Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na avaliação do estado de hidratação de um paciente com diarreia aguda foi definida a utilização do Plano A de tratamento.

Na avaliação deste paciente foram encontrados os seguintes sinais, EXCETO:

    A) Pulso cheio.

    B) Olhos normais.

    C) Lágrimas presentes.

    D) Sinal da prega desaparece lentamente.

Para um paciente de 45 anos de idade com Tuberculose Pulmonar, são medicamentos utilizados no esquema básico de tratamento, EXCETO:

    A) Clofazimina.

    B) Rifampicina.

    C) Etambutol.

    D) Pirazinamida.

Respeitados os casos de contraindicação, o Praziquantel é o único fármaco disponível, distribuído gratuitamente pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios para o tratamento da seguinte parasitose intestinal:

    A) Esquistossomose.

    B) Ascaridíase.

    C) Enterobíase.

    D) Giardíase.

Os sintomas da insuficiência cardíaca podem ser classificados em “típicos” e “menos típicos”. São considerados sintomas “típicos”, EXCETO:

    A) Dispneia paroxística noturna

    B) Fadiga/Cansaço.

    C) Ortopneia.

    D) Perda de apetite e perda de peso.

Para melhor estruturação do tratamento dos pacientes com Doença Renal Crônica (DRC), bem como para estimativa de prognóstico, é necessário que, após o diagnóstico, todos os pacientes tenham o estágio da doença classificado.


Um paciente com TFG de 75 mL/min/1,73m2 se encontra no seguinte estágio da doença:

    A) Estágio 1.

    B) Estágio 2.

    C) Estágio 3.

    D) Estágio 4.

No tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), o paciente deverá ser orientado sobre a importância do uso contínuo dos medicamentos, da eventual necessidade de ajuste de doses, da troca ou associação de medicamentos e ainda do eventual aparecimento de efeitos adversos.

Em relação aos medicamentos utilizados para tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica, é INCORRETO afirmar que:

    A) A metildopa pode provocar reações autoimunes, como febre, anemia hemolítica, galactorreia e disfunção hepática, que na maioria dos casos desaparecem com a cessação do uso.

    B) A hidralazina e o minoxidil são representantes da classe dos bloqueadores dos canais de cálcio. Atuam diretamente, relaxando a musculatura lisa arterial, levando a redução da resistência vascular periférica.

    C) O uso dos inibidores da enzima conversora da angiotensina é contraindicado na gravidez, pelo risco de complicações fetais. Por isso, seu emprego deve ser cauteloso e frequentemente monitorado em adolescentes e mulheres em idade fértil.

    D) Os betabloqueadores de terceira geração têm impacto neutro ou até podem melhorar o metabolismo da glicose e lipídico, possivelmente em decorrência do efeito de vasodilatação com diminuição da resistência à insulina e melhora da captação de glicose pelos tecidos periféricos

No Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para o ano de 2019 são de 59.700 casos novos, o que representa 29,5% dos cânceres em mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma. (INCA, 2019)


São fatores de risco conhecidos para o câncer de mama, EXCETO:

    A) Ingestão regular de álcool.

    B) Nuliparidade.

    C) Terapia de reposição hormonal.

    D) Menopausa precoce.

A doença falciforme (DF) é uma das enfermidades genéticas e hereditárias mais comuns no mundo. Sobre a DF, é INCORRETO afirmar que:

    A) Uma mulher com traço falciforme (TF) pode gestar uma criança com DF se o pai da criança também tiver o traço S ou traço C, D, E ou outros, e vice-versa.

    B) A presença de apenas um gene para hemoglobina S, combinado com outro para hemoglobina A, possui um padrão genético AS, capaz de produz manifestações da DF.

    C) O fenômeno de afoiçamento das hemácias é responsável por todo o quadro fisiopatológico.

    D) Para casais que desejam a identificação genética para HbS, o exame indicado e presente na tabela SUS é a eletroforese de hemoglobina.

Analise os itens abaixo sobre a Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC):


I. A radiografia de tórax apresenta maior sensibilidade e maior acurácia do que a ultrassonografia de tórax (UST) na identificação de alterações parenquimatosas.

II. O desenvolvimento de novos métodos para a identificação microbiológica da PAC, ampliou a chance de escolher adequadamente o espectro do antibiótico a ser utilizado no tratamento da pneumonia.

III. A duração ideal da antibioticoterapia no tratamento da PAC não está ainda definitivamente estabelecida. A antibioticoterapia de curta duração parece ser a mais apropriada, uma vez que proporciona menor exposição do paciente à ação de antibióticos, reduz a ocorrência de efeitos adversos, diminui o desenvolvimento de resistência por parte dos microrganismos, melhora a adesão dos pacientes e pode minimizar o tempo de internação e os custos financeiros.

IV. Pacientes com PAC grave devem ser investigados etiologicamente com os exames básicos disponíveis: exame direto e cultura de escarro, bem como hemocultura, testes para detecção de antígenos urinários para S. pneumoniae e Legionella sp., testes sorológicos e eventual cultura para germes atípicos.


São CORRETOS os itens:

    A) Apenas II e IV.

    B) Apenas I, III e IV.

    C) Apenas II, III e IV.

    D) I, II, III e IV.

Algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) possuem altas taxas de incidência e prevalência, apresentam complicações mais graves em mulheres e facilitam a transmissão do HIV. Podem, ainda, estar associadas a culpa, estigma, discriminação e violência, por motivos biológicos, psicológicos, sociais e culturais. (Ministério da Saúde, 2015)


Sobre as IST, é CORRETO afirmar que:

    A) A Candidíase vulvovaginal e a vaginose bacteriana são infecções sexualmente transmissíveis que causam corrimento vaginal.

    B) A hepatite viral E é uma infecção de transmissão parenteral, predominantemente, pela via sexual. A transmissão vertical também pode ocorrer, e ocasiona uma evolução desfavorável, com maior chance de cronificação.

    C) A gonorreia pode apresentar formas diferentes da enfermidade, abrangendo regiões não-genitais (faringite, osteoartrite, conjuntivite, periepatite etc.).

    D) A sífilis latente é uma das variantes clínicas da sífilis em se observam sinais e sintomas clínicos exacerbados. O diagnóstico é realizado exclusivamente por meio de testes imunológicos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...