Questões de Matemática da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Matemática da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A diferença de um número e o seu inverso é 63/8. O produto de seus quadrados é:

  • A.

    1

  • B.

    256

  • C.

    3136

  • D.

    4096

  • E.

    3969

O objetivo da avaliação em matemática são as aprendizagens e as competências dos alunos. Analisando a afirmativa anterior, marque a alternativa que NÃO corresponde a um aspecto que deve merecer atenção especial na avaliação:

  • A.

    Avaliar o que os alunos sabem e como pensam sobre a matemática.

  • B.

    Focar uma grande variedade de tarefas matemáticas e adotar uma visão holística na matemática.

  • C.

    Desenvolver situações problemáticas que envolvam apenas uma ou duas idéias matemáticas.

  • D.

    Utilizar calculadoras, computadores e materiais manipuláveis na avaliação.

  • E.

    Encarar a avaliação como parte integrante do processo de ensino.

A seleção de blocos dos conteúdos na matemática a serem trabalhados no Ensino Fundamental de acordo com os novos Parâmetros Curriculares contemplam o estudo de, EXCETO:

  • A.

    O estudo dos números e das operações.

  • B.

    O estudo do espaço e das formas.

  • C.

    Estudo das grandezas e das medidas.

  • D.

    Temas transversais.

  • E.

    Tratamento de informações.

Um processo de ensinar/aprender com a finalidade de uma matemática formativa refere-se essencialmente à estruturação do pensamento e à agilização do raciocínio. Analise a afirmativa dada e marque a alternativa correta:

  • A.

    Parte de situações-problema internas ou externas à matemática.

  • B.

    Analisa as situações.

  • C.

    Argumenta a favor ou contra os resultados.

  • D.

    Persevera na busca de soluções, mesmo diante de possibilidades.

  • E.

    Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Os conhecimentos a respeito de números naturais são construídos num processo em que aparecem como um instrumento útil para resolver determinados problemas e como um objeto que pode ser estudado por si mesmo. Sobre a afirmativa anterior, marque a INCORRETA:

  • A.

    O estudo dos números como objeto matemático também deve partir de contextos significativos para os alunos.

  • B.

    As atividades de leitura, escrita, comparação e ordenação de notações numéricas não devem tomar como ponto de partida os números que a criança conhece.

  • C.

    O Professor elabora junto com os alunos um repertório de situações em que usam números.

  • D.

    O Professor elabora com a classe, listas de números de linhas de ônibus da cidade.

  • E.

    É solicitado aos alunos pelo Professor que façam aparecer no visor de uma calculadora, números escritos no quadro ou indicados oralmente.

Quando o Professor de matemática elabora suas aulas voltadas para as soluções de problemas NÃO está correto:

  • A.

    Usar estratégias para soluções de problemas.

  • B.

    Utilizar problemas com aplicações na vida diária.

  • C.

    Usar palavras chaves para determinar as operações a utilizar.

  • D.

    Apresentação verbal de problemas com variedades de estruturas e de formas de solução.

  • E.

    Problemas abertos e projetos de solução ampliados.

Os conteúdos da Matemática vinculam-se diretamente ao cotidiano dos alunos. Esta ligação entre o saber matemático pode ser feita pelos Temas Transversais estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's). NÃO é um tema transversal:

  • A.

    Orientação Vocacional.

  • B.

    Ética.

  • C.

    Orientação sexual.

  • D.

    Pluralidade Cultural.

  • E.

    Saúde.

Uma creche atende diariamente 15 crianças. Durante o tempo em que as crianças ficam na creche, cada uma delas toma 3 mamadeiras de leite. Se cada mamadeira tem 250ml, quantos litros de leite as crianças tomam por dia?

  • A.

    10 litros e meio.

  • B.

    12 litros.

  • C.

    11 litros e 250ml.

  • D.

    9 litros e 750ml.

  • E.

    8 litros.

Para não ficar em recuperação por freqüência, um aluno só pode faltar a 1/4 (um quarto) das aulas dadas em todo ano letivo. Paula teve 112 aulas de Matemática durante o ano. Para não ser reprovada por freqüência, quantas faltas ela poderá ter?

  • A.

    28

  • B.

    38

  • C.

    18

  • D.

    27

  • E.

    17

Uma família pretende viajar nas férias. Eles moram em uma cidade de Pernambuco e pretendem conhecer a cidade de João Pessoa-PB. A viagem será feita de carro que faz em média, 12km por litro de combustível. A distância entre as cidades é de 300km. Quantos litros de combustível serão gastos nesta viagem?

  • A.

    50

  • B.

    25

  • C.

    75

  • D.

    60

  • E.

    12

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...