Lista completa de Questões de Matemática do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2015
O dono de um sítio cercou 2 lotes de terra, A e B, para plantações especiais. As figuras, fora de escala, mostram a forma e as dimensões de cada lote.
Sabendo-se que o perímetro do lote A tem 40 metros a mais do que o perímetro do lote B, então o comprimento x do lote A, em metros, é
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2015
Uma empresa com 150 funcionários mandou confeccionar 150 camisetas promocionais, uma para cada um, nos tamanhos P, M, G e GG. A tabela mostra a quantidade de camisetas de cada tamanho.
Em relação ao número total de camisetas confeccionadas, o gráfico que representa a porcentagem correta de cada tamanho é
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2015
André, Bruno e Caio fizeram uma prova para um determinado concurso e, após conferirem seus gabaritos, perceberam que a soma das questões certas dos três juntos era 150. Sabendo-se que o número de questões que Caio acertou corresponde à metade da soma das questões certas de André e Bruno e que Bruno acertou 10 questões a mais do que André, então o número de questões que Bruno acertou a mais do que Caio foi
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2015
Uma empresa encomendou determinada quantidade de blocos de rascunho, personalizados com o seu logotipo, para distribuir entre funcionários e clientes. Do total encomendado, 500 blocos foram separados para os clientes; ao se distribuírem os demais blocos entre os funcionários, percebeu-se que, se cada funcionário recebesse 3 blocos, sobrariam 140, mas, se cada um recebesse 5 blocos, sobrariam 20. Então, o número total de blocos encomendados foi
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2015
Uma sorveteria vende sorvetes de palito (picolés) de diferentes preços. A tabela mostra a quantidade de picolés comprados por uma pessoa, e seus respectivos preços unitários.
Considerando-se o número total de picolés comprados, na média, o preço de um picolé saiu por R$ 2,80. O valor unitário do picolé do tipo D é
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2015
Em um restaurante por quilo, uma das opções de sobremesa é gelatina, servida diariamente em potinhos, todos com a mesma quantidade. Esse restaurante prepara, por dia, determinada quantidade de gelatina líquida e coloca 350 mL em cada potinho. Porém, se fossem colocados 300 mL em cada potinho, com a mesma quantidade de gelatina líquida, seria possível preparar 8 potinhos a mais por dia. A quantidade de gelatina líquida, em litros, preparada diariamente por esse restaurante é
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2015
Uma empresa possui, em sua frota, um total de 36 veículos. A razão entre o número de veículos com problemas mecânicos e o número de veículos sem problemas mecânicos é 2/7 . Após o reparo dos problemas mecânicos de 2 veículos e considerando que a condição dos demais veículos não mudou, a razão entre o número de veículos com problemas mecânicos e o número de veículos sem problemas mecânicos passou a ser de
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2015
Uma oficina mecânica adiciona, a cada 900 mL de óleo para motor, 250 mL de aditivo, e utiliza essa mistura (óleo + aditivo) em carros com muita quilometragem. Se, durante uma semana, essa oficina utilizou 16,1 litros dessa mistura (óleo + aditivo), a quantidade de aditivo, em litros, utilizada foi
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2015
Uma loja recebeu uma caixa com menos de 300 camisetas e irá formar pilhas, todas com o mesmo número de camisetas. O funcionário encarregado pelo serviço, após verificar o número total de camisetas da caixa, percebeu que poderiam ser feitas pilhas com 7 ou com 9 ou com 12 camisetas em cada uma, mas que sempre sobrariam 3 camisetas na caixa. O número de camisetas que havia na caixa era
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2015
A distância, em linha reta, entre os pontos A e B de uma avenida é 39,2 m. Pedro parte do ponto A em direção ao ponto B e, após dar 35 passos, chega ao ponto C. João parte do ponto B em direção ao ponto A e, após dar 40 passos, chega ao ponto D, conforme mostra a figura, fora de escala.
Sabendo-se que cada passo de Pedro tem 60 cm e cada passo de João tem 65 cm, então a diferença entre o número de passos dados por Pedro e por João no trecho DC é
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