Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de setenta e seis anos de idade foi submetido à penectomia parcial, devido ao diagnóstico de carcinoma espinocelular do pênis. O paciente retornou ao consultório médico no 21.º dia pós-operatório, apresentando boa cicatrização do coto peniano e sem linfonodos inguinais palpáveis. A avaliação histopatológica da peça cirúrgica revelou invasão tumoral do corpo cavernoso.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens subsequentes.
Na linfadenectomia inguinal modificada, proposta por Catalona, deve-se ampliar a área de dissecção, incluindo a região caudal da fossa ovalis e lateral da artéria femoral.Um paciente de setenta e seis anos de idade foi submetido à penectomia parcial, devido ao diagnóstico de carcinoma espinocelular do pênis. O paciente retornou ao consultório médico no 21.º dia pós-operatório, apresentando boa cicatrização do coto peniano e sem linfonodos inguinais palpáveis. A avaliação histopatológica da peça cirúrgica revelou invasão tumoral do corpo cavernoso.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens subsequentes.
São consideradas lesões pré-malignas do pênis: leucoplasia, balanite xerótica obliterante, tumor de Buscke-Löwenstein e o corno cutâneo peniano.Um paciente de setenta e seis anos de idade foi submetido à penectomia parcial, devido ao diagnóstico de carcinoma espinocelular do pênis. O paciente retornou ao consultório médico no 21.º dia pós-operatório, apresentando boa cicatrização do coto peniano e sem linfonodos inguinais palpáveis. A avaliação histopatológica da peça cirúrgica revelou invasão tumoral do corpo cavernoso.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens subsequentes.
O tumor que levou o referido paciente a se submeter a uma penectomia parcial, o carcinoma espinocelular, representa cerca de 95% dos tumores malignos do pênis.Um paciente de setenta e seis anos de idade foi submetido à penectomia parcial, devido ao diagnóstico de carcinoma espinocelular do pênis. O paciente retornou ao consultório médico no 21.º dia pós-operatório, apresentando boa cicatrização do coto peniano e sem linfonodos inguinais palpáveis. A avaliação histopatológica da peça cirúrgica revelou invasão tumoral do corpo cavernoso.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens subsequentes.
A tendência recente observada na literatura é a de redução da extensão das margens cirúrgicas livres de doença nos casos de amputação parcial de pênis por carcinoma espinocelular.Acerca dos tumores de células germinativas do testículo, julgue os itens subsecutivos. Pacientes com diagnóstico de seminoma puro, estadiamento pT3N2M1aS1, são considerados de mau prognóstico.
Acerca dos tumores de células germinativas do testículo, julgue os itens subsecutivos. Na avaliação histopatológica do testículo, os principais fatores de risco para a ocorrência de metástases ocultas nos tumores não seminomatosos são a presença de invasão linfovascular e a predominância do componente de carcinoma embrionário.
Acerca dos tumores de células germinativas do testículo, julgue os itens subsecutivos. Nos tumores não seminomatosos, as massas retroperitoneais residuais pós-quimioterapia de primeira linha devem ser ressecadas, não sendo necessário aguardar normalização dos marcadores tumorais.
Acerca dos tumores de células germinativas do testículo, julgue os itens subsecutivos. Nos últimos anos, a incidência e a mortalidade dos pacientes com câncer de testículo têm diminuído.
Acerca dos tumores de células germinativas do testículo, julgue os itens subsecutivos. Os seminomas são mais comuns em adultos entre quarenta e cinquenta anos de idade, ao passo que os tumores do saco vitelino são mais comuns em crianças.
No que se refere ao carcinoma de células renais, julgue os seguintes itens. A invasão direta da parede da veia cava pelo tumor parece ser um fator prognóstico mais agravante do que o nível de trombo tumoral, embora não estejam necessariamente presentes nos casos de carcinoma de células renais ambas as condições clínicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...