Questões de Matemática do ano 2003

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A professora da turma de Joana distribuiu para cada grupo de 4 alunos um quadrado de 12 cm de lado, para representar o piso de uma sala; uma coleção de quadrados de 2 cm de lado; e um pedaço de barbante com 2 cm de comprimento. Nesse contexto a professora irá trabalhar os conceitos de:

  • A.

    razão e proporção;

  • B.

    fração e número decimal;

  • C.

    área e perímetro;

  • D.

    volume e capacidade;

  • E.

    retângulo e triângulo.

A figura geométrica JKLM tem seus vértices no plano cartesiano com as seguintes coordenadas: J (0, - 2), K (1, - 3), L (1, 2) e M (0, 0). A área dele é:

  • A.

    7;

  • B.

    7/2;

  • C.

    7/3;

  • D.

    7/4;

  • E.

    7/5.

Um triângulo retângulo tem os lados medindo 5 cm, 12 cm e 13 cm. O volume do sólido gerado pela rotação completa em torno do cateto menor é igual a:

  • A.

    124 p cm³ ;

  • B. 280 p cm³ ;
  • C.  240 p cm³ ;
  • D.

      128 p cm³ ;

  • E. 160 p cm³ .

O triângulo retângulo ABC é reto no vértice A, o ângulo C mede 30º, a hipotenusa BC mede a e o segmento AM é mediana relativa à hipotenusa. Por um ponto N, exterior ao triângulo, traçam-se os segmentos BN paralelo à AM e AN paralelo à BM. A área do quadrilátero AMBN é:

  • A.  
  • B.  
  • C.  
  • D.  
  • E.  

Um triângulo equilátero tem como medida de lado 6 cm. Com a união dos pontos médios de seus lados, obtém-se um novo triângulo equilátero. Unindo-se os pontos médios do novo triângulo, obtém-se outro triângulo equilátero, e assim sucessivamente. A soma dos perímetros de todos os triângulos equiláteros citados é:

  • A.

    72;

  • B.

    54;

  • C.

    36;

  • D.

    48;

  • E.

    24.

Dentre as alternativas abaixo, qual contém o valor que mais se aproxima da medida do lado AB do triângulo ABC da figura?

  • A. 9km
  • B. 12km
  • C. 18 km
  • D. 19 km
  • E. 20 km

Leia os dois textos abaixo.

"Sendo a Geometria um ponto de encontro entre a matemática como teoria e a matemática como um recurso, ela é um caminho para desenvolver o pensamento e a compreensão para alcançar o nível mais alto de uma teoria formal. Somente quando essa perspectiva é atingida, a noção de estrutura matemática faz sentido."

(Fainguelernt, 1993; Herskowitz, 1994)

"É importante ressaltar que esses dois aspectos � citados no texto anterior � estão ligados, uma vez que para compreender a geometria como estrutura lógica é necessário ter alcançado alguns níveis da Geometria como ciência do espaço."

(Fainguelernt, 1993)

A partir desses textos, pode-se dizer corretamente que

  • A.

    o estudo da Geometria é o único caminho para atingir um alto nível de teoria formal.

  • B.

    é suficiente alcançar alguns níveis da Geometria como ciência do espaço para compreendê-la como estrutura lógica.

  • C.

    a Geometria, como ciência empírica, não pode ser compreendida como estrutura lógica.

  • D.

    um dos caminhos para atingir a noção da estrutura matemática é o estudo da Geometria.

  • E.

    os dois aspectos da Matemática apontados no texto são independentes na obtenção de um alto nível de teoria formal.

A área do retângulo ABCD é 48 cm2. O valor da área do paralelogramo BIDU, em cm2, é igual a

  • A. 6
  • B. 15
  • C. 18
  • D. 24
  • E. 30

A Geometria é a exploração do espaço, e grande parte das crianças já chega à escola com algumas idéias desenvolvidas: dentro, fora, em cima, embaixo etc. Os objetos tridimensionais têm semelhanças e diferenças (cubo, pirâmide, cilindro, esfera, paralelepípedo). O professor poderá fazer a passagem do espaço tridimensional para o espaço bidimensional utilizando a:

  • A.

    construção de maquetes;

  • B.

    modelagem de caixas;

  • C.

    construção de carrinhos;

  • D.

    observação de esculturas;

  • E.

    planificação dos objetos.

Um quadro tem área igual a 100 cm2. Um outro quadrado, cujo lado tem o dobro da medida daquele, terá área de:

  • a.

    400 cm2

  • b.

    900 cm2

  • c.

    1 600 cm2

  • d.

    200 cm2

  • e.

    300 cm2

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