Lista completa de Questões de Matemática do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O nivelamento trigonométrico corresponde a um método utilizado em topografia e geodésia para obter cotas e(ou) altitudes por meio de medições de ângulos verticais e distâncias horizontais. Com referência a essas informações e considerando a ilustração acima, julgue os itens a seguir.
Na figura, o comprimento h i corresponde à altura do teodolito.
Uma escada com 10 m de comprimento foi apoiada em uma parede perpendicular ao solo de tal modo que o pé da escada ficou afastado 6 m da base da parede. Qual é a altura alcançada pela escada?
9 m
10 m
16 m
14 m
8 m
Matemática - Trigonometria - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Matemática - Trigonometria - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Na figura, as retas PA e PC são tangentes à circunferência, e o ângulo APC mede 50º. As medidas dos ângulos ABC e ADC são, respectivamente,
90º e 90º.
80º e 100º.
75º e 105º.
70º e 110º.
65º e 115º.
Matemática - Trigonometria - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Um observador em uma planície vê ao longe uma torre de transmissão segundo um ângulo de 30º (vide figura).
Após caminhar uma distância de 40 m em direção à torre, ele passa a vê-la segundo um ângulo de 45º. A altura da torre é, aproximadamente, de
45 m.
55 m.
64 m.
80 m.
94 m.
Matemática - Trigonometria - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Quando um raio de luz é refletido em uma superfície lisa, o ângulo formado pelo raio incidente com a superfície é congruente ao ângulo formado pelo raio refletido com a superfície. Na figura, os ângulos ABC e BCD medem, respectivamente, 90º e 70º e o raio incidente faz um ângulo de medida x = 30º com a superfície AB. Sob que ângulo o raio incide em AB na segunda vez?
40º.
50º.
60º.
70º.
80º.
Matemática - Trigonometria - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Num triângulo equilátero, de área 3 cm² inscreve-se outro triângulo eqüilátero, de modo que cada lado do novo triângulo é perpendicular a um lado do triângulo inicial. A área da região exterior ao menor triângulo, mas interior ao maior, é:
2 cm²
¡î3 cm©÷
1,5 cm²
1 cm2
Copérnico, em seu trabalho intitulado De Revolutionibus, propõe o problema a seguir.
"Dados os três lados de um triângulo isósceles, achar os ângulos da base".
Para resolver o problema, ele utiliza a seguinte figura.
A partir dessas informações e considerando que o triângulo ABC ilustrado acima é isósceles com base BC e que AD = AE =
julgue os itens abaixo.
I O ângulo é igual à metade do ângulo .
II
III
IV O centro do círculo que passa pelos pontos A, B e C é o ponto médio do segmento DE.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
O Brasil foi descoberto no século XV pelos portugueses, época em que os europeus estavam explorando o resto do mundo. Métodos matemáticos para resolver problemas de navegação eram importantes nessa época. O país que empregasse novas técnicas tinha mais vantagem na conquista de novas colônias e de suas riquezas naturais. Entre os matemáticos da época, estão Regiomontanus e Copérnico.
Desde a antiguidade, o conhecimento da trigonometria e de relações métricas em um triângulo permite resolver problemas relacionados ao cálculo de distâncias inacessíveis. No livro II do trabalho intitulado Sobre Triângulos, Regiomontanus resolveu uma situação análoga à apresentada a seguir.
"Achar os lados AB e AG do triângulo ABG acutângulo mostrado a seguir, sabendo-se que BG = 8, a perpendicular AD = 3 e "
Para isso, ele escolheu um ponto E pertencente a DG tal que DE = BD, considerou que EG = 2x e reduziu o problema à determinação do valor de x.
Considerando a situação apresentada no texto, assinale a opção correta acerca de x e do triângulo ABG.
Utilizando construções geométricas, com régua e compasso, um aluno transformou um quadrilátero ABCD em um triângulo PCD, ambos com interior de mesma área. Veja como foi seu procedimento.
Essa construção de triângulo equivalente a um quadrilátero está baseada no fato de que
os triângulos PDB e DBC têm a mesma área, pois têm um lado comum.
a soma das áreas dos triângulos ADB e PDB é igual à área do triângulo DBC.
os triângulos PDB e BDC são semelhantes.
os triângulos ADB e PDB têm a mesma área, pois têm a mesma altura.
o quadrilátero ABCD tem o mesmo perímetro que o triângulo PDC.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...