Lista completa de Questões de Matemática do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dos números inteiros, julgue os itens a seguir.
Se x é um inteiro positivo, então o máximo divisor comum entre os números 27× x e 45 × x é igual a 9 × x.
Acerca dos números inteiros, julgue os itens a seguir.
Se o produto entre o máximo divisor comum e o mínimo múltiplo comum dos números inteiros positivos 12 e x é 216, então x é superior a 20.
Acerca dos números inteiros, julgue os itens a seguir.
Existem números inteiros r e s tais que 144r + 324s = 36.
Suponha que uma cooperativa contrate os serviços de uma construtora para edificar dois tipos de casas populares: tipo A, construídas com 4 milheiros de tijolos e 36 telhas ecológicas e, tipo B, construídas com 3 milheiros de tijolos e 28 telhas ecológicas. A cooperativa disponibiliza 960 milheiros de tijolos e 8.820 telhas, bem como o restante do material necessário para a construção das casas. Sabendo que a construtora receberá R$ 2.880,00 por cada casa construída do tipo A e R$ 2.200,00 por cada casa construída do tipo B, julgue os itens subseqüentes.
Se forem construídas 198 casas do Tipo B, a construtora receberá pela construção das casas do Tipo A uma quantia inferior a R$ 265.000,00.
Suponha que uma cooperativa contrate os serviços de uma construtora para edificar dois tipos de casas populares: tipo A, construídas com 4 milheiros de tijolos e 36 telhas ecológicas e, tipo B, construídas com 3 milheiros de tijolos e 28 telhas ecológicas. A cooperativa disponibiliza 960 milheiros de tijolos e 8.820 telhas, bem como o restante do material necessário para a construção das casas. Sabendo que a construtora receberá R$ 2.880,00 por cada casa construída do tipo A e R$ 2.200,00 por cada casa construída do tipo B, julgue os itens subseqüentes.
Se forem construídas 120 casas do tipo A poderão ser construídas, no máximo, 160 casas do tipo B.
A partir dos algarismos a e b são construídos os números inteiros positivos ab e ba, para o primeiro número a é o algarismo das dezenas e b é o algarismo das unidades e para o segundo número b é o algarismo das dezenas e a é o algarismo das unidades. Se a soma desses números é igual ao número 1a2 em que 1 é o algarismo das centenas, a é o algarismo das dezenas e 2 é o algarismo das unidades, julgue os itens seguintes.
O algarismo b é inferior a 7.
A partir dos algarismos a e b são construídos os números inteiros positivos ab e ba, para o primeiro número a é o algarismo das dezenas e b é o algarismo das unidades e para o segundo número b é o algarismo das dezenas e a é o algarismo das unidades. Se a soma desses números é igual ao número 1a2 em que 1 é o algarismo das centenas, a é o algarismo das dezenas e 2 é o algarismo das unidades, julgue os itens seguintes.
O algarismo a é superior a 4.
Para elaborar a prestação de contas dos recursos financiados por determinada empresa,constituiu-se equipe de analistas. Ao longo do processo, observou-se que três analistas elaboraram 35% da prestação de contas em duas horas de atividades. Assumindo que os analistas da equipe tenham a mesma produtividade, julgue os itens a seguir.
Cinco analistas, em duas horas e doze minutos, conseguiriam elaborar mais de 65% da prestação de contas.Para elaborar a prestação de contas dos recursos financiados por determinada empresa,constituiu-se equipe de analistas. Ao longo do processo, observou-se que três analistas elaboraram 35% da prestação de contas em duas horas de atividades. Assumindo que os analistas da equipe tenham a mesma produtividade, julgue os itens a seguir.
Para a elaboração de 70% da prestação de contas, quatro analistas levariam três horas.
Matemática - Cálculo Aritmético - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Uma professora formou grupos de 2 e 3 alunos com o objetivo de conscientizar a população local sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a dengue. Sabendo que dois quintos dos alunos escolhidos para realizar essa campanha são do sexo masculino, e que cada grupo formado contém um e apenas um aluno do sexo masculino, a quantidade de grupos de dois alunos é igual
à quantidade de grupos de três alunos.
ao dobro da quantidade de grupos de três alunos.
a metade da quantidade de grupos de três alunos.
ao triplo da quantidade de grupos de três alunos.
à terça parte da quantidade de grupos de três alunos.
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