Questões de Matemática da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Lista completa de Questões de Matemática da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A bandeira do brasil apresenta 3 figuras geométricas .

Marque a alternativa correta com os nomes das figuras :

  • A.

    1.Triângulo, 2.Retângulo, 3.Círculo.

  • B.

    1.Losango, 2.Retângulo, 3.Círculo.

  • C.

    1.Losango, 2. Círculo, 3.Retângulo.

  • D.

    1.Quadrado, 2. Triângulo, 3.Retângulo.

Resolva a equação [– 5x +13 = 4 (9 -– x)] e assinale a resposta CORRETA com o valor de x.

  • A.

    -13

  • B.

    28

  • C.

    -23

  • D.

    36

Em um prédio, 6 pedreiros constroem um muro com área de 300 m² em 2 horas. Quantos pedreiros são necessários para construir um muro com área de 400 m² em 1 hora?

  • A.

    15 pedreiros.

  • B.

    16 pedreiros.

  • C.

    17 pedreiros.

  • D.

    18 pedreiros.

Uma universidade informou que o número de candidatos por vaga para o vestibular do curso de Fisioterapia é 34. Se a Universidade ofereceu 330 vagas, quantos candidatos concorreram?

  • A.

    11.220 candidatos.

  • B.

    12.232 candidatos.

  • C.

    13.126 candidatos.

  • D.

    14.224 candidatos.

Qual é o número natural que está entre

  • A.

    7.

  • B.

    8.

  • C.

    9.

  • D.

    10.

Um marceneiro precisa cortar 2 tábuas em pedaços do mesmo comprimento. O comprimento das tábuas deve ser o maior possível, para não ter desperdício. Uma tábua mede 250 cm e a outra 350 cm. Qual será o comprimento de cada pedaço de tábua?

  • A.

    35 cm.

  • B.

    40 cm.

  • C.

    45 cm.

  • D.

    50 cm.

Coloque (V) para verdadeiro e (F) para Falso nas afirmações abaixo:

 

Marque a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

  • A.

    V – V – F – V.

  • B.

    F – V – V – F.

  • C.

    F – F – V – V.

  • D.

    V – V – V – F.

No quadro a seguir, estão relacionados, para os anos de 1979 a 1986, os valores do salário mínimo vigente em dezembro e os valores do IPC – Índice de Preços ao Consumidor (base 1979) apurados pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG:

Esses dados revelam que:

  • A.

    o IPC e o Salário Mínimo foram multiplicados igualmente por 416,84.

  • B.

    o IPC e o Salário Mínimo foram multiplicados igualmente por 273,56.

  • C.

    no período de 1979 a 1986, não houve perda acentuada do poder de compra.

  • D.

    no período de 1979 a 1986, houve perda acentuada do poder de compra.

Um setor de prestação de serviços decidiu implantar um programa de treinamento para melhorar a qualidade de seus funcionários. Na primeira etapa do programa, foram treinados os digitadores. O monitoramento de cada um desses estagiários é feito por meio da contagem dos erros em unidades de 10 páginas digitadas. Os dados para monitoramento de um dos estagiários encontram-se no seguinte gráfico:

É CORRETO afirmar:

  • A.

    Os limites de monitoramento obtidos certamente serão os mesmos para todos os estagiários participantes do treinamento.

  • B.

    A unidade utilizada para esse tipo de gráfico de controle não serve para mostrar tendências no monitoramento.

  • C.

    Não há uma nítida tendência de diminuição do número total de erros nessa situação de treinamento.

  • D.

    Há uma nítida tendência da diminuição do número total de erros nessa situação de treinamento.

Um administrador de marketing conduz um estudo para determinar se existe relação linear entre o dinheiro gasto em propaganda e as vendas de uma companhia. Coletou informações de gasto com propaganda e vendas, em milhares de dólares, de 8 empresas. Supondo adequadas as condições para uso da técnica, os resultados encontram-se no gráfico a seguir:

O administrador de marketing pode então concluir:

  • A.

    A cada milhar de dólares gastos em propaganda, as vendas da companhia sofrem um acréscimo, em média, de 50,73 milhares de dólares.

  • B.

    A cada milhar de dólares gastos em propaganda, as vendas da companhia sofrem um acréscimo, em média, de 77,2 milhares de dólares.

  • C.

    A cada milhar de dólares gastos em propaganda, as vendas da companhia sofrem um acréscimo, em média, de 104,1 milhares de dólares.

  • D.

    Os gastos com propaganda não podem ser utilizados como preditivos para as vendas das companhias, outros tipos de variáveis precisam ser analisados.

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