Lista completa de Questões de Matemática do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Matemática - Trigonometria - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2003
Com três segmentos de comprimentos iguais a 10 cm, 12 cm e 23 cm:
É possível formar apenas um triângulo acutângulo.
É possível formar apenas um triângulo obtusângulo.
É possível formar apenas um triângulo retângulo.
Não é possível formar um triângulo.
Na Matemática, o conceito de função é freqüentemente utilizado para a modelagem de situações-problema reais. Com respeito a funções tradicionais e bem conhecidas, julgue os itens subseqüentes.
Sabendo que tg = , então a altura do muro representado na figura abaixo é igual a 3 m.
Matemática - Sistemas Lineares - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2003
Um retângulo tem 21 cm de perímetro e 20 cm2 de área. Quanto medem seus lados?
Matemática - Sistemas Lineares - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2003
Um volume de 1200 ml de água foi distribuído igualmente em certo número de copos. Depois, de novo com 1200 ml de água, fez-se a mesma coisa, mas foram colocados 50 ml de água a menos por copo, e por isso foram necessários mais 2 copos. Em quantos copos a água foi distribuída da primeira vez?
7 copos.
6 copos.
8 copos.
10 copos.
Matemática - Sistemas Lineares - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2003
O número 310 está dividido em três parcelas de tal maneira que a segunda parcela é igual a da primeira e a terceira é igual a da segunda. Qual é o valor da menor das parcelas?
Na revista da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional de Passageiros (ABRATI), de março de 2002, foi publicada a tabela abaixo, que traz o número de mortes ocorridas na Rodovia Presidente Dutra, que liga a cidade do Rio de Janeiro à capital paulista, entre os anos de 1997 e 2000.
De acordo com um conhecido método da Matemática, denominado Método dos Quadrados Mínimos (MQM), esses valores podem ser ajustados (modelados) por uma função linear da forma f(t) = at + b. O ajuste da função, com os dados fornecidos na tabela, está esboçado no gráfico a seguir.
Para se conhecer os números reais a e b que definirão a função linear f(t) será necessário resolver o seguinte sistema de equações lineares, segundo o MQM:
Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.
Considerando a = -67 e b = 437, conclui-se que o número de mortes no ano 2002 deve ter sido menor que 120.
Na revista da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional de Passageiros (ABRATI), de março de 2002, foi publicada a tabela abaixo, que traz o número de mortes ocorridas na Rodovia Presidente Dutra, que liga a cidade do Rio de Janeiro à capital paulista, entre os anos de 1997 e 2000.
De acordo com um conhecido método da Matemática, denominado Método dos Quadrados Mínimos (MQM), esses valores podem ser ajustados (modelados) por uma função linear da forma f(t) = at + b. O ajuste da função, com os dados fornecidos na tabela, está esboçado no gráfico a seguir.
Para se conhecer os números reais a e b que definirão a função linear f(t) será necessário resolver o seguinte sistema de equações lineares, segundo o MQM:
Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.
Resolvendo o sistema (I), obtém-se para b um valor menor que 437.
Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
A soma e o produto das quantidades de horas trabalhadas por um empregado em dois dias consecutivos são, respectivamente, iguais a 14 e 48. Ele trabalhou mais no primeiro dia que no segundo. Nessa situação, o número de horas trabalhadas no segundo dia é igual a do número de horas trabalhadas no primeiro dia.
Usando dois tipos de bronze, um com 62% e o outro com 70% de cobre, pretende-se obter uma tonelada de um novo tipo de bronze com exatamente 65% de cobre. Para isto deve-se usar:
700 quilos do primeiro tipo e 300 quilos do segundo
725 quilos do primeiro tipo e 275 quilos do segundo
625 quilos do primeiro tipo e 375 quilos do segundo
650 quilos do primeiro tipo e 350 quilos do segundo
800 quilos do primeiro tipo e 200 quilos do segundo
Se um produtor de café misturar 2 kg de café em pó do tipo I com 3 kg de café do tipo II ele obtém uma mistura cujo preço é de R$ 4,80 o quilograma. Ao misturar 3 kg de café em pó do tipo I com 2 kg de café do tipo II, a nova mistura custará R$ 5,20 o quilograma. O preço do quilograma de café do tipo I e do tipo II são respectivamente:
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