Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os inibidores da bomba de prótons são uma classe de medicamentos com utilização muito difundida nos dias de hoje. No que concerne a esses medicamentos, julgue os itens subsecutivos. Em gestantes, os inibidores da bomba de prótons são classificados como medicamentos classe D.

  • C. Certo
  • E. Errado

O trauma torácico é bastante comum nas emergências dos hospitais referenciados para trauma, de modo que a toracotomia de reanimação ou toracotomia na sala de emergência é uma opção para os casos complexos. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 39 a 42. A toracotomia de reanimação em pacientes pediátricos é questionável, uma vez que apresenta resultados ruins de sobrevida e maior chance de sequela neurológica do que em pacientes adultos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma paciente, de quarenta e cinco anos de idade, durante atendimento em um hospital, relatou fadiga e escurecimento da pele nos últimos três meses. Relatou, ainda, que não fazia uso de tratamentos prévios. No exame físico, constatou-se redução da pressão arterial quando a paciente assumia a posição ortostática. Os exames laboratoriais mostraram os seguintes resultados: glicose = 50 mg/dL; sódio = 120 mEq/L; potássio = 6 mEq/L.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.

O tratamento inicial a ser proposto para a referida paciente deve incluir a prescrição de soro glicofisiológico e de glicocorticoides.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao processo de reabilitação de pacientes com acidente vascular encefálico (AVE), julgue os próximos itens. O uso da estimulação elétrica funcional não traz benefícios por meio da adequação do tônus muscular para pacientes com AVE agudo. Contudo, nos casos com maior tempo de evolução pós-ictus, essa prática diminui os episódios de espasticidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à alergia alimentar na infância, julgue os itens a seguir. Em alergias a leite de vaca, os sintomas dermatológicos são mais frequentes que os sintomas respiratórios.

  • C. Certo
  • E. Errado

As exacerbações da asma são manifestações comuns na vida do asmático, constituindo‐se no evento mais temido pelo paciente por ser causa de grande morbidade. A manutenção do controle da asma reduz o risco de exacerbações e de óbito. No entanto, a maior parte dos asmáticos não está adequadamente controlada, sendo esse um dos grandes motivos pelos quais as agudizações persistem como uma das maiores causas de atendimentos em serviços de emergência e de hospitalizações em nosso meio. De acordo com a classificação da intensidade das exacerbações em crianças e adultos, das diretrizes brasileiras sobre o manejo de asma (2012), assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A bradicardia é comum nas exacerbações leves.
  • B. Em exacerbações muito graves, a sibilância pode estar ausente.
  • C. Cianose, sudorese e exaustão são sinais típicos de exacerbação muito grave.
  • D. A classificação estabelece que o paciente que apresenta uma exacerbação grave pode estar com seu estado mental normal ou agitado.

Um menino de sete anos de idade foi levado pela mãe ao posto de saúde, com história de febre baixa e tosse seca intensa há mais de dez dias, antecedidos por um quadro de mal-estar, exantema macular pelo corpo, otalgia e mialgia. No exame físico, o paciente apresentou estado geral regular — hidratado, afebril, com boa perfusão periférica, roncos, raros estertores e sibilos em ambos os hemitóraces à ausculta pulmonar, além de saturação de oxigênio em ar ambiente de 95% e frequência respiratória de 36 irpm. Há relato de caso semelhante, ocorrido há cerca de um mês, em um irmão com quatorze anos de idade.

Com referência a esse caso clínico, julgue os itens de 102 a 105.

Nesse caso, o provável agente etiológico é o Mycoplasma pneumoniae, de modo que o tratamento indicado para essa criança é ambulatorial, com administração de claritromicina ou azitromicina por período de dez a quatorze dias.

  • C. Certo
  • E. Errado

No transplante renal, a medicação imunossupressora de manutenção visa prevenir a rejeição aguda e a deterioração da função do enxerto. O tratamento é iniciado antes ou no momento do transplante, e pode ou não ser ministrado com a terapia de indução. Os agentes são utilizados em combinação suficiente para alcançar a imunossupressão, o que minimiza a toxicidade associada a esses agentes. O tacrolimo é um dos fármacos mais utilizados nos regimes imunossupressores, sendo indicado nos transplantes de rim adulto e pediátrico, bem como no transplante de outros órgãos. Acerca dos inibidores de calcineurina, julgue os itens que se seguem. Em relação à exposição neonatal ao tacrolimo, sabe-se que sua excreção no leite é pequena. O aleitamento materno por mulheres em uso desse inibidor é viável e deve ser encorajado, pois, conforme estudos em que se acompanhou o desenvolvimento de crianças que receberam leite materno dessas mulheres, não foram detectados problemas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à cefaleia infantil, julgue os itens a seguir. Em pacientes pediátricos com relato de crises de cefaleia aguda recorrentes, a conduta recomendada para se confirmar o diagnóstico de cefaleia primária é a realização de um exame de imagem, como a ressonância magnética de crânio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os inibidores da bomba de prótons são uma classe de medicamentos com utilização muito difundida nos dias de hoje. No que concerne a esses medicamentos, julgue os itens subsecutivos. Os inibidores da bomba de prótons são contraindicados em pacientes com fraturas recentes de quadril.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...