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A professora da turma de Joana distribuiu para cada grupo de 4 alunos um quadrado de 12 cm de lado, para representar o piso de uma sala; uma coleção de quadrados de 2 cm de lado; e um pedaço de barbante com 2 cm de comprimento. Nesse contexto a professora irá trabalhar os conceitos de:
razão e proporção;
fração e número decimal;
área e perímetro;
volume e capacidade;
retângulo e triângulo.
A figura geométrica JKLM tem seus vértices no plano cartesiano com as seguintes coordenadas: J (0, - 2), K (1, - 3), L (1, 2) e M (0, 0). A área dele é:
7;
7/2;
7/3;
7/4;
7/5.
Um triângulo retângulo tem os lados medindo 5 cm, 12 cm e 13 cm. O volume do sólido gerado pela rotação completa em torno do cateto menor é igual a:
124
p cm³ ;128 p cm³ ;
O triângulo retângulo ABC é reto no vértice A, o ângulo C mede 30º, a hipotenusa BC mede a e o segmento AM é mediana relativa à hipotenusa. Por um ponto N, exterior ao triângulo, traçam-se os segmentos BN paralelo à AM e AN paralelo à BM. A área do quadrilátero AMBN é:
Um triângulo equilátero tem como medida de lado 6 cm. Com a união dos pontos médios de seus lados, obtém-se um novo triângulo equilátero. Unindo-se os pontos médios do novo triângulo, obtém-se outro triângulo equilátero, e assim sucessivamente. A soma dos perímetros de todos os triângulos equiláteros citados é:
72;
54;
36;
48;
24.
Dentre as alternativas abaixo, qual contém o valor que mais se aproxima da medida do lado AB do triângulo ABC da figura?
Leia os dois textos abaixo.
"Sendo a Geometria um ponto de encontro entre a matemática como teoria e a matemática como um recurso, ela é um caminho para desenvolver o pensamento e a compreensão para alcançar o nível mais alto de uma teoria formal. Somente quando essa perspectiva é atingida, a noção de estrutura matemática faz sentido."
(Fainguelernt, 1993; Herskowitz, 1994)
"É importante ressaltar que esses dois aspectos � citados no texto anterior � estão ligados, uma vez que para compreender a geometria como estrutura lógica é necessário ter alcançado alguns níveis da Geometria como ciência do espaço."
(Fainguelernt, 1993)
A partir desses textos, pode-se dizer corretamente que
o estudo da Geometria é o único caminho para atingir um alto nível de teoria formal.
é suficiente alcançar alguns níveis da Geometria como ciência do espaço para compreendê-la como estrutura lógica.
a Geometria, como ciência empírica, não pode ser compreendida como estrutura lógica.
um dos caminhos para atingir a noção da estrutura matemática é o estudo da Geometria.
os dois aspectos da Matemática apontados no texto são independentes na obtenção de um alto nível de teoria formal.
A área do retângulo ABCD é 48 cm2. O valor da área do paralelogramo BIDU, em cm2, é igual a
A Geometria é a exploração do espaço, e grande parte das crianças já chega à escola com algumas idéias desenvolvidas: dentro, fora, em cima, embaixo etc. Os objetos tridimensionais têm semelhanças e diferenças (cubo, pirâmide, cilindro, esfera, paralelepípedo). O professor poderá fazer a passagem do espaço tridimensional para o espaço bidimensional utilizando a:
construção de maquetes;
modelagem de caixas;
construção de carrinhos;
observação de esculturas;
planificação dos objetos.
Um quadro tem área igual a 100 cm2. Um outro quadrado, cujo lado tem o dobro da medida daquele, terá área de:
400 cm2
900 cm2
1 600 cm2
200 cm2
300 cm2
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