Questões de Matemática Financeira do ano 2004

Lista completa de Questões de Matemática Financeira do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

 

Considerando o texto acima e o tema por ele abordado, julgue os itens a seguir.

Se os gastos, em reais, com previdência, justiça, seguro e infra-estrutura correspondem, respectivamente, a 25%, 20%, 15% e 10% do "custo social de R$ 5,3 bilhões", citado no texto, então os gastos com saúde, previdência, justiça, seguro e infra-estrutura formam, nessa ordem, uma progressão aritmética de razão igual a R$ 265 milhões.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

 

Considerando o texto acima e o tema por ele abordado, julgue os itens a seguir.

Considerando que, de janeiro a julho de 2003, o gasto total do SUS "com internações por causas externas, resultantes de acidentes e violência em geral" tenha sido entre R$ 2 bilhões e R$ 2,5 bilhões, é correto concluir que a parte desse gasto que foi consumida pelos acidentes de trânsito foi superior a R$ 500 milhões e inferior a R$ 1,1 bilhão.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

 

Considerando o texto acima e o tema por ele abordado, julgue os itens a seguir.

Supondo que, em 2004, o gasto com cada um dos itens saúde, previdência, justiça, seguro e infra-estrutura seja reduzido em 10%, é correto concluir que o gasto total com o conjunto desses itens, em 2004, será superior a R$ 4,8 bilhões.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

 

Considerando o texto acima e o tema por ele abordado, julgue os itens a seguir.

Do "custo social de R$ 5,3 bilhões por ano" mencionado no texto, R$ 1,59 bilhões foram gastos com saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

Além das perdas de vidas, o custo financeiro das guerras é astronômico. Por exemplo, um bombardeiro B-2, utilizado pela força aérea norte-americana na guerra do Iraque, tem um custo de R$ 6,3 bilhões. Se esse dinheiro fosse utilizado para fins sociais, com ele seria possível a construção de várias casas populares, escolas e postos de saúde. No Brasil, o custo de construção de uma casa popular, dependendo da sua localização, varia entre R$ 18 mil e R$ 22 mil. O custo de construção de uma escola adicionado ao de um posto de saúde equivale ao custo de construção de 20 casas populares. Além disso, o total de recursos necessários para a construção de duas casas populares e de dois postos de saúde é igual ao custo de construção de uma escola. Com base nesses dados e considerando que o governo brasileiro disponha de um montante, em reais, igual ao custo de um bombardeiro B-2 para a construção de casas populares, escolas ou postos de saúde, julgue os itens que se seguem.

O montante mencionado seria suficiente para a construção de 200.000 casas populares, 10.000 postos de saúde e 10.000 escolas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Além das perdas de vidas, o custo financeiro das guerras é astronômico. Por exemplo, um bombardeiro B-2, utilizado pela força aérea norte-americana na guerra do Iraque, tem um custo de R$ 6,3 bilhões. Se esse dinheiro fosse utilizado para fins sociais, com ele seria possível a construção de várias casas populares, escolas e postos de saúde. No Brasil, o custo de construção de uma casa popular, dependendo da sua localização, varia entre R$ 18 mil e R$ 22 mil. O custo de construção de uma escola adicionado ao de um posto de saúde equivale ao custo de construção de 20 casas populares. Além disso, o total de recursos necessários para a construção de duas casas populares e de dois postos de saúde é igual ao custo de construção de uma escola. Com base nesses dados e considerando que o governo brasileiro disponha de um montante, em reais, igual ao custo de um bombardeiro B-2 para a construção de casas populares, escolas ou postos de saúde, julgue os itens que se seguem.

O montante citado seria suficiente para se construir 100.000 casas populares e 30.000 postos de saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

Além das perdas de vidas, o custo financeiro das guerras é astronômico. Por exemplo, um bombardeiro B-2, utilizado pela força aérea norte-americana na guerra do Iraque, tem um custo de R$ 6,3 bilhões. Se esse dinheiro fosse utilizado para fins sociais, com ele seria possível a construção de várias casas populares, escolas e postos de saúde. No Brasil, o custo de construção de uma casa popular, dependendo da sua localização, varia entre R$ 18 mil e R$ 22 mil. O custo de construção de uma escola adicionado ao de um posto de saúde equivale ao custo de construção de 20 casas populares. Além disso, o total de recursos necessários para a construção de duas casas populares e de dois postos de saúde é igual ao custo de construção de uma escola. Com base nesses dados e considerando que o governo brasileiro disponha de um montante, em reais, igual ao custo de um bombardeiro B-2 para a construção de casas populares, escolas ou postos de saúde, julgue os itens que se seguem.

Com o montante referido, seria possível construir, no máximo, 25.000 escolas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Além das perdas de vidas, o custo financeiro das guerras é astronômico. Por exemplo, um bombardeiro B-2, utilizado pela força aérea norte-americana na guerra do Iraque, tem um custo de R$ 6,3 bilhões. Se esse dinheiro fosse utilizado para fins sociais, com ele seria possível a construção de várias casas populares, escolas e postos de saúde. No Brasil, o custo de construção de uma casa popular, dependendo da sua localização, varia entre R$ 18 mil e R$ 22 mil. O custo de construção de uma escola adicionado ao de um posto de saúde equivale ao custo de construção de 20 casas populares. Além disso, o total de recursos necessários para a construção de duas casas populares e de dois postos de saúde é igual ao custo de construção de uma escola. Com base nesses dados e considerando que o governo brasileiro disponha de um montante, em reais, igual ao custo de um bombardeiro B-2 para a construção de casas populares, escolas ou postos de saúde, julgue os itens que se seguem.

Com esse montante, seria possível construir mais de 280.000 casas populares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos ensinamentos dos autores de matemática financeira, de administração financeira e de contabilidade financeira, no que se refere à taxa interna de retorno, ao valor presente líquido de um fluxo de caixa e à decisão de investimentos e financiamento, julgue os itens a seguir.

As empresas estabelecem uma estrutura de capital ótima, ou alvo (ou ao menos uma faixa) e, ao longo do tempo, financiam de acordo com esse alvo. Entretanto, nem sempre conseguem esse objetivo, devido, principalmente, aos custos de emissão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos ensinamentos dos autores de matemática financeira, de administração financeira e de contabilidade financeira, no que se refere à taxa interna de retorno, ao valor presente líquido de um fluxo de caixa e à decisão de investimentos e financiamento, julgue os itens a seguir.

Nas decisões de investimento, sob a ótica dos fluxos de caixa futuros, devem ser dimensionadas todas as movimentações operacionais efetivas de caixa, exceto o imposto de renda, associadas a cada alternativa de investimento em consideração.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...