Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um menino de cinco anos de idade foi levado pela mãe ao posto de saúde apresentando olhos e abdômen edemaciados. A mãe relatou que a criança teve uma gripe leve e, poucos dias depois, ela notou que seu filho estava com olhos inchados, e, em seguida, esse inchaço só foi piorando e espalhando-se pelo corpo. Ao exame físico, constatou-se anasarca e níveis pressóricos normais. O pediatra encaminhou a criança para o hospital mais próximo juntamente com a solicitação dos exames de dosagem sérica de albumina, de colesterol, de complemento C3, e um exame simples de urina (EAS).
Acerca desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A doença que esse paciente apresenta ocorre com mais frequência em pacientes do sexo feminino do que em pacientes do sexo masculino.Infecção do trato urinário complicada é aquela associada com condições que aumentam o risco para infecção ou para falência do tratamento. Estas infecções estão comumente associadas a alterações anatômicas e/ou funcionais do trato urinário, ou doenças que interferem com os mecanismos de defesa do paciente. Assinale o exame mais indicado para pesquisa de abscesso renal e perinéfrico.
Nas cirurgias laparoscópicas, ocorre o aumento do volume intra‐abdominal, que eleva o diafragma reduzindo a capacidade e a complacência dos pulmões. Sendo assim, os gases com permeabilidade tecidual alta são rapidamente absorvidos, o CO2 é um deles. Entre as complicações laparoscópicas pulmonares do equilíbrio ácido‐básico e relacionadas ao agente insuflador destacam‐se, EXCETO:
Um senhor de setenta anos de idade, previamente hígido e assintomático, tabagista inveterado, queixa-se de tosse persistente há quinze dias, dispneia moderada e, eventualmente, escarros hemoptoicos.
Em relação a esse caso clínico e a aspectos diversos a ele associados, julgue os itens que se seguem.
Na nova classificação dos tumores de pulmão, a presença de um nódulo pulmonar de 3 cm no lobo superior do pulmão direito e outro nódulo de 2 cm no lobo médio do pulmão, sem evidências de acometimento ganglionar ou outras lesões, deve ser enquadrado no grupamento de estágio IIIa.Acerca da abordagem dos pacientes com DRC em tratamento conservador, julgue os itens seguintes. Entre as desordens que podem decorrer em consequência da perda de função renal, incluem-se as do balanço hidroeletrolítico, tais como sobrecarga de volume, hipocalemia, alcalose metabólica e hipofosfatemia; bem como as anormalidades relacionadas à disfunção sistêmica, tais como anorexia, náuseas, vômitos, fadiga, hipertensão, anemia, malnutrição, hiperlipidemia e doença óssea.
A análise da pupila e dos reflexos pupilares é fundamental na semiologia dos pacientes em coma. Com referência a esse assunto, julgue os itens subsequentes. A anisocoria, com reflexo fotomotor negativo, pode ser observada em pacientes que apresentam uveíte.
Com relação ao diagnóstico e ao tratamento da pancreatite, julgue os itens de 76 a 80, de acordo com o guideline da Associação Americana de Gastroenterologia. Pacientes que apresentam pancreatite grave com necrose estéril devem ser submetidos a cirurgia.
Em relação à doença do refluxo gastresofágico, julgue os itens que se seguem. A hérnia paraesofágica apresenta como complicação principal o vólvulo do estômago herniado.
Um paciente, de quatorze anos de idade, procurou a unidade básica de saúde com história de tosse com eliminação de secreção esverdeada associada a febre vespertina e sudorese noturna havia três meses. No exame físico, não foram constatadas alterações. A radiografia de tórax mostrou atelectasia de lobo superior direito com infiltrado e lesões cavitárias.
A respeito desse caso clínico, julgue os seguintes itens.
Rifampicina, isoniazida e estreptomicina são os tuberculostáticos de melhor ação em lesões cavitárias pulmonares.Uma paciente hígida, de vinte e dois anos de idade, compareceu ao consultório médico, relatando ter sido mordida por seu gato havia duas horas. Relatou, ainda, que a vacinação do gato estava em dia, que seu felino não havia sido atacado por nenhum outro animal, e que ela havia recebido imunização antitetânica havia mais de dez anos. No exame físico, constatou-se laceração de 2 cm no antebraço esquerdo, sem sinais flogísticos ou de sangramento ativo. Os demais resultados do exame físico foram normais.
De acordo com as informações desse caso clínico,
a paciente deve ser submetida a antibioticoprofilaxia com o uso de eritromicina.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...