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Amanda utiliza pequenas caixas retangulares, de dimensões 20 cm por 20 cm por 4 cm, para embalar as trufas de chocolate que fabrica em sua casa. As trufas são redondas, tendo a forma de bolas (esferas) de 4 cm de diâmetro. Considerando que as caixas devem ser tampadas, a máxima quantidade de trufas que pode ser colocada em uma caixa desse tipo é igual a
Matemática - Progressões/Sequências - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
Admita que a regularidade observada nos cinco primeiros elementos da sequência 2, 6, 10, 14, 18, ... mantenha-se para os números seguintes. Assim, é correto afirmar que a soma dos cem primeiros números dessa sequência é:
Matemática - Trigonometria - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
O foco da parábola de equação (y 5)2 = 2 (x + 1) é o ponto:
Um laboratório de produtos farmacêuticos possui cinco geradores que mantêm o funcionamento dos equipamentos mesmo quando há falta de energia elétrica. A partir do momento em que o fornecimento de energia é interrompido, esses geradores são ativados, operando em forma de revezamento por períodos de tempo diferentes, conforme sua capacidade. A tabela mostra o sistema de revezamento nas primeiras 24 horas após a queda de energia.
O ciclo de revezamento descrito repete-se a cada 24 horas, até que a energia seja restabelecida. Suponha que o fornecimento de energia elétrica tenha sido interrompido por 15 dias seguidos. O gerador que estava em funcionamento 307 horas após a queda de energia era o gerador
Matemática - Geometria - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
Matemática - Trigonometria - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Considere as circunferências C1 : x2 4y + 2x + y2 4 = 0 e C2 : x2 6x + y2 = 5. Essas circunferências, em relação à posição relativa entre si, são:
Em uma escola de 100 alunos, há três recuperações durante o ano, sendo uma em cada trimestre. Em certo ano, 55 alunos ficaram em recuperação no 1o trimestre, 48 no 2o e 40 no 3o. Somente com esses dados, é correto concluir que naquele ano, necessariamente,
Matemática - Sistemas Lineares - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Matemática - Aritmética e Algebra - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
A Secretaria de Estado da Cultura iria distribuir 19 500 livros igualmente entre x bibliotecas. No entanto, 6 dessas bibliotecas deixaram de receber, pois já haviam recebido livros da prefeitura. Desse modo, as que ganharam os livros da Secretaria de Estado da Cultura receberam 225 livros a mais do que receberiam, caso os livros fossem divididos entre todas as bibliotecas indicadas inicialmente.
Uma equação que permite determinar o número x é:{TITLE}
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