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Cinquenta prisioneiros de uma ala são numerados de 1 a 50. O guarda chama aleatoriamente, após sorteio, um prisioneiro e vê que o número dele é múltiplo de 4 e de 6. O prisioneiro retorna à ala de detentos, e novamente o guarda chama aleatoriamente (por sorteio) um prisioneiro. Qual é a probabilidade de o número desse prisioneiro ser, agora, um múltiplo de 4 ou de 6?
7/25
8/25
13/50
17/50
14/25
Para que se desperte, nos alunos, interesse sobre o estudo mais detalhado da proporcionalidade, o professor poderá propor, por exemplo, a
construção de uma maquete do prédio da escola.
elaboração de um jogo de tabuleiro com o estudo das possibilidades de vencedor.
construção de vários sólidos geométricos com a relação entre seus vértices, faces e arestas.
construção de um diagrama que relacione alguns números compostos a seus divisores.
construção de diferentes tipos de triângulos e calcular a sua área.
Os blocos temáticos que os conteúdos disciplinares de Matemática, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio são:
números e geometria.
geometria, representação de dados e tratamento da informação.
números, geometria e medidas.
números, geometria e tratamento da informação.
números, tratamento da informação, geometria e medidas.
Uma empresa fabrica palitos de fósforo e os vende em caixinhas. Toda caixa apresenta uma etiqueta que indica 40 palitos de fósforos de conteúdo. Sabe-se, por observação e contagem, que algumas caixas nem sempre têm o mesmo número de palitos. Algumas vezes elas apresentam uma maior ou menor quantidade de palitos; outras vezes apresentam efetivamente a quantidade indicada na etiqueta. De uma amostragem de 20 caixinhas de fósforo dessa empresa, colheram-se os dados mostrados na tabela abaixo.
A mediana do número de palitos dessa amostragem é igual a
38.
38,5.
37.
37,5.
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