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Fui com um amigo comer um pizza num restaurante. A conta foi de R$36,00 e decidimos dividir meio-a-meio, ou seja, cada um de nós deveria dar a metade. Como eu só tinha R$10,00, meu amigo completou o valor da conta. Fiquei então devendo a ele a seguinte quantia:
Em 4 horas, 25 oleodutos são capazes de transferir 250 unidades cúbicas de gás. Se for necessário transferir 320 unidades cúbicas em 8 horas, quantos oleodutos devem ser alocados?
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Matemática - Cálculo Aritmético - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
Na feira livre de Barreiros, Carlos vende cenouras a R$ 1,00 o quilo e tomates a R$ 1,20 o quilo. Certo sábado ele se distraiu, trocou os preços entre si, e acabou vendendo 100 quilos de cenoura e 120 quilos de tomate pelos preços trocados. Por causa de sua distração, quanto deixou de receber?
Matemática - Cálculo Aritmético - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
O piso da Sala de reuniões do Prefeito de Barreiros foi revestido de cerâmicas brancas e pretas, conforme mostra a figura ao lado. Cada cerâmica branca custou R$ 2,00 e cada cerâmica preta custou R$ 3,00, Quanto foi o gasto na compra das cerâmicas?
Matemática - Cálculo Aritmético - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
Numa aula inaugural de uma Escola Municipal de Barreiros, um Diretor de Ensino da Secretaria de Educação escreveu no quadro negro, como exercício, uma expressão numérica, mas precisou sair da sala antes de resolvê-la para a platéia. O estudante Gustavo, muito espirituoso, foi ao quadro e trocou todos os algarismos 3 por 5, os 5 por 3, o sinal de + pelo de x e o de x por + e a expressão passou a ser (13÷5)x(53+2)−25 . Então, qual o valor da expressão que o Diretor escreveu?
Matemática - Cálculo Aritmético - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
A Professora Maria das Dores, de uma Escola Municipal de Barreiros, propôs aos seus alunos da 4ª série que resolvessem o seguinte problema: sabendo que 987 x 154 = 151.998, quanto vale 9.870 x 1,54? Imediatamente, o seu aluno Laerte Soares respondeu. Já fiz essa conta Professora e ela é igual a:
Julgue os itens seguintes, acerca de equações e inequações algébricas.
Se x +3 < 2x + 8, então - x < 5.
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Um novo desafio foi proposto ao jogador Cláudio do Futebol Clube Barreirense: um outro Diretor lhe perguntou: qual das expressões abaixo tem como resultado um número ímpar? Ele respondeu. É a expressão da alternativa:
Considerando que a distância, em quilômetros, entre as cidades A e B é expressa pela fórmula D = 5x - 30, julgue os itens que se seguem.
Suponha que 205 < D < 215 e que x é um número inteiro. Nesse caso, x = 48.
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Quanto vale a soma S = 99 + 999 + 9.999?
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