num dia de outono, em certa cidade da Região Sudeste, o sol nasceu às 6h 9min e se pôs às 17h 31min. Num determinado instante, o tempo decorrido desde o nascer do sol era igual ao tempo que faltava para o pôr do sol. Esse instante ocorreu às:

  • A. 11h 50min
  • B. 11h 38min
  • C. 11h 22min
  • D. 10h 28min
  • E. 9h 38min
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