Questões de Matemática da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

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Desde os tempos mais remotos, a necessidade de registro e comunicação entre os seres humanos levou à invenção e uso de símbolos para contar, medir e ordenar. Com base nessa afirmação e relacionando-a ao ensino da matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, complete com (V) a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e com (F) a(s) alternativa(s) falsa(s).

 I. ( ) Ao longo da história surgiram diferentes sistemas de numeração, vinculados às grandes civilizações, entre eles, o sistema romano, o dos maias e o decimal.

II. ( ) O sistema de numeração dos maias utiliza letras maiúsculas para escrever os números.

III. ( ) O sistema de numeração romano utiliza três sinais para escrever os números.

IV. ( ) O sistema de numeração decimal originou-se na Índia e foi introduzido pelos árabes na Europa, durante a Idade Média.

V. ( ) O sistema de numeração decimal é representado por dez algarismos, com os quais podemos escrever todos os números.

Respeitando a ordem das sentenças acima, de I a IV, a alternativa CORRETA é:

  • A.

    F, V, V, F, V.

  • B.

    V, V, V, F, V.

  • C.

    V, F, F, V, F.

  • D.

    V, F, F, V, V.

O resto da divisão do polinômio x6 − x4 + x2 por x + 2 é:

  • A. 52.
  • B. x + 1.
  • C. 0.
  • D. 46.

Para calcular corretamente qualquer expressão numérica, é necessário obedecer a seguinte prioridade:

  • A.

    Colchetes / parênteses / chaves / soma e subtração / potência e raiz / multiplicação e divisão.

  • B.

    Parênteses / colchetes / chaves / potência e raiz / multiplicação e divisão / soma e subtração.

  • C.

    Parênteses / chaves / colchetes / multiplicação e divisão / potência e raiz / soma e subtração.

  • D.

    Parênteses / chaves / colchetes / potência e raiz / soma e subtração/ multiplicação e divisão.

Com relação ao significado e uso dos números, pode-se dizer que:

I. O número cardinal não varia se não acrescentarmos ou retirarmos um objeto da coleção que ele representa.

II. Expressamos também com números os resultados de uma medida. As medidas só podem ser adicionadas e subtraídas.

III. Ao utilizarmos os números como códigos, não tem sentido fazer operações com eles, pois em nenhum caso indicam quantidade.

Com referência às assertivas de I a III, acima:

  • A.

    Estão corretas I, II e III.

  • B.

    Apenas a alternativa II está correta.

  • C.

    Apenas I e III estão corretas.

  • D.

    Apenas a alternativa I está correta.

Se quisermos medir comprimento, superfície, capacidade, massa e volume e contar a outras pessoas o resultado do que medimos, precisamos usar uma unidade que todas as pessoas conheçam e utilizem. Com base nessa afirmação, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    A unidade internacional de capacidade é representada pelo quilograma.

  • B.

    Massa é a quantidade de espaço que um objeto ocupa.

  • C.

    O litro é a unidade internacional de medida que representa a massa.

  • D.

    O metro é a unidade internacional de medida que representa a extensão e a superfície.

Podemos fazer várias coisas com os objetos, como reunir, separar, repetir determinadas vezes ou repartir em partes iguais. Com as quantidades, podemos efetuar 4 operações básicas: adicionar; subtrair, multiplicar e dividir. Sendo assim, relacione os termos das operações aos seus respectivos significados e/ou objetivos:

  • A.

    10, 1, 6, 3, 8, 2, 4, 11, 7, 9, 5.

  • B.

    10, 2, 6, 1, 9, 3, 4, 11, 7, 8, 5.

  • C.

    11, 1, 7, 3, 8, 2, 4, 10, 5, 9, 6.

  • D.

    11, 1, 6, 3, 8, 2, 5, 10, 7, 9, 4.

Sendo 1980° a soma das medidas dos ângulos internos de um polígono convexo, então este polígono possui:

  • A.

    72 diagonais.

  • B.

    44 diagonais.

  • C.

    65 diagonais.

  • D.

    54 diagonais.

Com três segmentos de comprimentos iguais a 10 cm, 12 cm e 23 cm:

  • A.

    É possível formar apenas um triângulo acutângulo.

  • B.

    É possível formar apenas um triângulo obtusângulo.

  • C.

    É possível formar apenas um triângulo retângulo.

  • D.

    Não é possível formar um triângulo.

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