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As medidas dos ângulos assinalados na figura a seguir formam uma progressão aritmética. Então necessariamente, um deles sempre mede:
86°;
100°;
104°;
108°.
Suponha uma estátua de altura h sobre um pedestal de altura p. Um homem de altura m (m < p) enxerga do pé ao topo da estátua sob um ângulo α, que varia de acordo com a distância d entre o homem e a base do pedestal. Com geometria elementar pode-se demonstrar que a medida d para que o ângulo de visão α seja o maior possível é dada pela fórmula .
Sabe-se que a estátua do Cristo Redentor, eleita uma das novas sete maravilhas do mundo, tem altura de 30 m (da cabeça aos pés) e seu pedestal mede 8 m.
Admitindo-se um observador de 1,78 m (adote 1,78 = 23 − 15 2 ), a medida d, em metros, para que seu ângulo α de visão do Cristo Redentor seja o maior possível, é igual a
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Joana repartiu 29 balas entre seus 4 irmãos. Deu a mesma quantidade de balas para cada um, sobrando ainda 5 balas. Quantas balas cada um recebeu?
Segundo os PCN-Matemática para o 3º e 4º ciclos do ensino fundamental, os sistemas de representação plana das figuras espaciais − domínio das representações gráficas são objetos de estudo do espaço e das formas. A esses objetos corresponde uma habilidade a ser desenvolvida no processo de aprendizagem que é a de
operar com números reais, que representam medidas.
resolver equações e inequações do 1º grau.
localizar um ponto num plano, a partir de uma distância e um ângulo.
analisar a proporcionalidade existente nas escalas de mapas.
codificar e decodificar desenhos.
O número total de hambúrgueres vendidos por uma cadeia de lanchonetes está aumentando exponencialmente. Se 4 bilhões de sanduíches foram vendidos em 1995 e 12 bilhões foram vendidos no ano 2000, quantos serão vendidos em 2005?
O fiscal de segurança de uma empresa anda, diariamente, 1.200m. Após 5 dias de trabalho seguidos, terá percorrido:
6.000 km
0,6 km
6 km
60 km
600 km
A simetria no plano, em relação a uma reta, ou a composição de simetrias (translação e rotação) pode se constituir num ponto de partida para o aprendizado do conceito de congruência, pois a simetria é uma transformação no plano euclidiano que
a cada ponto de uma figura associa um ou mais pontos do plano, que formarão a figura transformada.
mantém as medidas dos ângulos, mas não as medidas lineares nas figuras que são transformadas.
mantém as medidas lineares, mas não as dos ângulos nas figuras que são transformadas.
mantém o tamanho e a forma das figuras que são transformadas.
permite obter uma figura ampliada ou reduzida a partir de outra figura dada.
O piso de uma sala que mede 5m de largura por 7m de comprimento será revestido de lajotas. Sabendo-se que são necessárias 25 lajotas para cada metro quadrado de piso, o número mínimo de lajotas para revestir essa sala será:
785
655
825
765
875
O trabalho com a idéia de área e decomposição de figuras pode favorecer a aprendizagem de algumas regras operacionais da álgebra. Observe a figura abaixo.
Uma igualdade algébrica que pode ser explorada, no contexto proposto, através dessa figura é
(x + y) (x + 2y) − 2y² = x² + 3xy
(x + 2y) (2x + y) − 2y² = 2x² + 5xy
(2x + y)² = 4x² + 4xy + y²
(2x − y)² = 4x² − 4xy + y
x² − y² = (x − y) (x + y)
Vera não trabalha na cidade onde mora. A distância entre a sua casa e o seu local de trabalho é de 36 km. Ela já percorreu um terço da distância. Quantos quilômetros faltam para chegar ao trabalho?
18 km
12 km
24 km
23 km
26 km
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