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Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Na embalagem desta lata de tinta está escrito que, antes de ser usada, a tinta deverá ser diluída em água: para cada litro de tinta usa-se 1/2 litro de água.
Assim, diluindo-se o conteúdo dessa lata de tinta em água, serão obtidos
36 litros de tinta.
32 litros de tinta.
28 litros de tinta.
27 litros de tinta.
Utilize as informações abaixo para responder às questões de n
A CPMF - 2013 Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira - 2013 foi criada em 1994 e permanece até hoje distribuindo o que arrecada conforme o quadro abaixo. Ele mostra o valor da alíquota atual, a distribuição dos recursos e os valores referentes à Saúde no ano de 2006.
A diferença, em bilhões de reais, entre a quantia que a Saúde deveria receber em 2006 e a que efetivamente recebeu é:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Um motorista dirigindo em uma estrada percorre, em média, 420 km em 4 horas. Para fazer, com a mesma média, uma viagem de 560 km, saindo de casa às 10 horas e 15 minutos e parando 45 minutos para o almoço, ele deverá chegar ao seu destino às:
16 h 20 min
16 h 33 min
6 h 36 min
17 h 01 min
Um número ou palavra é denominado palíndromo se tem o mesmo significado quando se lê da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. Exemplos: a palavra arara e o número 1221 são palíndromos. A partir dessa definição, julgue os itens que se seguem.
Considere que um número tenha 6 algarismos, seja um palíndromo e possua 45 unidades de milhar. Então, nesse número, o algarismo 5 ocupa a casa das dezenas.
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Noventa e seis passageiros de um avião gastaram R$ 43.450,00 com suas passagens. Noventa e quatro deles compraram suas passagens antecipadamente, pagando R$ 450,00 por passagem. Os dois passageiros que compraram suas passagens na hora do embarque pagaram, cada um,
R$ 550,00.
R$ 575,00.
R$ 600,00.
R$ 650,00.
Ao receber seu salário do mês de maio, Solange fez as contas e concluiu que poderia gastar, no máximo, R$ 320,00 com compras de mercado. Assim, ela gastou no mercado R$ 76,80 na primeira semana, R$ 84,25 na segunda e R$ 81,30, na terceira. Para não ultrapassar o valor estipulado, a quantia máxima, em reais, que Solange poderá gastar nas compras de mercado durante a última semana do mês de maio será
Um número ou palavra é denominado palíndromo se tem o mesmo significado quando se lê da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. Exemplos: a palavra arara e o número 1221 são palíndromos. A partir dessa definição, julgue os itens que se seguem.
O número formado por 32 dezenas e 15 unidades, quando somado ao número formado por 51 dezenas e 23 unidades, resulta em um palíndromo.
Matemática - Cálculo Aritmético - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Para transportar latas de azeite do local em que são embaladas até o supermercado,um distribuidor fez a seguinte organização:
Sabendo-se que cada lata tem 375 g de massa (azeite e embalagem), a massa total transportada pelo caminhão é:
3,75 kg.
37,5 kg.
90 kg.
900 kg.
Matemática - Cálculo Aritmético - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
No milésimo terceiro dia, um dos enigmas dizia assim: Certa noite, Abu e Ibn roubaram algumas moedas de ouro todas do mesmo valor. Não é justo!, disse Ibn, você ficou com três vezes mais moedas que eu! Certo, respondeu Abu, tome mais dez moedas. Ainda está desigual!, reclamou Ibn, você está com duas vezes mais moedas que eu!. O problema era saber quantas moedas Abu ainda precisava entregar a Ibn para ficarem com o mesmo número. Quando o rei perguntou quantas moedas foram roubadas no total, Sherazade respondeu: Vós não precisais dessa informação.
Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.
4 moedas
20 moedas
5 moedas
3 moedas
10 moedas
O outro lado da moeda
Desde que a economia brasileira sucumbiu a sucessivas crises de pagamento nos anos 80 e 90 do século passado, convencionou-se calcular o número de reais para comprar 1 dólar. No entanto, para constatar o fortalecimento da moeda brasileira, recomenda-se fazer a conta inversa. (...) Em janeiro de 2003, 1 real comprava 0,28 dólar; hoje já compra quase 0,5 dólar.
Revista Veja, 18 abr. 2007. De acordo com os dados da reportagem acima, aproximadamente, quantos reais equivaliam a 1 dólar em 2003?
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