Lista completa de Questões de Matemática do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação às operações entre matrizes, em geral os alunos apresentam pouca ou nenhuma dificuldade no que se refere às adições e ao produto de um número real por uma matriz. Entretanto, na multiplicação entre matrizes ocorre o contrário. A fim de minimizar tais problemas, a utilização de exemplos contextualizados mostra-se uma boa saída. Uma situação-problema que apresenta a multiplicação entre matrizes é:
Dados dois triângulos no plano cartesiano, quantas unidades horizontais e quantas verticais são necessárias para que a translação de um coincida com o outro?
Dada uma matriz com a quantidade de vitórias, empates e derrotas de três times e outra com a quantidade de pontos que vale cada vitória, empate e derrota, quantos pontos cada time conquistou ao final do campeonato?
Conhecendo-se os vértices de um pentágono no plano cartesiano, de qual ordem é a matriz que indica suas coordenadas, sabendo-se que sua abscissa corresponde à linha e sua ordenada corresponde à coluna da matriz?
Duas empresas que concorrem na venda de um determinado produto durante o primeiro trimestre têm seus dados transformados numa tabela. Qual foi a empresa líder de vendas em cada mês?
Marca-se uma sequência de oito pontos no plano cartesiano e numeram-se todos. Escreve-se a matriz. Pede-se que um colega repita o mesmo procedimento. A dupla deve somar as coordenadas dos pontos que possuem a mesma codificação.
estratégia X3 domina estritamente X1.
estratégia X2 domina estritamente Y3.
combinação X2 e Y2 é a solução do jogo.
jogador Y não tem estratégia dominante.
jogador X não tem estratégia dominante.
O exame da matriz permite concluir que a(o)
estratégia X3 domina estritamente X1.
estratégia X2 domina estritamente Y3.
combinação X2 e Y2 é a solução do jogo.
jogador Y não tem estratégia dominante.
jogador X não tem estratégia dominante.
Qual devem ser os valores de a, b, c, d, respectivamente, para que a igualdade abaixo seja verdadeira?
4, 5, 2, 1.
2, 10, 0, 3.
4, 2, 0, 3.
1, 5, 6, 2.
3, 1, 4, 1.
Na sequência numérica 3, 4, 5, 6, 7, 3, 4, 5, 6, 7, 3, 4, 5, 6, 7, 3, 4, 5, 6, 7, o 1001º termo é o número
Uma das raízes da equação x2 + bx - 15 = 0 é igual a - 5. Os valores de b e da outra raiz são, respectivamente
- 2 e 3
3 e 2
2 e 3
3 e - 2
2 e - 3
A metrologia anunciou que o dia de amanhã será frio, com algumas pancadas de chuva. A temperatura mínima prevista é A e a temperatura máxima é B. Sabendo que A e B são as raízes da equação x² - 26x + 160 = 0, podemos afirmar que A e B são respectivamente, em graus Celsius.
10° e 16°.
12° e 16°.
10° e 18°.
15° e 17°.
12° e 18°.
Após diversos dias de pesquisa, uma equipe médica chegou à função A(x) = - x² + 10x -16 que retorna o aproveitamento (em pontos) de um atleta, e que x é o tempo treinado em horas. Quantas horas de treino são necessárias para que o referido atleta alcance o auge de seu desempenho?
1 hora.
3 horas.
5 horas.
7 horas.
9 horas.
O arco de parábola representado pela função, onde h representa a altura em metros e t o tempo em segundos, descreve a trajetória de um grilo ao saltar. Assim, podemos concluir que a altura máxima atingida pelo grilo, em metros, é
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