Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, sexo feminino, 35 anos de idade, há 10 meses apresenta vários episódios de dor à evacuação e diarreia com produtos patológicos, às vezes, com sangue vivo. Durante essas crises, relata ocorrência de febre diária e intensa astenia. Foi tratada como síndrome disentérica. A partir de então, os sintomas intestinais passaram a evoluir com características de surtos e remissões. Após seis meses, procurou um clínico geral que solicitou uma colonoscopia, que revelou mucosa retal edemaciada e friável, sangrando facilmente ao toque, sendo também observadas pequenas ulcerações, limitadas, com distribuição uniforme, circunferencial e contínua.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O acometimento em cólon direito é comum nessa patologia.Paciente, sexo feminino, 35 anos de idade, há 10 meses apresenta vários episódios de dor à evacuação e diarreia com produtos patológicos, às vezes, com sangue vivo. Durante essas crises, relata ocorrência de febre diária e intensa astenia. Foi tratada como síndrome disentérica. A partir de então, os sintomas intestinais passaram a evoluir com características de surtos e remissões. Após seis meses, procurou um clínico geral que solicitou uma colonoscopia, que revelou mucosa retal edemaciada e friável, sangrando facilmente ao toque, sendo também observadas pequenas ulcerações, limitadas, com distribuição uniforme, circunferencial e contínua.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
As úlceras aftoides são comuns.Paciente, sexo feminino, 35 anos de idade, há 10 meses apresenta vários episódios de dor à evacuação e diarreia com produtos patológicos, às vezes, com sangue vivo. Durante essas crises, relata ocorrência de febre diária e intensa astenia. Foi tratada como síndrome disentérica. A partir de então, os sintomas intestinais passaram a evoluir com características de surtos e remissões. Após seis meses, procurou um clínico geral que solicitou uma colonoscopia, que revelou mucosa retal edemaciada e friável, sangrando facilmente ao toque, sendo também observadas pequenas ulcerações, limitadas, com distribuição uniforme, circunferencial e contínua.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
As cirurgias são necessárias para a correção de complicações.Paciente, sexo feminino, 35 anos de idade, há 10 meses apresenta vários episódios de dor à evacuação e diarreia com produtos patológicos, às vezes, com sangue vivo. Durante essas crises, relata ocorrência de febre diária e intensa astenia. Foi tratada como síndrome disentérica. A partir de então, os sintomas intestinais passaram a evoluir com características de surtos e remissões. Após seis meses, procurou um clínico geral que solicitou uma colonoscopia, que revelou mucosa retal edemaciada e friável, sangrando facilmente ao toque, sendo também observadas pequenas ulcerações, limitadas, com distribuição uniforme, circunferencial e contínua.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os anticorpos ANCA são bem detectados nessa patologia.Paciente, sexo feminino, 35 anos de idade, há 10 meses apresenta vários episódios de dor à evacuação e diarreia com produtos patológicos, às vezes, com sangue vivo. Durante essas crises, relata ocorrência de febre diária e intensa astenia. Foi tratada como síndrome disentérica. A partir de então, os sintomas intestinais passaram a evoluir com características de surtos e remissões. Após seis meses, procurou um clínico geral que solicitou uma colonoscopia, que revelou mucosa retal edemaciada e friável, sangrando facilmente ao toque, sendo também observadas pequenas ulcerações, limitadas, com distribuição uniforme, circunferencial e contínua.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O metotrexato é melhor que azatioprina nessa patologia.Paciente, caucasiano, 37 anos de idade, apresentou-se com dor abdominal, de baixa intensidade, localizada no quadrante inferior direito, que aliviava com a defecação e sem fatores desencadeantes, com cerca de dois meses de evolução. Apresentava também diarreia, retorragias e supuração anal, acompanhados de tenesmo. Também apresentava náuseas e anorexia. Ao exame proctológico, na apresentação, era visível um abcesso perianal e fissura anal, com emissão de pus. Realizou colonoscopia que demonstrava mucosa com erosões e exsudativa, ceco e I ascendente com múltiplas erosões aftoides, com mucosa circundante hiperemiada no cólon descendente e reto com erosões aftoides.
Considerando o caso apresentado, julgue os itens a seguir.
Essa patologia acomete mais pessoas entre 10 e 20 anos de idade.Paciente, caucasiano, 37 anos de idade, apresentou-se com dor abdominal, de baixa intensidade, localizada no quadrante inferior direito, que aliviava com a defecação e sem fatores desencadeantes, com cerca de dois meses de evolução. Apresentava também diarreia, retorragias e supuração anal, acompanhados de tenesmo. Também apresentava náuseas e anorexia. Ao exame proctológico, na apresentação, era visível um abcesso perianal e fissura anal, com emissão de pus. Realizou colonoscopia que demonstrava mucosa com erosões e exsudativa, ceco e I ascendente com múltiplas erosões aftoides, com mucosa circundante hiperemiada no cólon descendente e reto com erosões aftoides.
Considerando o caso apresentado, julgue os itens a seguir.
Essa doença é pouco presente em pacientes asiáticos.Paciente, caucasiano, 37 anos de idade, apresentou-se com dor abdominal, de baixa intensidade, localizada no quadrante inferior direito, que aliviava com a defecação e sem fatores desencadeantes, com cerca de dois meses de evolução. Apresentava também diarreia, retorragias e supuração anal, acompanhados de tenesmo. Também apresentava náuseas e anorexia. Ao exame proctológico, na apresentação, era visível um abcesso perianal e fissura anal, com emissão de pus. Realizou colonoscopia que demonstrava mucosa com erosões e exsudativa, ceco e I ascendente com múltiplas erosões aftoides, com mucosa circundante hiperemiada no cólon descendente e reto com erosões aftoides.
Considerando o caso apresentado, julgue os itens a seguir.
O local de envolvimento mais comum é o cólon tranverso.Paciente, caucasiano, 37 anos de idade, apresentou-se com dor abdominal, de baixa intensidade, localizada no quadrante inferior direito, que aliviava com a defecação e sem fatores desencadeantes, com cerca de dois meses de evolução. Apresentava também diarreia, retorragias e supuração anal, acompanhados de tenesmo. Também apresentava náuseas e anorexia. Ao exame proctológico, na apresentação, era visível um abcesso perianal e fissura anal, com emissão de pus. Realizou colonoscopia que demonstrava mucosa com erosões e exsudativa, ceco e I ascendente com múltiplas erosões aftoides, com mucosa circundante hiperemiada no cólon descendente e reto com erosões aftoides.
Considerando o caso apresentado, julgue os itens a seguir.
A azatioprina é usada no tratamento e tem como efeito colateral pancreatite.Paciente, caucasiano, 37 anos de idade, apresentou-se com dor abdominal, de baixa intensidade, localizada no quadrante inferior direito, que aliviava com a defecação e sem fatores desencadeantes, com cerca de dois meses de evolução. Apresentava também diarreia, retorragias e supuração anal, acompanhados de tenesmo. Também apresentava náuseas e anorexia. Ao exame proctológico, na apresentação, era visível um abcesso perianal e fissura anal, com emissão de pus. Realizou colonoscopia que demonstrava mucosa com erosões e exsudativa, ceco e I ascendente com múltiplas erosões aftoides, com mucosa circundante hiperemiada no cólon descendente e reto com erosões aftoides.
Considerando o caso apresentado, julgue os itens a seguir.
Os pacientes de classe econômica baixa são mais acometidos por essa patologia.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...