Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem de sessenta e cinco anos de idade, diabético, apresenta carcinoma urotelial de pelve renal de alto grau em um dos rins, com 3 cm de extensão. Não se detectou a presença de hidronefrose ou metástases clinicamente identificáveis, e a creatinina sérica é de 2,2 mg/dL.
Acerca desse caso clínico, julgue os próximos itens.
O acompanhamento desse paciente, após tratamento inicial, deve ser feito com ressonância magnética de abdome, radiografia de tórax e cistoscopias seriadas.Um homem de sessenta e cinco anos de idade, diabético, apresenta carcinoma urotelial de pelve renal de alto grau em um dos rins, com 3 cm de extensão. Não se detectou a presença de hidronefrose ou metástases clinicamente identificáveis, e a creatinina sérica é de 2,2 mg/dL.
Acerca desse caso clínico, julgue os próximos itens.
Ressecção percutânea anterógrada é a opção terapêutica para tratar esse paciente.Uma paciente de trinta e seis anos de idade relata ter, há um ano, episódios de dor pélvica, que melhoram após a micção, associados a noctúria de até cinco vezes, que ocorre diariamente, com algumas semanas de remissão nesse período. Durante o dia, urina oito vezes em média. Traz várias uroculturas negativas e exames sumários de urina normais realizados nos últimos seis meses. Nega incontinência urinária.
A respeito do caso apresentado, julgue os itens subsequentes.
Caso a paciente mencionada tenha síndrome da bexiga dolorosa, o procedimento de hidrodistensão vesical tem implicações diagnósticas, prognósticas e terapêuticas.Uma paciente de trinta e seis anos de idade relata ter, há um ano, episódios de dor pélvica, que melhoram após a micção, associados a noctúria de até cinco vezes, que ocorre diariamente, com algumas semanas de remissão nesse período. Durante o dia, urina oito vezes em média. Traz várias uroculturas negativas e exames sumários de urina normais realizados nos últimos seis meses. Nega incontinência urinária.
A respeito do caso apresentado, julgue os itens subsequentes.
Exame de imagem do sistema urinário e estudo urodinâmico são imprescindíveis para se realizar o diagnóstico da referida paciente.Uma paciente de trinta e seis anos de idade relata ter, há um ano, episódios de dor pélvica, que melhoram após a micção, associados a noctúria de até cinco vezes, que ocorre diariamente, com algumas semanas de remissão nesse período. Durante o dia, urina oito vezes em média. Traz várias uroculturas negativas e exames sumários de urina normais realizados nos últimos seis meses. Nega incontinência urinária.
A respeito do caso apresentado, julgue os itens subsequentes.
Nessa paciente, caso haja achado urodinâmico de capacidade cistométrica máxima de 250 mL, isso excluirá o diagnóstico de síndrome da bexiga dolorosa, ou cistite intersticial.Paciente de quarenta e dois anos de idade, sem outras doenças, com lesão renal direita cística vista na tomografia computadorizada, com 4 cm no maior diâmetro, mesorrenal anterior, com 50% do volume sendo exofítica, homogênea, sem septos ou calcificações, com espessamento uniforme de sua parede, tendo essa parede um realce de 35 UH após a administração de contraste iodado venoso.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Em caso de tratamento cirúrgico do paciente, o procedimento de escolha é a tumorectomia, caso esta seja tecnicamente possível.Paciente de quarenta e dois anos de idade, sem outras doenças, com lesão renal direita cística vista na tomografia computadorizada, com 4 cm no maior diâmetro, mesorrenal anterior, com 50% do volume sendo exofítica, homogênea, sem septos ou calcificações, com espessamento uniforme de sua parede, tendo essa parede um realce de 35 UH após a administração de contraste iodado venoso.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Nesse paciente, a ressonância nuclear magnética deve ser realizada para a adequada classificação da lesão.Paciente de quarenta e dois anos de idade, sem outras doenças, com lesão renal direita cística vista na tomografia computadorizada, com 4 cm no maior diâmetro, mesorrenal anterior, com 50% do volume sendo exofítica, homogênea, sem septos ou calcificações, com espessamento uniforme de sua parede, tendo essa parede um realce de 35 UH após a administração de contraste iodado venoso.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Considerando-se as características da lesão, citadas no caso clínico, a conduta inicial indicada para o referido paciente é a vigilância ativa com exames de imagem sequenciais.No que se refere ao preparo do paciente com insuficiência renal crônica, candidato a transplante renal, julgue os itens que se seguem. Pacientes com glomerulosclerose segmentar focal devem ser aconselhados sobre a alta possibilidade de recorrência da doença e de perda do enxerto.
No que se refere ao preparo do paciente com insuficiência renal crônica, candidato a transplante renal, julgue os itens que se seguem. Nefrectomia pré-transplante é indicada para pacientes com proteinúria de 1.000 mg/24h.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...