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8 Tendo em vista que a história da matemática, juntamente com outros recursos didáticos e metodológicos, pode constituir importante recurso pedagógico no processo de ensinoaprendizagem dessa disciplina, julgue os itens a seguir.
A história da matemática é fonte de motivação para o ensino-aprendizagem dessa disciplina; ela leva a uma mudança qualitativa que se traduz na passagem de um enfoque mecanicista para um enfoque cognitivo.
Uma obra foi concluída em 45 dias, trabalhandose 6 horas por dia. Se a carga horária de trabalho fosse aumentada para 8 horas por dia, essa obra seria concluída em
O produto das raízes da equação 4x2 10x = 9 é igual a:
2,25;
0,50;
1,25;
4,50;
5,00.
Matemática - Cálculo Aritmético - Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas IMES (CAIPIMES) - 2008
O auxiliar, prestando serviço de mensageiro, tinha a seu encargo a entrega de 378 mensagens de Páscoa no endereço de usuários da empresa. O prazo máximo estipulado para a entrega era de 27 dias, mas, se conseguisse entregar em menos de 10 dias, ganharia um bônus. Para ganhar esse bônus o funcionário teria de entregar, no mínimo, _______ de mensagens por dia.
8 Tendo em vista que a história da matemática, juntamente com outros recursos didáticos e metodológicos, pode constituir importante recurso pedagógico no processo de ensinoaprendizagem dessa disciplina, julgue os itens a seguir.
A história da matemática é um instrumento de resgate da identidade cultural da comunidade escolar, constituindo um veículo de informação para estudantes e professores.
O Carnaval é uma festa pagã comemorada sempre às terças-feiras. Esta comemoração ocorre sempre 47 dias antes do domingo de Páscoa. Por sua vez, a Páscoa é comemorada no primeiro domingo de lua cheia posterior ao dia 21 de março. A seguir, vêem-se o calendário e a tabela das fases da lua para o primeiro semestre do ano de 2009.
Segundo as informações acima, no ano de 2009, a terça-feira de Carnaval será comemorada no dia
10 de fevereiro
17 de fevereiro
24 de fevereiro
3 de março
10 de março
Matemática - Cálculo Aritmético - Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas IMES (CAIPIMES) - 2008
O auxiliar sempre encontra objetos perdidos no seu local de trabalho que anota numa caderneta antes de entregálos ao seu chefe. Na segunda-feira encontrou 14 objetos esquecidos; na terça-feira encontrou a metade do dia anterior; na quarta-feira encontrou o dobro do dia anterior; na quinta-feira não houve expediente e na sexta-feira ficaram completas 4 dúzias de objetos encontrados. Foram esquecidos mais objetos:
Em um parque de diversões, cada vagão do trem-fantasma possui exatamente 3 lugares. Pretende-se ocupar os lugares desses vagões de tal forma que, em cada vagão, haja um homem adulto, uma mulher adulta e uma criança. Para isso, estão disponíveis x homens adultos, y mulheres adultas e z crianças. Nestas condições, será possível preencher no máximo
x vagões, se x é maior do que y e maior do que z.
x vagões, se x é menor do que y e menor do que z.
y vagões, se x é maior do que y e maior do que z.
z vagões, se x é menor do que y e menor do que z.
z vagões, se x é maior do que y e maior do que z.
Matemática - Cálculo Aritmético - Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas IMES (CAIPIMES) - 2008
A cada duas horas-extras trabalhada o auxiliar ganha meio período de folga. Durante a semana ele trabalhou 8 horas-extras. Tendo encerrado o expediente no sábado e, para aproveitar as folgas que conquistou emendando com o domingo, ele poderá retornar ao trabalho apenas no:
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Durante três dias o auxiliar fez vistoria e manutenção nas peças hidráulicas de 20 sanitários sob sua responsabilidade. No primeiro dia dedicou-se a 4 deles que apresentavam problemas; no segundo dia conseguiu verificar o dobro do dia anterior mais 2 sanitários e, no terceiro dia, completou a tarefa verificando os ___ sanitários restantes.
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