Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de sessenta anos de idade foi atendido em um pronto-socorro de clínica médica, com quadro de dispneia progressiva iniciado havia uma semana, ausculta respiratória sugestiva de sibilos, dificuldade de verbalizar frases longas, sem história de asma, com passado de internação por pneumonia há quarenta dias, quando ficou dez dias em ventilação mecânica. Ele foi submetido a radiografia de tórax, cujo laudo foi normal.
Em relação a esse caso clínico e a aspectos diversos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
No tratamento da estenose traqueal benigna, as próteses traqueais autoexpansíveis totalmente recobertas apresentam alta incidência de mobilização; dessa forma, o mais indicado para esses casos são as próteses não recobertas ou parcialmente recobertas.No transplante renal, a medicação imunossupressora de manutenção visa prevenir a rejeição aguda e a deterioração da função do enxerto. O tratamento é iniciado antes ou no momento do transplante, e pode ou não ser ministrado com a terapia de indução. Os agentes são utilizados em combinação suficiente para alcançar a imunossupressão, o que minimiza a toxicidade associada a esses agentes. O tacrolimo é um dos fármacos mais utilizados nos regimes imunossupressores, sendo indicado nos transplantes de rim adulto e pediátrico, bem como no transplante de outros órgãos. Acerca dos inibidores de calcineurina, julgue os itens que se seguem. Embora haja relatos de hipercalemia neonatal transitória, ainda que sem um padrão específico de malformações fetais, a incidência de casos em pacientes que utilizam ciclosporina ou tacrolimo é de aproximadamente 5%, muito semelhante ao da população geral, o que permite o uso desses inibidores durante a gestação.
A disfunção da linguagem é manifestada pelo comprometimento da comunicação oral ou escrita ou de ambas, sendo as afasias resultantes do envolvimento do hemisfério cerebral dominante. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. A afasia temporal/Wernicke se caracteriza por provocar problemas na nomeação, repetição e compreensão, e a parafasia é comum.
Os inibidores da bomba de prótons são uma classe de medicamentos com utilização muito difundida nos dias de hoje. No que concerne a esses medicamentos, julgue os itens subsecutivos. A interação dos inibidores da bomba de prótons com o citocromo P450 compromete significativamente a biodisponibilidade de algumas drogas como, por exemplo, a ciclosporina.
Julgue os itens seguintes, relativos aos tumores do apêndice cecal. O tumor carcinoide do apêndice tem pior prognóstico que os do intestino delgado e reto.
Um paciente, de cinquenta anos de idade, que apresentava epigastralgia e melena havia duas horas, foi admitido na emergência de um hospital. O paciente estava lúcido e com orientação espaço-temporal. O exame físico evidenciou palidez cutâneo mucosa, pressão arterial de 90 mmHg × 70 mmHg e frequência cardíaca de 110 bpm.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Para o tratamento desse paciente, deve-se prescrever um inibidor de bomba de prótons, com vistas a reduzir a taxa de sangramento.Com relação ao processo de reabilitação de pacientes com acidente vascular encefálico (AVE), julgue os próximos itens. O uso de recursos que propiciam contato com a realidade virtual, como jogos de video game, tem mostrado benefícios na recuperação funcional de pacientes com AVE na fase aguda.
Com relação às parasitoses intestinais, julgue os itens subsequentes. O uso de calçado é uma medida preventiva contra infestações causadas por Enterobius vermicularis e Necator americanus.
Sobre a Febre Reumática (FR), assinale a afirmativa INCORRETA.
Um paciente de sessenta anos de idade foi atendido em um pronto-socorro de clínica médica, com quadro de dispneia progressiva iniciado havia uma semana, ausculta respiratória sugestiva de sibilos, dificuldade de verbalizar frases longas, sem história de asma, com passado de internação por pneumonia há quarenta dias, quando ficou dez dias em ventilação mecânica. Ele foi submetido a radiografia de tórax, cujo laudo foi normal.
Em relação a esse caso clínico e a aspectos diversos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A realização de traqueostomia cervical associada ou não a colocação de prótese traqueal em T é a principal medida a ser tomada no momento do diagnóstico da estenose traqueal.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...