Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente do sexo masculino, 72 anos de idade, independente, faz controle adequado de suas múltiplas comorbidades com acompanhamento médico frequente. Tem acompanhamento cardiológico, urológico e psiquiátrico. Faz uso diário de captopril, atenolol, hidroclorotiazida, AAS, sinvastatina, doxazosina, fluoxetina, amitriptilina e diazepam.
Com base no caso clínico e na prescrição farmacoterápica do paciente, julgue os itens a seguir.
A utilização de pelo menos cinco medicamentos de uso contínuo é considerada polifarmácia. Ela proporciona um aumento expressivo da possibilidade de interações medicamentosas, levando desde a potencialização de efeitos adversos à diminuição da ação dos fármacos, em razão do sinergismo e (ou) antagonismo de múltiplos fármacos com interferência no metabolismo hepático e no mecanismo de excreção.Sobre a apendicite aguda, é correto afirmar que
Relacione as doencas exantemáticas comuns da infância aos achados clínicos-laboratoriais:
A sequência correta é
O núcleo do terceiro neurônio das vias ópticas é encontrado na(o)
As meningites bacterianas mais comuns são causadas pelas bactérias meningococos, pneumococos e Haemophylus. Das três, a meningocócica é a mais facilmente transmissível pela via respiratória e também a mais terrível por ter a evolução do quadro clínico mais rápido. Sobre as meningites bacterianas é INCORRETO afirmar:
Ao fenômeno sensorial que surge quando um objeto continua a ser visualizado com todos os detalhes, mesmo após sua remoção do campo visual, chamamos de:
Tanto o diagnóstico quanto o tratamento das diversas cardiopatias são feitos com base em aspectos da fisiologia e da fisiopatologia do coração. Com relação a esse tema, julgue os próximos itens. A predominância do grau de dilatação ventricular em relação ao processo de hipertrofia decorrente de diversas condições patológicas associa-se ao aumento significativo do estresse da parede ventricular, à luz da lei de Laplace.
Acerca da profilaxia com antibioticoterapia em pacientes de risco submetidos à endoscopia gastrintestinal, julgue os itens subsequentes. Pacientes com prótese articular que tenham necessidade de quaisquer procedimentos endoscópicos devem receber antibioticoprofilaxia para prevenir o desenvolvimento de artrite séptica.
Acerca da síndrome das pernas inquietas (SPI), julgue os itens seguintes. Na SPI, a urgência em mover as pernas cessa ou melhora durante os períodos de descanso ou inatividade, como nas posições sentada ou deitada.
Considere hipoteticamente uma criança de 7 anos de idade, do sexo feminino, vítima de acidente automobilístico, que foi projetada para fora do veículo. Chega em maca rígida, com colar cervical, irresponsiva, Glasgow 6, recebendo oxigenoterapia por máscara não reinalante. Apresenta sinais de esforço ventilatório, murmúrio vesicular abolido e hipertimpanismo, à esquerda, em que se observa ferimento perfurante no tórax. Apresenta-se taquicárdica, hipotensa e com pulsos finos. Há deformidades em perna direita, braços e maxilar; Sat O2 de 70%.
Com relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A intubação nasotraqueal não deve ser realizada na criança traumatizada abaixo de 12 anos de idade e em crianças com trauma de face.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...