Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O distúrbio mineral e ósseo da doença renal crônica (osteodistrofia renal), conforme diagnosticado por biópsia óssea, inclui a osteíte fibrosa cística, a doença óssea adinâmica, a osteomalácia e a lesão mista. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes. Na osteíte fibrosa cística, existe perda da atividade celular dos osteoblastos.
No que se refere às acidoses tubulares, julgue os itens que se seguem. A intoxicação por vitamina D e o uso de anfotericina B são causas descritas de acidose tubular renal tipo 2 ou proximal.
No que se refere às acidoses tubulares, julgue os itens que se seguem. O diurético tiazídico pode ser útil no tratamento da acidose tubular proximal.
No que se refere às acidoses tubulares, julgue os itens que se seguem. Em adultos, a acidose tubular renal distal pode ser a manifestação da síndrome de Sjögren.
No que diz respeito à infecção do trato urinário (ITU), julgue os itens subsequentes. Mulheres com disúria associada à polaciúria, sem leucorreia e com irritação vaginal apresentam alta probabilidade de estar com ITU, podendo ser tratadas empiricamente.
No que diz respeito à infecção do trato urinário (ITU), julgue os itens subsequentes. Existem evidências de que a vitamina C (ácido ascórbico) na dose de 4 g ao dia acidifica a urina, podendo ser utilizada no tratamento da cistite não complicada na mulher.
No que diz respeito à infecção do trato urinário (ITU), julgue os itens subsequentes. A terapia antimicrobiana para o tratamento da ITU não complicada por período de três dias apresenta taxa de cura similar ao tratamento prolongado (cinco ou mais dias).
No que diz respeito à infecção do trato urinário (ITU), julgue os itens subsequentes. ITU não complicada é definida como aquela que ocorre nos indivíduos com trato urinário normal, mesmo na presença de comorbidades como diabetes melito.
No transplante renal, pacientes em uso dos inibidores da calcineurina (ciclosporina e tacrolimus) podem desenvolver efeitos nefrotóxicos das drogas. A respeito desse assunto, julgue os itens subsecutivos. A ciclosporina pode levar a uma diminuição da excreção do ácido úrico, o que provoca hiperuricemia e, ocasionalmente, gota sintomática.
No transplante renal, pacientes em uso dos inibidores da calcineurina (ciclosporina e tacrolimus) podem desenvolver efeitos nefrotóxicos das drogas. A respeito desse assunto, julgue os itens subsecutivos. Aumento na excreção renal do magnésio, resultando em hipomagnesemia, é comum nos pacientes transplantados e tratados com inibidores da calcineurina e contribui para a nefrotoxicidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...