Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente com vinte e cinco anos de idade foi internado em uma unidade de emergência para ser submetido a tratamento de pneumonia. No atendimento, o médico verificou que, ao ser chamado pelo nome, o paciente não atendia e que apresentava, ainda, respiração rápida e superficial. No exame físico, o jovem apresentou oximetria não invasiva ao ar ambiente de 80%; pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg; frequência cardíaca de 110 bpm; e frequência respiratória de 30 irpm. O paciente respirava fração de oxigênio suplementar com auxílio de máscara facial.
Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.
Para promover a abertura da via aérea respiratória do referido paciente, recomenda-se realizar a extensão cervical por meio da elevação do mento.Um paciente com vinte e cinco anos de idade foi internado em uma unidade de emergência para ser submetido a tratamento de pneumonia. No atendimento, o médico verificou que, ao ser chamado pelo nome, o paciente não atendia e que apresentava, ainda, respiração rápida e superficial. No exame físico, o jovem apresentou oximetria não invasiva ao ar ambiente de 80%; pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg; frequência cardíaca de 110 bpm; e frequência respiratória de 30 irpm. O paciente respirava fração de oxigênio suplementar com auxílio de máscara facial.
Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.
No caso em consideração, para ampliar a reserva de oxigênio nos pulmões, indica-se a oferta de oxigênio, em alto fluxo, por três a cinco minutos.Um paciente com vinte e cinco anos de idade foi internado em uma unidade de emergência para ser submetido a tratamento de pneumonia. No atendimento, o médico verificou que, ao ser chamado pelo nome, o paciente não atendia e que apresentava, ainda, respiração rápida e superficial. No exame físico, o jovem apresentou oximetria não invasiva ao ar ambiente de 80%; pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg; frequência cardíaca de 110 bpm; e frequência respiratória de 30 irpm. O paciente respirava fração de oxigênio suplementar com auxílio de máscara facial.
Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.
Os sinais vitais do referido paciente indicam a presença de insuficiência respiratória por acúmulo de secreções respiratórias, de modo que será necessário realizar a aspiração da via aérea.Um paciente com vinte e cinco anos de idade foi internado em uma unidade de emergência para ser submetido a tratamento de pneumonia. No atendimento, o médico verificou que, ao ser chamado pelo nome, o paciente não atendia e que apresentava, ainda, respiração rápida e superficial. No exame físico, o jovem apresentou oximetria não invasiva ao ar ambiente de 80%; pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg; frequência cardíaca de 110 bpm; e frequência respiratória de 30 irpm. O paciente respirava fração de oxigênio suplementar com auxílio de máscara facial.
Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.
No caso em apreço, o paciente deverá ser submetido à ventilação não invasiva.Uma paciente com quarenta e cinco anos de idade foi admitida no pronto-socorro com queixa de melena, iniciada havia três dias, com aumento progressivo do volume eliminado na evacuação. De acordo com a paciente, a última evacuação, que foi acompanhada de vertigem, tinha ocorrido uma hora antes do atendimento médico. No exame físico, a paciente apresentou palidez cutâneo mucosa; pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg; frequência cardíaca de 110 bpm; e frequência respiratória de 20 irpm.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
No caso em apreço, recomenda-se a administração, via acesso venoso de grande calibre, de soro fisiológico ou solução de Ringer-lactato.Uma paciente com quarenta e cinco anos de idade foi admitida no pronto-socorro com queixa de melena, iniciada havia três dias, com aumento progressivo do volume eliminado na evacuação. De acordo com a paciente, a última evacuação, que foi acompanhada de vertigem, tinha ocorrido uma hora antes do atendimento médico. No exame físico, a paciente apresentou palidez cutâneo mucosa; pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg; frequência cardíaca de 110 bpm; e frequência respiratória de 20 irpm.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
No caso em consideração, deve-se realizar uma colonoscopia para investigar a causa do sangramento relatado pela paciente.Uma paciente com quarenta e cinco anos de idade foi admitida no pronto-socorro com queixa de melena, iniciada havia três dias, com aumento progressivo do volume eliminado na evacuação. De acordo com a paciente, a última evacuação, que foi acompanhada de vertigem, tinha ocorrido uma hora antes do atendimento médico. No exame físico, a paciente apresentou palidez cutâneo mucosa; pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg; frequência cardíaca de 110 bpm; e frequência respiratória de 20 irpm.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O quadro descrito é de choque hemorrágico compensado, já que, no momento do atendimento, a paciente ainda estava consciente.Uma equipe do SAMU foi chamada para socorrer uma mulher com trinta anos de idade que havia sido encontrada desacordada em sua residência. No exame físico, a paciente apresentou pressão arterial de 90 mmHg × 50 mmHg e frequência cardíaca de 120 bpm. O resultado da glicemia foi de 900 mg/dL.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
No caso em consideração, deve-se iniciar o tratamento da paciente com a administração de soro fisiológico contendo cloreto de potássio a 20 mEq/L.Uma equipe do SAMU foi chamada para socorrer uma mulher com trinta anos de idade que havia sido encontrada desacordada em sua residência. No exame físico, a paciente apresentou pressão arterial de 90 mmHg × 50 mmHg e frequência cardíaca de 120 bpm. O resultado da glicemia foi de 900 mg/dL.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Como medida para acelerar a reversão do quadro clínico da paciente, deve-se prescrever, após a primeira hora do início do atendimento, bicarbonato de sódio.Uma equipe do SAMU foi chamada para socorrer uma mulher com trinta anos de idade que havia sido encontrada desacordada em sua residência. No exame físico, a paciente apresentou pressão arterial de 90 mmHg × 50 mmHg e frequência cardíaca de 120 bpm. O resultado da glicemia foi de 900 mg/dL.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
No caso em apreço, a principal hipótese diagnóstica é de cetoacidose diabética.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...