Lista completa de Questões de Matemática Financeira do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Matemática Financeira - Rendas Certas, Séries Financeiras ou Anuidades - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Ernesto, proprietário da firma Entregas Rápidas, alienou, por R$ 15.000,00, três motocicletas, adquiridas dois anos antes. Outra motocicleta, adquirida junto com as demais, sofreu um acidente e tornou-se um bem imprestável. O valor médio de mercado de cada uma dessas motocicletas, na data da alienação, é R$ 4.500,00, valor igual ao custo de aquisição.
Com base nessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
Em conseqüência desses fatos, o resultado financeiro da empresa foi reduzido em R$ 3.000,00.
Matemática Financeira - Rendas Certas, Séries Financeiras ou Anuidades - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
ulgue os itens seguintes.
Um imóvel é vendido com uma entrada de R$ 12.500,00 e mais 6 prestações mensais, sucessivas e fixas, de R$ 12.500,00 com a 1.ª vencendo 1 mês após a entrada. A taxa de juros compostos do financiamento é de 5% ao mês. Assumindo que (1,05) -6 = 0,75 e que o preço à vista do imóvel é de R$ 80.000,00, então a melhor alternativa para o comprador seria a compra à vista.
Matemática Financeira - Rendas Certas, Séries Financeiras ou Anuidades - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Um bônus possui valor nominal de US$ 1,000.00 e contém quatro cupons semestrais de US$ 50.00 cada, sendo que o primeiro cupom vence ao fim de seis meses, e assim sucessivamente, até que, junto com o quarto cupom, o comprador do bônus recebe o valor nominal do bônus de volta, obtendo assim uma remuneração nominal de 5% ao semestre em sua aplicação de capital. Abstraindo custos administrativos e comissões, calcule o deságio necessário sobre o valor nominal do bônus para que a aplicação de compra do bônus produza um ganho real de 6% ao semestre.
3%
3,196%
3,465%
5%
6,21%
Julgue os itens subseqüentes.
Considere que uma conta de energia elétrica, no valor de R$ 78,00, não foi paga até a data do seu vencimento. Após o vencimento, essa conta passou para R$ 84,00. Nesse caso, o percentual de aumento foi superior a 8%.
Suponha que um comitê científico do CNPq seja composto por diversos consultores igualmente eficientes e que uma equipe formada por 4 desses consultores analisa 14 pedidos de auxílio à pesquisa em 6 horas diárias de trabalho. Acerca dessa situação, julgue os itens seguintes.
Se o número de horas trabalhadas por dia for aumentado para 9, então, mantendo-se as mesmas condições de trabalho e de produtividade, uma equipe de 4 consultores analisará, em um dia, mais de 22 pedidos de auxílio.
Suponha que um comitê científico do CNPq seja composto por diversos consultores igualmente eficientes e que uma equipe formada por 4 desses consultores analisa 14 pedidos de auxílio à pesquisa em 6 horas diárias de trabalho. Acerca dessa situação, julgue os itens seguintes.
Nas mesmas condições de trabalho e de produtividade, em um dia, trabalhando durante 6 horas, uma equipe de 6 desses consultores analisa mais de 22 pedidos de auxílio.
Considerando as informações da indústria KLYX apresentadas na tabela acima, relativas ao ano de 2003, julgue os itens a seguir.
A quantidade encontrada no ponto de equilíbrio contábil da indústria KLYX será inferior à quantidade encontrada no ponto de equilíbrio econômico.
Considerando as informações da indústria KLYX apresentadas na tabela acima, relativas ao ano de 2003, julgue os itens a seguir.
Para se chegar a uma margem líquida de 20%, 6.000 unidades deverão ser vendidas.
A Cia. de Ferro Ferrugem vende 2.500 unidades/mês de lingotes de ferro, ao preço unitário de R$ 20,00. Com uma redução no preço unitário de 20% a empresa espera ter um aumento de 15,2% no faturamento mensal. Nessas condições, pode-se afirmar que
A empresa venderá no mercado 2000 unidade/mês.
A empresa terá um prejuízo no faturamento mensal de R$ 7.600,00.
A quantidade de unidades vendidas/mês terá um aumneto de 44%.
a redução de preço implicará em um acréscimo de 500 unidades vendidas.
o faturamento mensal da empresa sofrerá também uma redução de 20%.
Para trabalhar o conceito de proporcionalidade dentro de um contexto próximo do universo da criança, o professor pode utilizar-se do modelo da "bicicleta" com a idéia da transmissão do movimento da coroa para a catraca.
A criança pedala fazendo girar a coroa; uma correia se move e faz girar a catraca ligada à roda; a roda gira e a bicicleta se move. Como a medida do diâmetro da coroa é diferente da medida do diâmetro da catraca, cada volta na coroa não implica em uma volta na catraca. Já a catraca e a roda giram na mesma freqüência, isto é, uma volta na catraca significa uma volta na roda.
Numa bicicleta a medida do diâmetro da coroa é igual a 15 cm e a medida do diâmetro da catraca é igual a 6 cm. Se, ao pedalar esta bicicleta, uma criança girar 12 vezes a coroa, quantas vezes girará, em correspondência, a catraca?
30
24
15
7,5
4,8
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