Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente, de vinte e três anos de idade, vítima de acidente automobilístico há um ano, com lesão medular em nível de T4, apresenta paraplegia de membros inferiores e não consegue desencadear micções espontâneas. Realiza cateterismo limpo intermitente de quatro em quatro horas, com saída de aproximadamente 350 mL de urina por cateterismo. Apresenta, ainda, perdas urinárias frequentes, necessitando de troca de três fraldas grandes durante o dia e uma fralda à noite.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A toxina botulínica tipo A, aplicada na parede vesical, é uma alternativa no tratamento de pacientes com bexiga neurogênica refratária ao tratamento medicamentoso, sendo seu principal mecanismo de ação o bloqueio da liberação de acetilcolina na fenda pré-sináptica da terminação nervosa.Um paciente, de vinte e três anos de idade, vítima de acidente automobilístico há um ano, com lesão medular em nível de T4, apresenta paraplegia de membros inferiores e não consegue desencadear micções espontâneas. Realiza cateterismo limpo intermitente de quatro em quatro horas, com saída de aproximadamente 350 mL de urina por cateterismo. Apresenta, ainda, perdas urinárias frequentes, necessitando de troca de três fraldas grandes durante o dia e uma fralda à noite.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Nos casos semelhantes ao desse paciente, pode ocorrer a retenção urinária nas primeiras semanas após o trauma (de duas a seis semanas), principalmente devido à hipertonia sustentada do esfíncter externo, fase denominada de choque medular.Um paciente, de vinte e três anos de idade, vítima de acidente automobilístico há um ano, com lesão medular em nível de T4, apresenta paraplegia de membros inferiores e não consegue desencadear micções espontâneas. Realiza cateterismo limpo intermitente de quatro em quatro horas, com saída de aproximadamente 350 mL de urina por cateterismo. Apresenta, ainda, perdas urinárias frequentes, necessitando de troca de três fraldas grandes durante o dia e uma fralda à noite.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
No caso apresentado, o mais provável é que tenha ocorrido interrupção das informações do centro pontino da micção, levando à incoordenação entre as contrações vesical e esfincteriana.Um paciente, de vinte e três anos de idade, vítima de acidente automobilístico há um ano, com lesão medular em nível de T4, apresenta paraplegia de membros inferiores e não consegue desencadear micções espontâneas. Realiza cateterismo limpo intermitente de quatro em quatro horas, com saída de aproximadamente 350 mL de urina por cateterismo. Apresenta, ainda, perdas urinárias frequentes, necessitando de troca de três fraldas grandes durante o dia e uma fralda à noite.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A realização do estudo urodinâmico no paciente citado pode desencadear uma síndrome potencialmente fatal, a desreflexia autonômica, caracterizada por cefaleia, rubor facial, sudorese e hipertensão arterial.Um paciente, de vinte e três anos de idade, vítima de acidente automobilístico há um ano, com lesão medular em nível de T4, apresenta paraplegia de membros inferiores e não consegue desencadear micções espontâneas. Realiza cateterismo limpo intermitente de quatro em quatro horas, com saída de aproximadamente 350 mL de urina por cateterismo. Apresenta, ainda, perdas urinárias frequentes, necessitando de troca de três fraldas grandes durante o dia e uma fralda à noite.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Os antimuscarínicos representam os medicamentos de primeira linha no tratamento da condição miccional do paciente em questão.Em relação ao trauma geniturinário, julgue os itens seguintes. A lesão traumática contusa completa da uretra bulbar deve ser tratada em sua fase precoce com tentativa de cateterismo uretrovesical, visando, assim, diminuir as chances de estenose tardia.
Em relação ao trauma geniturinário, julgue os itens seguintes. Pacientes com trauma renal contuso grau IV, com extravasamento urinário isolado, devem ser sempre submetidos à derivação urinária, pois a resolução espontânea dessa condição é rara.
Em relação ao trauma geniturinário, julgue os itens seguintes. Na lesão ureteral externa causada por arma de fogo, a lesão visceral associada mais comum é a do cólon, que ocorre em mais da metade dos casos.
Em relação ao trauma geniturinário, julgue os itens seguintes. Lesões traumáticas extraperitoneais da bexiga devem ser exploradas quando houver lesão do colo vesical, presença de fragmentos ósseos na parede vesical, lesão retal associada ou, ainda, quando a lesão for penetrante.
Um paciente de setenta e seis anos de idade foi submetido à penectomia parcial, devido ao diagnóstico de carcinoma espinocelular do pênis. O paciente retornou ao consultório médico no 21.º dia pós-operatório, apresentando boa cicatrização do coto peniano e sem linfonodos inguinais palpáveis. A avaliação histopatológica da peça cirúrgica revelou invasão tumoral do corpo cavernoso.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens subsequentes.
No caso apresentado, há indicação de linfadenectomia inguinal bilateral, mesmo não havendo linfonodos inguinais palpáveis.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...